27 mar - 2021 • 14:00 > 27 mar - 2021 • 15:00
PEÇA CLÁSSICA “CINDERELA” GANHA
ENCENAÇÃO MODERNA
Clássico
conto de fadas reúne doze personagens interpretados por dois atores
O projeto Cinderela foi selecionado dentro do âmbito do Programa de Ação Cultural - ProAC e está sendo realizado com recursos advindos da Lei Aldir Blanc - LAB.
Para revisitar “Cinderela”
sem cair na mesmice ou frustrar as expectativas das crianças, o diretor Isser
Korik optou por preservar o conteúdo e trabalhar com a forma desse clássico
conto de fadas. Em cena os atores Ian Soffredini e Mariana SãoJoão fazem onze papeis
distintos.
Em ritmo dinâmico, eles
entram e saem de cena, ora como uma bela e delicada moça, ora como uma madrasta
muito malvada, ora como frágeis ratinhos, ora como megeras, ora como príncipe,
ora como fada, e assim por diante.
“A
ênfase na composição dos atores para cada personagem e sua preparação técnica é
a chave do espetáculo. Ter apenas dois atores em cena é dinâmico. Isso desperta
a curiosidade das crianças”, explica Isser.
Essas mudanças rápidas de
papeis atraem o olhar para a arte de compor um personagem. As crianças percebem as transformações dos atores e são justamente
fisgadas e encantadas por elas. A partir da segunda cena, no entanto,
ninguém mais nota que o elenco é formado por apenas duas pessoas.
O rápido movimento de
muitos personagens exige dos atores um vasto repertório de vozes, de linguagem corporal,
de jeitos e trejeitos que são a graça e o diferencial de cada figura em cena. Mariana
explica que é preciso “habilidade e cuidado na hora apresentar cada um dos
personagens para não confundir o espectador”. Ian acrescenta que essa mudança
significa “uma troca energética, e não apenas uma
mudança no figurino”.
SOBRE
O DIRETOR ISSER KORIK
Diretor, ator, produtor, tradutor
e dramaturgo, Isser Korik coleciona trabalhos marcantes como comediante em
quase 30 anos de carreira, como “Vacalhau
& Binho”, de Zé Fidélis, que permaneceu oito anos em cartaz; “O Dia que
Raptaram o Papa”, de João Bethencourt; “E o Vento não Levou”, de Ron
Hutchinson, “Toda Donzela Tem um Pai que é uma Fera”, de Gláucio Gill, e
recentemente, “Divórcio!”, de Franz Kepler . Como diretor se destaca na
comédia.
Concebeu “Nunca se Sábado...”,
apresentado por quatro temporadas sob sua direção geral, que marcou a cena
paulistana.
Dirigiu o sucesso “A Minha
Primeira Vez”, de Ken Davenport; a trilogia cômica de Alan Ayckbourn “Enquanto
Isso...”; “O Mala”, de Larry Shue; o projeto “Te Amo, São Paulo”, que reuniu
grandes nomes da dramaturgia paulista, “Dez Encontros”, de David Hare, “Jogo
Aberto”, de Jeff Gould, “Que Tal Nós Dois?”, com Otávio Martins e Carolina
Ferraz; além dos infantis “A Pequena Sereia”, de Fábio Brandi Torres; “Grandes
Pequeninos”, de Jair Oliveira; “Cinderela”, “O Grande Inimigo” e “Ele é Fogo!”,
de sua autoria, tendo recebido por esse último o Prêmio APCA. É diretor
artístico da produtora Conteúdo Teatral e do Teatro Folha.
SOBRE
OS ATORES
Ian Soffredini – é credenciado
pela City University London, pelos estudos concluídos na Academy
of Creative Training, de Brighton, e na Arts Educational School London, de
Londres. Trabalha como ator e diretor ininterruptamente nas companhias
Cia. Do Pátio e Nucleo EsTeP desde 2006. Também é curador do “Improvisorama”, festival
de improvisação que reúne os principais grupos do gênero no Brasil e no
exterior.
Atuou nos
espetáculos “A Minha Primeira Vez”, com direção de
Isser Korik; “A Bela
Adormecida”, com
direção de Paulo Henrique Jordão; “Cyrano de Bergerac”, com direção de João Fonseca; “Further then the furtherest thing” e
“Gut girls”, interpretados em Londres; “Pequena Reflexão Cômica”, com texto,
direção e atuação próprias; “Minha Nossa!”, de Carlos Alberto Soffredini; “Nunca
Se Sábado”, de Mário Viana, Fábio Torres, Luiz Henrique Romagnolli, Laert
Sarrumor e Isser Korik; e “Revistando 2006”, de Mário Viana e Fábio Torres.
Mariana
SãoJoão – Graduada
em Teatro -Licenciatura e Bacharelado- em 2014 pela Universidade Anhembi
Morumbi em São Paulo. Seguiu carreira de modelo até 2011, onde conheceu o
teatro, destacando-se na remontagem de Passos da Paixão em Poá-SP com a
personagem Maria Madalena, gravando comerciais e apresentando para cerca de 10
mil pessoas no maior teatro ao ar livre do Alto Tietê. Foi assistente de
produção em 2012 no musical Um Violinista no Telhado (Teatro Alfa) e em 2013
nos espetáculos: O Desaparecimento do Elefante; Vingança O Musical; Amigas,
Pero no Mucho; Cruel (RJ); Ciranda (RJ) e em 2016 com o espetáculo O Pai, todos
através da empresa Morente Forte Comunicações. Em 2017 foi assistente de
Direção dos espetáculos: O Empréstimo, Jogo Aberto e Nove em Ponto, dirigidos
por Isser Korik, sendo atriz alternante na turnê do espetáculo Jogo Aberto.
Como arte-educadora, desenvolveu e mediou em 2011 um projeto para as Oficinas
Culturais do Estado de São Paulo de Teatro Dramático, com alunos de 09 a 18
anos, através do Grupo Articulador Aricanduva, parceiro da Unicef. Em 2015
ministrou aulas particulares de expressão corporal e facial para Bailarinas em
Poá – SP e em 2019 foi voluntária na ONG FLAEB, oferecendo uma oficina com
montagem de 3 espetáculos teatrais, cuidando da parte de confecção de roteiro,
criação de personagem, figurino, cenário, direção e produção dos espetáculos.
Participou de cursos complementares como “As Comédias de Jean Tardieu”
ministrado por Clara Carvalho e Workshop Intensivo de Interpretação para TV,
Cinema e Teatro, ambos na Carpintaria do Ator. Seu último trabalho na área
artística foi em 2019, como Assessora de Imprensa na empresa Morente Forte
Comunicações, contabilizando 31 espetáculos.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Ian
Soffredini e Mariana SãoJoão
Figurinos e
adereços: Inês Sacay
Produção: Will Siqueira e
Preparação Corporal: Vanessa
Guillén
Preparação
Vocal: Madalena Bernardes
Assistência de
Direção: Eduardo Leão
Cenário,
Iluminação e Direção Geral: Isser Korik
Classificação
etária: 03 anos
Gênero: comédia
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Teatro folha
Inaugurado em novembro de 2001, o Teatro Folha recebeu mais de 2 milhões de espectadores. O espaço foi eleito pelo público como o melhor da capital paulista, de acordo com pesquisa do Portal Veja São Paulo, com mais de 50% dos votos.
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