Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Boi bumbá amazônico de Parintins

Carregando recomendações...

Boi bumbá amazônico de Parintins

30 jun - 2022 • 18:00 > 30 jun - 2022 • 19:30

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Boi bumbá amazônico de Parintins

30 jun - 2022 • 18:00 > 30 jun - 2022 • 19:30

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

A live de junho do Museu do Pontal viaja até o Amazonas para celebrar os Bois-Bumbás de Parintins, parte dos festejos juninos do estado. Espetacular e criativo, reinventa o mito do boi encantado que morre e ressuscita descobrindo a floresta e as culturas amazônicas. É estruturado a partir de duas grandes agremiações massivas: O Boi Caprichoso e o Boi Garantido, que competem e disputam anualmente.


Sua força simbólica ganhou contornos nacionais, afirmando uma identidade cabocla e chamando a atenção para o mundo amazônico e suas múltiplas populações indígenas nativas. Festa, disputa, colaboração. Que propõe novos olhares e estéticas para o universo amazônico e o mundo das festas de Boi.


Sobre os participantes:


Dona Maria do Carmo Monteverde. Filha do fundador do Boi-Bumbá Garantido, Lindolfo Monteverde, e tradicional brincante da agremiação vermelha e branca de Parintins.


Mestre Tristeza. Artesão do Boi-Bumbá Caprichoso. Confecciona há mais de 30 anos os cavalinhos da Marujada.


Diego Omar da Silveira. Historiador e antropólogo. Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Membro do Conselho de Artes e diretor do Centro de Documentação e Memória do Boi-Bumbá Caprichoso, de Parintins (AM).


Maria Laura Cavalcanti. Professora titular de antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora das festas populares e da história da antropologia, escreveu e organizou diversos livros sobre esses temas. Os mais recentes são: Drama, ritual e performance. A antropologia de Victor Turner, livro autoral publicado em 2020 , e as coletâneas Carnaval sem fronteiras. As escolas de samba e suas artes mundo afora (2020) e A falta que a festa faz. Celebrações populares e antropologia na pandemia (2021) , ambos organizados com Renata Gonçalves . 


Juliana Pereira (apresentadora da live). Doutora e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. Atuou no projeto "Capoeira Contemporânea no Rio de Janeiro, 1948 - 1982". Atualmente é membra do grupo de estudos e pesquisas Culturas Negras no Atlântico (Cultna), do Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh, da rede de Historiadorxs Negrxs e do Podcast "Atlântico Negro".

 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Museu do Pontal

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por cerca de 9.000 peças de mais de 300 artistas brasileiros. Em 2021, o Museu irá ganhar uma nova sede, na Barra da Tijuca, construída especialmente para abrigar o acervo com mais segurança e proporcionar maior conforto ao público.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.