Fale com o produtor
Ingressinho icon

Como analisar narrativas - gêneros literários (mód. 4)

16 jun - 2025 • 19:30 > 16 jun - 2025 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Parcele em até 12x

Como analisar narrativas - gêneros literários (mód. 4)

16 jun - 2025 • 19:30 > 16 jun - 2025 • 21:30

Evento Online via Google Meet
Parcele em até 12x
Ingressos
Inscrição nas 04 aulas

R$ 160,00 (+ R$ 12,80 taxa)

em até 12x R$ 17,87

Vendas até 16/06/2025

1

Total

R$ 172,80

carregando
Entenda nossa taxa
A taxa de serviço permite a manutenção de nossa plataforma e a continuidade dos serviços prestados pela Sympla.Saiba mais.

Total

R$ 172,80

carregando
Entenda nossa taxa
A taxa de serviço permite a manutenção de nossa plataforma e a continuidade dos serviços prestados pela Sympla.Saiba mais.

Descrição do evento


Débora Tavares - É mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio "A esperança vem do plural" da edição do 1984  publicado pela editora Antofágica. 

Contato 

E-mail: cursolivre.literatura@gmail.com 

Instagram

Facebook

Site 


Horário síncrono: 19h30 - 21h30 

Datas das aulas: 16, 23, 30 de junho e 07 de julho

Gravação disponível até: 07/08 e 31/12 (Clube da Livre Literatura)

Via Google Meet 

No módulo 4 de Como Analisar Narrativas veremos diferentes gêneros narrativos: poesia, conto, crônica e romance. A cada encontro, discutiremos as especificidades formais e discursivas de um gênero, partindo de exemplos práticos e reflexões teóricas com base no livro Gêneros literários, de Angélica Soares. A proposta é construir ferramentas de leitura crítica a partir das relações entre forma, conteúdo e contexto histórico-social.


Aula 01 – Poesia como narrativa condensada Nesta primeira aula discutiremos a poesia como forma narrativa condensada. Analisaremos como a linguagem poética pode construir cenas, personagens e atmosferas narrativas em poucos versos. Serão abordadas questões como ritmo, metáfora, enunciação e o lugar do “eu lírico” como voz narrativa. Aula 02 – O conto e a arte do instante decisivo Em nossa segunda aula veremos as características do conto enquanto forma breve de narrativa. A partir de exemplos clássicos e contemporâneos, investigaremos a construção de tensão, o papel do narrador, a economia narrativa e os desfechos inesperados. Refletiremos também sobre o gênero como espaço de experimentação crítica. Aula 03 – A crônica entre o real e o literário Nesta terceira aula veremos a crônica como gênero que transita entre o jornalismo e a literatura, entre o cotidiano e a ficção. Veremos como o tempo curto da atualidade e a subjetividade do olhar do cronista compõem uma forma narrativa híbrida e crítica. Faremos análises de crônicas que tensionam as fronteiras entre realidade e invenção. Aula 04 – O romance e a construção de mundos Encerramos o módulo com a análise do romance como forma narrativa de longa duração, capaz de articular múltiplas vozes, tempos e espaços. Investigaremos como o gênero evoluiu historicamente, quais são suas convenções e de que modo o romance problematiza temas sociais, políticos e existenciais em diferentes contextos históricos. BIBLIOGRAFIA

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985.

CANDIDO, Antonio. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.

________. A formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2009.

________. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2008.

________. “O direito à literatura”. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.

CANDIDO, Antonio. Estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas; Fapesp, 2006.

EAGLETON, Terry. How to read a poem. Oxford: Blackwell Publishing, 2007.

________. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9. ed. Rio de Janeiro: Ática, 2006.

________. Introdução à poesia: teoria e prática. São Paulo: Atual, 1989.

GOLDMANN, Lucien. A sociologia do romance. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

GOTLIB, Natalia Battista. O conto. São Paulo: Contexto, 2006.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

MAYS, Kelly J. The Norton introduction to literature. New York: Norton Company, 2016.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cultrix, 2013.

MORETTI, Franco. A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. In: ______. A filosofia da composição e outros ensaios. Tradução de José Paulo Paes. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SÁ, Jorge de. A crônica. 6. ed. São Paulo: Ática, 1999.

SOARES, Angélica. Gêneros literários. 7. ed. (Coleção Princípios). São Paulo: Ática, 2007.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

_________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Livre Literatura

Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.