09 mar - 2026 • 10:00 > 18 mar - 2026 • 12:30
09 mar - 2026 • 10:00 > 18 mar - 2026 • 12:30
Sabia que, segundo pesquisas do World Economic Forum e análises da McKinsey, mais de 60% das atividades operacionais de RH são altamente automatizáveis com Inteligência Artificial e agentes autônomos — e que essa transformação já está acontecendo dentro das empresas?
A automação baseada em IA não elimina o RH. Ela reposiciona o RH.
Estudos recentes mostram que, nos próximos anos, o profissional de RH que dominar automações inteligentes e agentes de IA terá um papel estratégico muito mais valorizado, enquanto funções excessivamente operacionais tendem a ser substituídas por fluxos automatizados.
Na prática, a IA já está transformando o RH (WEF, 2023; McKinsey, 2024):
● O recrutador deixa de ler currículos manualmente e passa a orquestrar agentes que analisam 100% dos candidatos, identificam fit com a vaga e priorizam quem realmente merece entrevista.
● O HRBP evolui de executor de processos para arquiteto de soluções, utilizando automações para liberar tempo e atuar como parceiro estratégico do negócio.
● O RH operacional reduz drasticamente tarefas repetitivas como controle de documentos, respostas a colaboradores, análises de ponto, folha e pesquisas internas — delegando essas atividades a agentes de IA que trabalham 24/7.
● O RH estratégico passa a usar IA não apenas para eficiência, mas para mentoria, desenvolvimento, performance e tomada de decisão baseada em dados.
A pergunta não é mais se o RH será automatizado.
A pergunta é: você vai liderar essa automação ou ser impactado por ela?
Este curso foi criado para profissionais de RH que querem sair do discurso genérico sobre IA e aprender, na prática, como criar automações e agentes reais, aplicáveis imediatamente ao seu dia a dia profissional.
Quem: William Mazza
William Mazza é engenheiro formado pela USP, com pós-graduação em Administração Industrial, MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e especialização em Big Data e Data Science. Atualmente, atua como palestrante e consultor, e faz parte do corpo docente do MBA em Inteligência Artificial da XP Educação, da pós-graduação em Inovação da PUC-PR e da Católica-SC. Nos últimos 12 meses, ministrou mais de 100 cursos e palestras sobre aplicações de IA em ambientes corporativos.
Datas: 9, 11, 16 e 18 de março, segundas e quartas-feiras, sempre das 10h às 12h30. 4 encontros! 10 horas de conteúdo.
Formato: online síncrono com gravação.
Metodologia: hands-on com aprendizagem ativa através da exposição dialogada de experiências estruturadas, exercícios aplicados e a análise de estudos de caso como veículo para discussão de conceito e frameworks e templates aplicáveis.
Objetivo: compreender o que são agentes de IA e como utilizá-los sem conhecimento técnico.
● O que diferencia LLMs, automações e agentes autônomos
● Como funcionam agentes baseados em ChatGPT e Manus
● Uso de agentes prontos para tarefas de RH
● Limites, riscos e boas práticas no uso de agentes
● Onde agentes substituem tarefas humanas — e onde não devem substituir
Resultado esperado: o participante entende claramente o que já pode ser delegado à IA no RH hoje.
Objetivo: dar os primeiros passos em automação de processos de RH, mesmo sem background técnico.
● O que é automação tradicional vs automação com IA
● Introdução prática ao Make
● Casos reais de automação em rotinas administrativas de RH
● Quando não usar IA e quando ela é essencial
Resultado esperado: o participante consegue automatizar fluxos simples e entender a lógica da automação corporativa.
Objetivo: criar fluxos automatizados com IA para atividades complexas de RH.
● Introdução ao n8n e sua lógica visual
● Integração de IA em fluxos administrativos
● Leitura, análise e classificação de documentos com IA
● Personalização de fluxos conforme regras do RH
● Automações que aprendem com contexto
Resultado esperado: o participante entende como criar fluxos de RH inteligentes, que vão além da automação básica.
Objetivo: aprender a criar agentes que atuam como verdadeiros assistentes de RH.
● O que são agentes autônomos na prática
● Criação de agentes no n8n
● Agentes que tomam decisões com base em regras e contexto
● Orquestração de fluxos completos com agentes
● Governança, segurança e responsabilidade no uso de agentes
Resultado esperado: o participante sai com a visão clara de como delegar processos inteiros a agentes de IA, mantendo controle e estratégia.
Durante as aulas, serão demonstrados e discutidos casos como:
● Salvamento automático de currículos em pastas específicas
● Análise de fit entre candidato e vaga, com encaminhamento inteligente
● Automação do fluxo de código de ética
● Gestão de desempenho e mentoria com apoio de IA
● Resposta automática de mensagens de colaboradores
● Análise de ponto e folha de pagamento com IA
● Agentes que respondem e direcionam dúvidas internas
● Conhecimento prévio em IA Generativa (autodeclarado)
Bônus:
1) Após o término do curso, você fará parte de uma comunidade Alumni que é muito ativa e dinâmica na troca de experiências e no aprendizado contínuo.
2) Todos os participantes ganharão a aplicação do teste GIA - Avaliação Geral de Inteligência, a ser aplicado pela Thomas. A aptidão tem sido amplamente reconhecida como o indicador mais importante de sucesso no trabalho. A Avaliação geral de inteligência (GIA) é uma avaliação de capacidade cognitiva que pode ajudar a prever com que rapidez o indivíduo vai conseguir entender uma nova função ou um novo regime.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Marcelo de Freitas Nóbrega, Ph.D.
C-level nos setores financeiro, petróleo, bens de consumo, transporte aéreo e alimentício. Experiência em transformação de estratégia e cultura em multinacionais, tanto no Brasil, como na América Latina e nos EUA, no contexto de aquisições, fusões, spin-offs e startups. Bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Columbia e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Investidor e conselheiro de HR Techs e membro do Board Editorial da Revista HSM Management.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.