Fale com o produtor
Parcele sua compra em até 12x

Calibã e a Bruxa - uma leitura interseccional

11 mar - 2024 • 19:30 > 11 mar - 2024 • 21:30

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento


Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Winnie Pereira é Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e Doutora em Urbanismo pela UFRJ, onde estudou as relações entre o Antropoceno, as Mudanças Climáticas e os movimentos ambientais urbanos. Atua como professora universitária nas áreas de Urbanismo e Paisagismo. Juntamente a isto, trabalha com literatura como youtuber e podcaster entre outras redes desde 2019, enfatizando as vivências e a escritas de autoras negras e de narrativas feminista. Tem parcerias com diversas editoras brasileiras, como Morro Branco, Vestígio, Darkside e Antofágica.

Contato 

E-mail: [email protected] 

Instagram

Site 


Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 11/03, 18/03, 25/03 e 1/04

Gravação disponível até: 01/05

Via Google Meet 

O objetivo desse curso é fazer uma leitura do livro “Calibã e a Bruxa” de Silvia Federici, a partir do feminismo marxista interseccional. Em cada aula iremos comentar trechos do livro. Esse curso não exige a leitura prévia da obra ou sobre a autora, iremos analisar os temas juntas e discutir os temas com paralelos contemporâneos. 



Aula 01 (11/03)  Raízes do Capitalismo e Opressão de Gênero

Em nossa primeira aula faremos uma introdução ao surgimento do capitalismo e sua relação com a opressão de gênero. Teremos uma discussão sobre como a acumulação primitiva contribuiu para a degradação das mulheres.

Aula 02 (18/03)  Resistência e Controle Social

Em nossa segunda aula veremos como se dá a exploração das formas de resistência popular e camponesa durante a transição para o capitalismo. Faremos uma análise da caça às bruxas como mecanismo de controle social e econômico.

Aula 03 (25/03) Trabalho Reprodutivo e Exploração Colonial

Em nossa terceira aula vamos discutir o papel do trabalho reprodutivo das mulheres na acumulação de capital. Faremos uma análise das interseções entre colonização, cristianização e opressão de gênero.

Aula 04 (01/04) Feminismo, Resistência e Transformação Social

Em nossa última aula, faremos uma reflexão sobre como os temas discutidos no livro podem informar uma prática feminista interseccional. Faremos uma discussão sobre estratégias de resistência e luta por justiça social e econômica.

Bibliografia

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Civilização Brasileira, 2003. ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. São Paulo: Boitempo editorial, 2019. CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Selo Negro Edições, 2018. COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: Conhecimento, consciência e política de empoderamento. Belo Horizonte: Letramento, 2018. COOPER, Brittney. Eloquent Rage: A Black Feminist Discovers Her Superpower. New York: St. Martin's Press, 2018. DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. DINIZ, Debora, GEBARA, Ivone. Esperança feminista. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022. FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: Mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2019. GONZALEZ, Lélia. Lélia Gonzalez: Primavera para as Rosas Negras. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2019. HIRATA, Helena, et al. Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora Unesp, 2009. HILL COLLINS, Patricia. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment. New York: Routledge, 2000. hooks, bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017. ______. Olhares Negros: Raça e Representação. São Paulo: Elefante, 2019. CRENHAW, Kimberlé. "Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics." University of Chicago Legal Forum, v. 1989, n. 1, p. 139-167, 1989.

________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Débora Tavares

Especialista na obra de George Orwell. Mestra e doutora em literatura pela USP.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora