Fale com o produtor

O evento já encerrou...

AUTOFICÇÃO RADICAL, O CORPO COMO INSÓLITO | com Jéssica Balbino

Carregando recomendações...

AUTOFICÇÃO RADICAL, O CORPO COMO INSÓLITO | com Jéssica Balbino

04 nov - 2025 • 12:00 > 05 nov - 2025 • 12:00

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

AUTOFICÇÃO RADICAL, O CORPO COMO INSÓLITO | com Jéssica Balbino

04 nov - 2025 • 12:00 > 05 nov - 2025 • 12:00

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Descrição do evento

AUTOFICÇÃO RADICAL,  O CORPO COMO INSÓLITO
com Jéssica Balbino

você chegou a um curso de escrita desobediente! 


Que histórias seu corpo carrega? Como ouvir memórias inscritas na pele, nos gestos, nos silêncios?

Durante muito tempo, me disseram que o corpo era o lugar do erro. Que era preciso domar, esconder, corrigir. Mas foi escrevendo Porca Gorda que descobri o contrário: o corpo é o lugar do insólito, da verdade radical, da linguagem que não pede licença.

Foi quando parei de escrever sobre o corpo e comecei a escrever com ele, com a carne, o desejo, o desconforto, a raiva e o gozo,  que compreendi que toda escrita que importa nasce daquilo que o corpo já sabe.

autoficção radical é esse gesto: escrever a si mesmo como quem se rasga e se costura ao mesmo tempo. É criar narrativas que não cabem no molde da positividade, da leveza, da cura fácil. É olhar para a própria história e dizer: aqui também existe arte.


 Por que fazer este curso

Porque talvez você também tenha um corpo que não se encaixa.
Porque talvez você queira transformar o que te atravessa em palavra.
Porque talvez escrever seja a única forma de sobreviver àquilo que te fizeram acreditar que era feio.

Este curso nasce do desejo de criar uma comunidade de escrita que sente antes de escreverexperimenta antes de teorizar e performar antes de editar.

Não é um curso de técnica.
É um curso de presença.
De coragem.
De desobediência.


 O que vamos viver

  • Escrita a partir do corpo: exercícios de percepção e memória corporal.

  • Autoficção radical: transformar experiências em linguagem viva.

  • Leitura e performance: fazer o texto pulsar fora da página.

  • Afeto e partilha: escuta ativa, escrita coletiva, apoio mútuo.

  • Manifesto final: criação de um texto-corpo individual a ser lido ou publicado.

Cada encontro é um mergulho - e não se sai o mesmo depois.


 Para quem é

Para quem já escreve e quer se libertar da forma.
Para quem nunca escreveu, mas sente que o corpo está cheio de histórias.
Para quem entende que a literatura também é política - e que escrever o corpo é um ato de resistência.


 Depoimento da criadora

Porca Gorda foi o livro que eu precisei escrever pra não desaparecer.
Foi a forma que encontrei de fazer da dor uma estética e do corpo um grito.
Agora quero dividir esse caminho com outras pessoas que também carregam no corpo suas urgências.”
— Jéssica Balbino


 Investimento

Três modalidades:

  • Ideal — R$ 450

  • Intermediário — R$ 350

  • Social — R$ 250

Inclui certificado 


Pedidos de bolsa devem ser feitos através do formulário: Durante muito tempo, me disseram que o corpo era o lugar do erro. Que era preciso domar, esconder, corrigir. Mas foi escrevendo Porca Gorda que descobri o contrário: o corpo é o lugar do insólito, da verdade radical, da linguagem que não pede licença.

Foi quando parei de escrever sobre o corpo e comecei a escrever com ele — com a carne, o desejo, o desconforto, a raiva e o gozo — que compreendi que toda escrita que importa nasce daquilo que o corpo já sabe.

autoficção radical é esse gesto: escrever a si mesmo como quem se rasga e se costura ao mesmo tempo. É criar narrativas que não cabem no molde da positividade, da leveza, da cura fácil. É olhar para a própria história e dizer: aqui também existe arte. 


Encontro 1 — O corpo como arquivo

Neste primeiro encontro, vamos refletir sobre o corpo como espaço de memória, percepção e invenção.
Faremos uma introdução a autoras e autores que exploram o corpo na escrita e vivenciaremos exercícios para conectar o corpo físico à escrita simbólica.

Vamos investigar:

  • Quais histórias o nosso corpo conta?

  • Quantas vezes inscrevemos e escrevemos o nosso corpo?

  • O que ele enuncia ao mundo — e o que o mundo insiste em silenciar?

Aqui, o corpo é documento, vestígio, matéria de linguagem.



Encontro 2 — corpo como monstro 

Como nossos movimentos e nossos corpos influenciam a prática de escrita?
Como os corpos lidos como monstruosos, dissidentes ou marginais aparecem (ou são negados) na literatura contemporânea?

Vamos tensionar as fronteiras entre o real e o ficcional:

  • A autoficção e a escrevivência são movimentos de criação corporal?

  • Há lugar para os corpos dissidentes na literatura?

  • O que é memória e o que é invenção?

  • A monstruosidade é um não-lugar de escrita — ou uma nova forma de existência literária?

Neste encontro, exploraremos cicatrizes, marcas e vulnerabilidades como potências narrativas, e como a dor e o estranhamento podem se transformar em força estética e política.


Encontro 3 — O texto que rebola

Neste encontro, vamos investigar o corpo como espaço de prazer, celebração e liberdade.
Como gestos, danças, sensualidade e afetos inspiram histórias?
Como derramar o corpo sobre a página e encontrar a imensidão da existência nas próprias vivências?

Este é o momento de escrever com alegria, intensidade e erotismo, recuperando o direito de existir e gozar através da palavra.
Encerramos com a criação de um texto-manifesto, um corpo textual que rebola, grita, sussurra e se move.

Encontro 4 — Corpo manifesto: o texto que vive

Depois de escrever a dor, o desejo e o gozo, é hora de restituir o corpo à palavra — e fazer da escrita uma ação no mundo.

Neste último encontro, o foco é transformar o texto em presença: dar voz, som e gesto ao que antes era silêncio. Vamos trabalhar leitura performática, afinação de ritmo, respiração e expressão, reconhecendo a potência da escrita como performance e testemunho.

Perguntas que nos atravessam aqui:

  • Como fazer o corpo voltar a existir dentro das palavras?

  • O que acontece quando a escrita é lida em voz alta — e o corpo volta a falar?

  • O que queremos deixar ecoar no outro depois que o texto termina?

Encerramos com a leitura coletiva dos textos-manifesto, um espaço de partilha, vulnerabilidade e celebração.
Cada participante será convidade a performar sua escrita, abrindo caminho para uma literatura que pulsa — viva, insólita e encarnada.

porque escrever é o gesto de quem sobreviveu.
e ler em voz alta é o gesto de quem quer permanecer.


 Por que fazer este curso

Porque talvez você também tenha um corpo que não se encaixa.
Porque talvez você queira transformar o que te atravessa em palavra.
Porque talvez escrever seja a única forma de sobreviver àquilo que te fizeram acreditar que era feio.

Este curso nasce do desejo de criar uma comunidade de escrita que sente antes de escreverexperimenta antes de teorizar e performar antes de editar.

Não é um curso de técnica.
É um curso de presença.
De coragem.
De desobediência.


 O que vamos viver

  • Escrita a partir do corpo: exercícios de percepção e memória corporal.

  • Autoficção radical: transformar experiências em linguagem viva.

  • Leitura e performance: fazer o texto pulsar fora da página.

  • Afeto e partilha: escuta ativa, escrita coletiva, apoio mútuo.

  • Manifesto final: criação de um texto-corpo individual a ser lido ou publicado.

Cada encontro é um mergulho — e não se sai o mesmo depois.


 Para quem é

Para quem já escreve e quer se libertar da forma.
Para quem nunca escreveu, mas sente que o corpo está cheio de histórias.
Para quem entende que a literatura também é política — e que escrever o corpo é um ato de resistência.

Informações gerais

4 encontros de 2h cada (8h totais)
Turma limitada 
Formato online 
Certificado e materiais digitais inclusos



 Depoimento da criadora

Porca Gorda foi o livro que eu precisei escrever pra não desaparecer.
Foi a forma que encontrei de fazer da dor uma estética e do corpo um grito.
Agora quero dividir esse caminho com outras pessoas que também carregam no corpo suas urgências.”
— Jéssica Balbino


 Investimento

Três modalidades:

  • Ideal — R$ 650

  • Intermediário — R$ 450

  • Social — R$ 250

Inclui certificado 

pedidos de bolsas devem ser feitos através do formulário: https://forms.gle/8iEbBSXGevBFGg5y8 



Corpo não é templo. Corpo é texto.

Vem escrever o teu.



Corpo, memória e autoinvestigação

  • A gorda — Isabela Figueiredo

  • Se Deus me chamar, não vou — Mariana Salomão Carrara

  • Fome: autobiografia de um corpo — Roxane Gay

  • Meu corpo, minhas medidas — Virgie Tovar

  • A casa na Rua Mango — Sandra Cisneros

  • Costuras para fora — Ana Squilanti

  • Osso de Baleia — Lorena Otero

  • Notas sobre a fome — Helena Silvestre

  • Perifobia — Lilia Guerra


 Corpos dissidentes, monstros e autoficção radical

  • Testo Junkie: Sexo, drogas e biopolítica no regime farmacopornográfico — Paul B. Preciado

  • Jhonny, você me amaria se meu corpo fosse maior? — Brontez Purnell

  • Permanecer bárbaro — Louisa Yousif

  • Aranha Movediça — Moacir Fio

  • O Coice da Égua — Valeska Torres

  • Virgínia Mordida — Jeovanna Vieira

  • Macala — Luciany Aparecida

  • Mata Doce — Luciany Aparecida


 Desejo, erotismo e escrita do excesso

  • O corpo dela e outras farras — Carmen Maria Machado

  • Inferninho — Natasha Felix

  • Escolher falar de amor não cessará nenhuma bomba — Daisy Serena

  • Porca Gorda — Jéssica Balbino


 Insólito, violência e fabulação

  • As coisas que perdemos no fogo — Mariana Enriquez

  • Las Voladoras — Mónica Ojeda

  • Rinha de Galo — María Fernanda Ampuero

  • Febre de Carnaval — Yulliana Ortiz Ruano

  • Baixo Paraíso — Isabella Andrade


 Ecos e inspirações complementares

Textos que rasgam a norma e convidam o corpo à escrita:

  • bell hooks — Anseios: raça, gênero e políticas culturais

  • Audre Lorde — Usos do erótico: o erótico como poder

  • Conceição Evaristo — Olhos d’água

  • Annie Ernaux — O acontecimento

  • Pedro Lemebel — Poco Hombre

  • Camila Sosa Villada — O parque das irmãs magníficas


Cada leitura é uma ferida e uma possibilidade.
O corpo lê, escreve e se reescreve — e é a partir dele que começamos tudo.

4 encontros de 2h cada (8h totais)

04, 11, 18 e 25 de novembro das 19h30 às 21h30


FAQ

Perguntas frequentes


O curso é totalmente online?
Sim. O curso é 100% online, com possibilidade de interação. 


Posso me inscrever e pagar depois?
Sua inscrição só é efetivada após a confirmação do recebimento.


Preciso estar online durante as aulas?
Você precisa ter um computador, tablet ou celular com acesso à internet para acessar a plataforma onde o curso será ministrado. 


O curso vai ficar gravado?
Sim. Durante 30 dias você poderá acessar o curso. 


E se eu não conseguir acompanhar o curso no período estabelecido, há reembolso?
Não. O curso fica gravado justamente por isso. 


Há certificado?
Sim, há um certificado que será enviado por e-mail.


Existe algum canal de comunicação com a organização do curso?
Sim. Você pode falar comigo através do e-mail: [email protected] 


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

JESSICA BALBINO

Jéssica Balbino é jornalista, mestre em comunicação e acredita que pode transformar o mundo através das narrativas. Colunista do Estado de Minas e da Puta Peita, escreve sobre corpo e literatura. É criadora e editora do Margens, projeto que difunde conteúdo sobre mulheres periféricas na escrita. Curadora de eventos literários em todo país. Podcaster, professora de cursos livres e autora dos livros "Hip-Hop - A Cultura Marginal", "Traficando Conhecimento" e “gasolina & fósforo”.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.