Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Cineclube Feito por Elas #03 Identidade de Gênero Enquanto Horror

Carregando recomendações...

Cineclube Feito por Elas #03 Identidade de Gênero Enquanto Horror

14 mai - 2025 • 19:30 > 14 mai - 2025 • 22:00

Evento Online via Indefinida
Evento encerrado

Cineclube Feito por Elas #03 Identidade de Gênero Enquanto Horror

14 mai - 2025 • 19:30 > 14 mai - 2025 • 22:00

Evento Online via Indefinida
Evento encerrado

Descrição do evento

Cineclube Feito por Elas

Cineclube Feito por Elas, idealizado pela crítica de cinema e pesquisadora Isabel Wittmann, tem como proposta ser um espaço de discussão e aprendizado de cinema. Ele funciona como um curso contínuo onde serão abordadas história e linguagem de cinema, bem como questões sobre corpo, gênero e sexualidade, em uma perspectiva queer e feminista, abarcando filmes clássicos e contemporâneos. 

Formato

  • Todo mês acontecerão dois encontros, para discutir dois filmes diferentes compondo um mesmo ciclo temático.
  • Os encontros acontecem às quartas-feiras, na segunda e na quarta semana de cada mês, às 19:30 (horário de Brasília), e têm até 2h de duração, por meio de plataforma online Zoom e ao vivo.
  • O encontro prevê um momento expositivo, com explicação sobre contexto histórico, temas e linguagem dos filmes escolhidos, mas também espaço para perguntas, comentários e conversa aberta sobre as obras. 
  • As sessões serão gravadas e ficarão disponíveis para quem se inscrever por duas semanas, até o próximo encontro.
  • Caso seja necessário, material complementar, como textos e vídeos, serão fornecidos com antecedência.
  • Todas as pessoas inscritas podem participar de um grupo exclusivo no telegram, que funciona como uma extensão da conversa durante o encontro. 


Ciclo #03 - Identidade de Gênero como Horror


Se levarmos em conta que cinema é uma arte, uma indústria e uma tecnologia que constrói (nossas) imagens não só, mas também sobre gênero, identidade e performatividade, o que ele tem a nos dizer em específico sobre transgeneridade? Entre comédias caricatas e dramas com foco em violência, transfakes e discussões sobre representatividade, temos no cinema de horror, em específico, imagens que vinculam pessoas trans a uma noção de perigo. Conforme os teóricos Kristin Thompson e David Bordwell, o cinema de gênero (horror, ficção científica e fantasia) tem como função social dizer respeito a grupos sociais oprimidos e temidos por muitos na sociedade. Ou seja, na realidade, esses grupos representados como ameaças são aqueles que são ameaçados. Para a crítica e pesquisadora de cinema queer B. Ruby Rich, as representações de personagens LGBTs praticando violências são ambíguas em sua mensagem. Isso porque apesar da ousadia da proposta, essas pessoas são majoritariamente alvos de violência e não suas autoras. Dessa forma, os filmes acabam invertendo dinâmicas de poder reais, correndo o risco de camuflá-las. 

No mês de maio debateremos dois clássicos absolutos do cinema, grandes obras memoráveis, mas que têm em comum justamente discussões levantadas a respeito de identidade de gênero. Como salientam os pesquisadores  Willow Maclay e Caden Mark Gardner, em Psicose, Norman Bates, o vilão, não é uma pessoa trans, mas foi e é confundido como tal e seu legado inspirou filmes posteriores. Já Bufallo Bill, um dos serial killers de Silêncio dos Inocentes (filme já lançado sob protestos), foi por muito tempo considerado a mais pervasiva imagem de pessoa transgênero no cinema, com efeitos negativos. Nesse ciclo vamos conversar sobre esses (e outros) personagens que são comumente lidos em um espectro de transgeneridade, dentro de um longo histórico de patologização e vilanização de identidades trans no cinema, em uma relação complexa com um mundo em que diariamente os direitos de pessoas transgênero são atacados. 


1º Encontro: 

Psicose (Psycho, 1960), de Alfred Hitchcock
14/05 às 19:30
Sinopse: Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.

2º Encontro: 

O Silêncio dos Inocentes (Silence of the Lambs, 1991), de Jonathan Demme
28/05 às 19:30
Sinopse: A jovem e talentosa agente do FBI Clarice Starling recebe ajuda de Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, para tentar encontrar um assassino em série conhecido como Buffalo Bill.

Investimento

O ciclo mensal do cineclube tem um investimento de R$45,00.
As 10 primeiras pessoas a se inscreverem têm 20% de desconto, pagando apenas R$ 36,00.

Sobre Isabel Wittmann

Escrevendo sobre cinema desde 2009, Isabel Wittmann é crítica de cinema, antropóloga e pesquisadora. Seu mestrado, em Antropologia Social, foi realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e seu doutorado, também em Antropologia, foi feito na Universidade de São Paulo (USP) e incluiu um estágio doutoral realizado no curso Antropologia e Linguaggi dell'Immagine da Università degli Studi di Siena. A pesquisa realizada resultou na tese Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico. Sua trajetória como crítica começou com o Estante da Sala, um blog pessoal, e depois de experiência como colunista e podcaster em outro veículo, criou o site Feito por Elas em 2016, com o objetivo de discutir e divulgar a presença de mulheres na sétima arte e seus resultados. Seu trabalho inclui elaboração de críticas (em texto e em áudio), bem como ensaios, entrevistas e coberturas de festivais e tem se concentrado em questões de gênero e sexualidade (mas não somente) no cinema, partindo de referencial teórico feminista e queer, com contribuições para esse campo por meio de artigos e capítulos em publicações acadêmicas e não acadêmicas, bem como ministrando cursos. Mais de mil pessoas já foram alunas de seus cursos, sejam online ou presenciais. É membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), integrante do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI) no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) e votante internacional do prêmio Globo de Ouro. 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Isabel Wittmann

Crítica de cinema, antropóloga e pesquisadora, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidade de Siena. Criadora do Feito por Elas, projeto que visa a discussão e divulgação do trabalho de mulheres no cinema. Membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) e votante internacional do Globo de Ouro

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.