Fale com o produtor
Parcele sua compra em até 12x

CINEMA | ALIADA OU INIMIGA? A representação da Inteligência Artificial no cinema

08 abr - 2024 • 20:00 > 29 abr - 2024 • 22:00

 
Evento Online via Zoom

Descrição do evento

ALIADA OU INIMIGA? 

A representação da Inteligência Artificial no cinema

Curso ministrado por Filippo Pitanga

Início | 08 de abril | 20h
04 encontros | 08, 15, 22 e 29/04

Nesta série de encontros, iremos dar uma espiada no futuro, que já está se prenunciando no presente: pode a inteligência artificial substituir o ser humano? Após tantos filmes de ficção-científica prevendo uma guerra entre máquinas e seres humanos, teria este momento chegado, afinal? O que é certo para direcionarmos nossa pesquisa decerto se mostra como uma estética pré-concebida pelo cinema de como entendemos a inteligência artificial e como ela está influenciando realmente o dia a dia de todos nós. Da criadora do primeiro algoritmo de um sistema binário da história, a Condessa Ada Lovelace, filha de Lord Byron, às atuais polêmicas do Chat GPT e similares. Vamos navegar pela sétima arte numa história que está longe de acabar, com a ajuda de alguns pensadores cruciais para entender o meio do caminho, como Ada Lovelace, Bruno Latour, Donna Haraway, Isaac Asimov, Jonathan Hickman, Octavia Butler, Philip K. Dick e Vita Ayala. 

Um drive será disponibilizado com os filmes sugeridos ou indicação de onde assisti-los:


1) Primórdios da representação da inteligência artificial: iremos analisar como o passar dos anos foi apresentando figuras hoje típicas de nosso imaginário sci-fi, como os robôs, ciborgues etc, compondo um dos gêneros mais vendáveis da arte, apesar de tão incompreendido.

Exemplos sugeridos para assistir: “L’uomo meccanico” de André Deed, “Metropolis” de Fritz Lang; “O homem do Sputnik” de Carlos Manga.

2) Por que o gênero de sci-fi gerou tanto medo e acabou se tornando sinônimo de filme B, tratado como um gênero menor em termos de qualidade artística ou de elegância de linguagem cinematográfica, num sentido contrário aos avanços que as técnicas do gênero traziam para a narrativa e efeitos visuais da sétima arte.

Exemplos sugeridos para assistir: “A morte veio do espaço” de Ed Wood; “Ed Wood” de Tim Burton; “Ataque dos Tomates Assassinos” de John De Bello. 

3) Filmes que já previam a inteligência artificial como desenvolvimento de personagem e estética própria da ficção-científica também foram cruciais para compor um cenário propositivo de olhares plurais e manifestações identitárias.

Exemplos sugeridos para assistir: “Born in flames” de Lizzie Borden; “Estranhos Prazeres” de Kathryn Bigelow; “Advantageous” de Jennifer Phang; “Blackenstein” de William A. Levey

4) O que aponta para o futuro este legado de representações e performances da inteligência artificial no cinema? Poderia um filme já ser inteiramente realizado por inteligência artificial? Qual o limite da arte entre o ser humano e as máquinas?

Exemplos sugeridos para assistir: “Final Fantasy: Spirits Within” de Hironobu Sakaguchi; “Inteligência Artificial” de Steven Spielberg; “Her” de Spike Jonze; “O homem ideal” de Maria Schrader; “Ex Machina” de Alex Garland.




O CURSO DISPÕE DE BOLSA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA, PROFESSORES E ESTUDANTES DA ÁREA RELACIONADA (vagas limitadas), para solicitar o benefício, é necessário preencher o formulário de solicitação de bolsa do Midrash (Cadastro para Bolsa) e enviar o pedido com nome completo e curso pelo e-mail [email protected]

 

 

 Filippo Pitanga

Natural do Rio. Advogado, jornalista, curador e crítico de Cinema. Mestrando em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Pós-graduando em cinema pela Estácio. Membro da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ. Professor na Academia Internacional de Cinema (AIC), Sesc, EBC, Casa do Saber e etc. Apresentador e roteirista da Sessão AIC no Canal Like (530 da NET). Oficineiro do Cine Ceará com o Laboratório de Adaptação Cinematográfica para o Cinema. Curador no CineFantasy – International Fantastic Film Festival, ROTA – Festival de Roteiros Audiovisuais, Festival Olhar Periférico, Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual (Fica.vc), no Fest Cine Pedra Azul, já tendo atuado como curador no Festival Rio Fantastik, Cine Tamoio etc. Consultor na curadoria da itinerância do 25º Festival de Cinema de Vitória. Curador de Cineclubes AIC, Cineclube Estação Net de Cinema, Cineclube Ação e Reflexão, Cineclube Casa do Saber etc. Editor-chefe do Almanaque Virtual. Fundador e colunista da Revista Acadêmica A Forca de Judas – ISSN: 2764-331X. Colunista fixo da Revista Fórum, colaborador da Carta Capital e da Justificando, do Cinema Para Sempre e Vertentes do Cinema. Host e fundador do Podcast Reserva Imovision. Membro fixo do Podcast Cinema em Série. Autor do livro “Lágrimas Entre Caixas” e de artigos em livros como “O Último Durão – Centenário Kirk Douglas” e “John Carpenter: O Medo É Só O Começo”, “Star Trek”, “Centenário Frank Sinatra: A Voz no Cinema”, “Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos”, “Rock Terror”, “George A. Romero – A Crônica Social dos Mortos-Vivos”, “Um Porto no Purgatório: Impressões sobre o Cinema de Frederico Machado”, “O Melhor do Terror dos Anos 90”, e de Livro inédito de comemoração aos 10 Anos do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe, ora no prelo. Produtor de eventos e pré-estreias no Cine Odeon. Consultor de filmes como “Torre das Donzelas” de Susanna Lira e obras como “Neville D’Almeida: Cronista da Beleza e do Caos” e “Ivan – The TerrirBle” de Mario Abbade, “Filhos da Revolução” de Luciana Sérvulo, e, na fase de distribuição, de “Eu, Pecador” de Nelson Hoineff. Curador e produtor de Mostras e eventos especiais como Centenário Ingmar Bergman, Centenário Maya Deren, 80 Anos de Leon Hirszman, 60 Anos de Carreira de Helena Ignez e Antônio Pitanga e 50 de Carreira de Tonico Pereira. Mediador de debates no Festival Internacional de Cinema do Rio, Festival de Cinema de Vitória, Festival de Cinema de Belo Jardim, Mostra Curta Vazantes e Cinefantasy etc. Participou como membro de Júris internacionais oficiais do Stockholm International Film Festival, do FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico, Festival de Cinema de Vitória, Cine Ceará etc. Também membro de Júris do Canal Brasil em Festivais Nacionais e Internacionais como Mostra Tiradentes e AnimaMundi, do Júri ACCRJ do Festival Curta Cinema e da Mostra do Filme Livre, do Júri FIPRESCI do Festival Internacional de Cinema do Rio, Festival Internacional Pequeno Cineasta, entre outros. Ex-comentarista de Cinema convidado no programa “Você na MPB” da rádio MPB-FM e do programa Cine Rooftop do canal Paramount.


FONTES:

AYALA, Vita; HICKMAN, Jonathan. Weapon of X: X-men. EUA: Marvel Comics, 2021.

BUTLER, Octavia. Patternist. EUA: Doubleday, 1976.

GARCIA, Gabriella. The Cybernetic Sex Worker. Dirty Furniture, nº. 5, Phone, online, 16 de dezembro, 2021. 

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 

HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador/Bauru. Eduíba/Edusc, 2012.

PARISI, Luciana. The Alien Subject of AI. Subjectivity12: 27-48, 3 janeiro, 2019.

PASQUINELLI, Matteo. How a Machine Learns and Fails -a grammar of error for artificial intelligence. Spheres, nº. 5, Spectres of AI, online, 2019.

ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. New York: PublicAffairs, 2019



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Midrash Centro Cultural

Inaugurado em 2009, o Midrash Centro Cultural foi idealizado e concebido pelo Rabino Nilton Bonder e hoje é referência na Cidade do Rio de Janeiro como centro de estudos judaicos e de um espaço de cultura. As atividades ocorrem nas diferentes áreas do fazer, sentir, pensar e ser, em busca de sentido e aperfeiçoamento. Cursos, palestras, grupos de estudo, eventos musicais e artísticos. Sem fins lucrativos, o Midrash oferece eventos gratuitos e cursos pagos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora