16 jun - 2025 • 19:30 > 16 jun - 2025 • 21:30
16 jun - 2025 • 19:30 > 16 jun - 2025 • 21:30
R$ 160,00 (+ R$ 12,80 taxa)
em até 12x R$ 17,87
Vendas até 16/06/2025
Total
R$ 172,80
Total
R$ 172,80
Débora Tavares - É mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio "A esperança vem do plural" da edição do 1984 publicado pela editora Antofágica.
Contato
E-mail: cursolivre.literatura@gmail.com
Horário síncrono: 19h30 - 21h30
Datas das aulas: 16, 23, 30 de junho e 07 de julho
Gravação disponível até: 07/08 e 31/12 (Clube da Livre Literatura)
Via Google Meet
Aula 01 – Poesia como narrativa condensada Nesta primeira aula discutiremos a poesia como forma narrativa condensada. Analisaremos como a linguagem poética pode construir cenas, personagens e atmosferas narrativas em poucos versos. Serão abordadas questões como ritmo, metáfora, enunciação e o lugar do “eu lírico” como voz narrativa. Aula 02 – O conto e a arte do instante decisivo Em nossa segunda aula veremos as características do conto enquanto forma breve de narrativa. A partir de exemplos clássicos e contemporâneos, investigaremos a construção de tensão, o papel do narrador, a economia narrativa e os desfechos inesperados. Refletiremos também sobre o gênero como espaço de experimentação crítica. Aula 03 – A crônica entre o real e o literário Nesta terceira aula veremos a crônica como gênero que transita entre o jornalismo e a literatura, entre o cotidiano e a ficção. Veremos como o tempo curto da atualidade e a subjetividade do olhar do cronista compõem uma forma narrativa híbrida e crítica. Faremos análises de crônicas que tensionam as fronteiras entre realidade e invenção. Aula 04 – O romance e a construção de mundos Encerramos o módulo com a análise do romance como forma narrativa de longa duração, capaz de articular múltiplas vozes, tempos e espaços. Investigaremos como o gênero evoluiu historicamente, quais são suas convenções e de que modo o romance problematiza temas sociais, políticos e existenciais em diferentes contextos históricos. BIBLIOGRAFIA
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985.
CANDIDO, Antonio. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
________. A formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2009.
________. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2008.
________. “O direito à literatura”. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.
CANDIDO, Antonio. Estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas; Fapesp, 2006.
EAGLETON, Terry. How to read a poem. Oxford: Blackwell Publishing, 2007.
________. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9. ed. Rio de Janeiro: Ática, 2006.
________. Introdução à poesia: teoria e prática. São Paulo: Atual, 1989.
GOLDMANN, Lucien. A sociologia do romance. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
GOTLIB, Natalia Battista. O conto. São Paulo: Contexto, 2006.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
MAYS, Kelly J. The Norton introduction to literature. New York: Norton Company, 2016.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cultrix, 2013.
MORETTI, Franco. A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. In: ______. A filosofia da composição e outros ensaios. Tradução de José Paulo Paes. São Paulo: Iluminuras, 2008.
SÁ, Jorge de. A crônica. 6. ed. São Paulo: Ática, 1999.
SOARES, Angélica. Gêneros literários. 7. ed. (Coleção Princípios). São Paulo: Ática, 2007.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
_________________________________________________________
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Livre Literatura
Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.