Clube de Escrita:
Procedimentos & Processos Criativos, com Aline Bei
Um Clube onde os integrantes possam desenvolver a escrita como um estado contínuo de criação, um modo de existência para além do ato de vestir com linguagem o que se almeja escrever. Para tanto, trabalharemos a partir de quatro eixos principais: Mapa das obsessões; Repertório de Gestos; A importância do Espaço; Preservar o mistério. Os encontros trarão referências de outros artistas e escritores, além das provocações proporcionadas pela mediadora, com o intuito de despertar a rotina de escrita durante o período da imersão. Usaremos os encontros para desenvolver pensamentos críticos a partir dos eixos propostos, além de ler e discutir os textos produzidos em casa.
Através do Clube de Escrita, gostaríamos de proporcionar um ambiente fértil, lúdico e acolhedor para a produção literária, independente do gênero textual. É de suma importância investigar novas possibilidades e caminhos dentro da dicção de cada integrante, as potências e as especificidades da linguagem, além de promover a escuta crítica de outros textos além dos próprios. Com os exercícios e as leituras coletivas dos textos produzidos durante os nossos estudos, temos o intuito de integrar o grupo, fortalecê-lo, criando uma rede de escritores-leitores que possam se apoiar no futuro. Por fim, almejamos criar uma rotina semanal de escrita e leitura, algo que consideramos fundamental para a formação de um escritor.
Programa
O curso livre de escrita criativa será oferecido no formato síncrono e on-line, com gravação. As aulas acontecerão nas segundas-feiras de março (10, 17, 24 e 31), das 20h às 21h30min, por meio da plataforma Google Meet.
Encontro 1: Mapa das Obsessões
Encontro 2: Repertório de Gestos
Encontro 3: A Importância do Espaço
Encontro 4: Preservar o Mistério
Sobre a ministrante
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 outubro 1987. É formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-RIO. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Foi traduzido para o francês pela editora Aldeia em 2022. Foi adaptado para o Teatro por Helena Cerello, com direção de Nelson Baskerville, cumprindo temporada em diversas cidades do Brasil. Em 2021 lançou seu segundo livro, Pequena Coreografia do Adeus, pela Companhia das Letras. O romance foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 140 mil cópias. Está sendo adaptado para o teatro e foi adaptado para uma videodança por Georgia Palomino e Suzane Rossan e para um espetáculo de Flamenco pela companhia Viramundo. Os dois livros foram publicados em Portugal pela Particular Editora. As obras estão com os direitos reservados para o cinema. A autora prepara seu novo romance para 2025.
Informações
- As inscrições estarão abertas até o dia 07 de março.
- Ao final das inscrições, você receberá um link para o grupo fechado no WhatsApp, por onde você terá acesso aos encontros. Não se esqueça de entrar!
- A Don Molino emitirá um certificado de curso livre de escrita criativa.
- Assinantes da newsletter receberão um cupom de desconto.
- Outros grupos especiais também garantem desconto:
pessoas de baixa renda, professores, estudantes, idosos, pessoas LGBTQIA+ e PcD's poderão solicitar o desconto por aqui,
clicando em “mande-nos uma mensagem”.- Os descontos não são cumulativos!
- A data colocada neste site se refere apenas à inscrição. Os encontros acontecerão durante todo o mês de março, às segundas-feiras, de 10 a 31.
O interessado poderá se inscrever de duas formas:
- via PIX, sem taxa (entre em contato pelo perfil Don Molino);
- via Sympla, com taxa do site.