09 out - 2024 • 19:30 > 09 out - 2024 • 21:30
09 out - 2024 • 19:30 > 09 out - 2024 • 21:30
Autoficção em séries de TV: o íntimo como enredo e disrupção
Data: 9/10 a 30/10 (4 encontros)
Quartas, das 19:30 às 21:30.
Local: Zoom (plataforma gratuita)
Investimento: 360,00
Para pagamentos via pix, com 10% de desconto, enviar email para muitoalemdoroteiro@gmail.com
A autoficção tem se consolidado em mídias e mercados distintos, despertando a atenção de uma audiência cada vez mais ávida por narrativas que pareçam únicas e autênticas. Fenômeno muito estudado na literatura, as semi-autobiografias aparecem cada vez mais na TV, com diversas séries de sucesso que trazem características narrativas, estéticas, temáticas e representacionais que estão atravessadas pela escrita autoficcional. É o caso da premiada Master of None, das disruptivas I May Destroy You e Atlanta, e da produção de nicho com alta aclamação da crítica estadunidense Better Things. Todas trazem autores-roteiristas-atores que se inspiraram em suas vivências e questões identitárias para escrever séries que apresentam modos outros de narrar - seja por subverter estereótipos, trazer experimentações estéticas ou hibridizar gêneros e técnicas para criar séries que dessem conta de narrar suas questões subjetivas, que foram invisibilizadas pelas produções hegemônicas. Nesse curso, faremos uma análise histórica, sociocultural e narrativa do fenômeno da autoficção nas séries de TV. Partiremos de um panorama de mais de 90 séries semi-autobiográficas para debater como tais narrativas surgiram na televisão, e quais enfoques temáticos e narrativos foram apresentados ao longo das décadas. Faremos análises de caso para entender como, hoje, predominam nas séries de autoficção americanas e britânicas, a abordagem da semi-autobiografia ultrapersonalista: foco no íntimo de seus autores-protagonistas, trazendo estruturas e técnicas narrativas que colocam o subjetivo, o identitário e o realismo em primeiro plano.
Programação do curso:
2/10- Aula 1- A autoficção e as séries de TV: teoria, histórico, proliferação no mercado e desdobramentos sociopolíticos
- Autoficção e narrativas do eu: teorias e definições
- Catalogando as semi-autobiografias televisivas: de The Dick Van Dyke Show (1961) a Bebê Rena (2024)
- Fase I. Surgimento (1961-1999): showbusiness, metareferencialidade e comediantes consolidados
- Fase II. Consolidação (2000-2015): modernização e ultra personalismo alavancados por Girls e Louie
- Fase III. Espraiamento (2015-presente): semi-autobiografia ultrapersonalista e contemporaneizações temáticas e narrativas
9/10-Aula 2- A semi-autobiografia ultrapersonalista: auteur, nicho, identidade e autenticidade (Análise de caso: Better Things)
- A busca pela experiência vicária, a demanda por autorização discursiva e a proliferação da visão realista
- Better Things: feminismo, maternidade e a experiência vivida e narrada em 1a pessoa - “Quero elevar o mundano”: os pormenores ociosos na narrativa do dia a dia, e suas marcas estruturais e estilísticas
- A dramédia e a multiplicidade de sentimentos da escrita semi-autobiográfica
- Os impactos da narrativa semi-autobiográfica ultrapersonalista na recepção crítica
16/10-Aula 3- A validação biográfica e os avanços representacionais atrelados ao lócus privado e o show do eu (Análise de caso: Master of None)
- Master of None e seus 3 níveis de realismo e autenticidade: narrativo-textual, narrativo-estético e intertextual
- A performatividade repetida e a consonância narrativa das obras de Aziz Ansari - Jerry Seinfeld, Ramy Youssef, Aziz Ansari, Louis CK, Tig Notaro, Abby Mecnamy, Alan Carr: a jornada do stand-up comedy às séries autoficcionais
- Please Like Me, Big Boys, Queer You Are, Changing Ends, Working in Progress, Transparent: narrando experiências queer
- Os feminismos plurais aliados à escrita autoficcional: Pen15, Girls, I May Destroy You, Transparent
23/10- Aula 4- Contemporaneizando a escrita do eu: disrupções, hibridismos e autonomia narrativa (Análise de caso: I May Destroy You e Atlanta)
- A autoficção ultrapersonalista como fissura da cultura narrativa dominante - A narrativização do trauma e a recusa à narrativa clássica em I May Destroy You - O risível, o absurdo e o horror estadunidense em Atlanta
- Pen15 e Big Mouth: exageros e desconfortos estéticos evocando o real hiperbólico da puberdade
- Democratização parcial das narrativas: disrupção versus manutenção da hegemonia
Quem conduz
João Pedro Pinho trabalha na TV Globo com curadoria, produção de desenvolvimento e programação de filmes e séries. É Mestre em Comunicação pela UFF, com dissertação sobre séries semi-autobiográficas e realismo, e uma monografia sobre dramédia. Tem artigos publicados sobre séries de TV, estruturas e gêneros narrativos, representação, dente outros. Como roteirista, ganhou 1° lugar nos concursos de argumento LATINX 2022 e Descobrindo Búzios 2023 com o projeto de dramédia LGBTQ+ “Entre Empadas & Empanadas”. O roteiro piloto do seu projeto de série de dramédia coming-of-age “Os Souza” ficou em 1° lugar no concurso FIACINE 2023. Foi selecionado para o LAB Franco-Brasileiro de Roteiro do Festival Varilux 2022 com o projeto de série de drama criminal “Recanto de Teresa”. Escreveu 5 episódios de série de ficção para a Nation Filmes. Ministrou 2 cursos na graduação em Estudos de Mídia da UFF sobre séries de TV, e foi curador de projetos de série no Concurso Narratologia e no Série_Lab.
PERGUNTAS FREQUENTES
Quem pode fazer o curso?
Qualquer pessoa, não há pré-requisito algum! Basta se interessar pelo universo da autoficção.
As aulas ficam gravadas?
As aulas online são AO VIVO as gravações serão disponibilizadas por duas semanas para quem solicitar as gravações.
Depois de me inscrever, quando receberei o link do Zoom?
O link do Zoom será enviado por email a todos os inscritos uma semana antes do início das aulas! Se até a véspera você não o receber, solicite por email: muitoalemdoroteiro@gmail.com
Há possibilidade de bolsas?
Sim! Para seleção de bolsistas, envie um email explicando de forma breve sua trajetória e motivação para o curso para muitoalemdoroteiro@gmail.com até o dia 20/9.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Ana Abreu & Ana Pacheco
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.