13 ago - 2025 • 19:30 > 13 ago - 2025 • 21:30
13 ago - 2025 • 19:30 > 13 ago - 2025 • 21:30
Ciclo #06 - Amor nas (Entre) Linhas
Nesse mês, o amor está no ar! Vamos conversar sobre comédias românticas que marcaram época e o que as tornam tão especiais. Ernst Lubitsch é um dos responsáveis por tornar o gênero o que ele é. Definido pela crítica Molly Haskell como a antítese do diretor puritano, para ela a sexualidade aparece de forma aberta em sua obra, como uma das muitas possibilidades na comédia humana. "O toque Lubitsch": assim se convencionou chamar o "temperinho" extra que ele imprimir em seus filmes, conferindo a eles seu estilo único. Seus romances com diálogos afiados influenciaram gerações e cineastas posteriores. É o caso da estadunidense Nora Ephron, roteirista e diretora, mestra na arte de referenciar o cinema clássico, que renovou as comédias românticas nos anos 1980 e 1990. Segundo a revista New Yorker, seus filme são bastante literários, com a linguagem ocupa lugar central no coração das narrativas e talvez por isso seus romances sejam fisicamente castos mas retoricamente intensos. Dois grande gênios de um gênero muitas vezes menosprezado, ambos escreveram e dirigiram algumas da comédias românticas mais famosas da história do cinema e ambos adaptaram uma mesma peça de teatro, Parfumerie, de 1937, para as telonas. Esses serão os dois filmes debatidos durante o ciclo. Vamos nos debruçar sobre as particularidades, os estilos e as diferentes ansiedades do romance de cada época.


Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Isabel Wittmann
Crítica de cinema, antropóloga e pesquisadora, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidade de Siena. Criadora do Feito por Elas, projeto que visa a discussão e divulgação do trabalho de mulheres no cinema. Membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) e votante internacional do Globo de Ouro
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.