Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Aula Lygia Clark, a casa é o corpo

Carregando recomendações...

Aula Lygia Clark, a casa é o corpo

30 mai - 2020 • 16:00 > 30 mai - 2020 • 18:00

Evento Online  
Evento encerrado

Aula Lygia Clark, a casa é o corpo

30 mai - 2020 • 16:00 > 30 mai - 2020 • 18:00

Evento Online  
Evento encerrado

Descrição do evento

DESCRIÇÃO DO EVENTO
O CURSO Lygia Clark, a casa é corpo consiste em um encontro de 120 minutos, ministrado pela professora Anelise Valls que ocorrerá dia 30 de maio, sábado, das 16h às 18h. A aula é online, ao vivo e com o uso do aplicativo Meet Google. O link para acesso será enviado por email na véspera do início do curso. Todas as referências bibliográficas, links, videos e imagens trabalhadas serão compartilhadas com os participantes.   

PROGRAMA

30 de maio / sábado

Parte teórica:  Lygia Clark, o corpo como plataforma poética 
Será abordada a busca da artista em aproximar arte e vida e as manifestações da potência poética presente nos objetos relacionais em dois momentos particulares:
1) o conjunto de trabalhos denominado A Casa é o Corpo,  cujo processo exploratório da noção de si mesma(o) envolve participantes a reencontrar seu próprio organismo por meio dos estímulos sensoriais dos objetos. Compõem esta etapa as obras:  Série roupa-corpo-roupa (1967),  O eu e o tu, Cesariana; Máscara abismo (série, 1968); Máscara sensorial (série, 1968); Óculos (1968); Diálogo: Óculos (1968); A casa é o corpo:penetração, ovulação, germinação, expulsão (1968); Luvas sensoriais (série, 1968); Casal (1969); Camisade-força (1969). 
2) a terceira fase da artista chamada de "Estruturação do Self". Sob o prisma da série sensorial corporal  que pretende fundir arte e vida com a valorização de gestos do cotidiano e com exercícios inspirados em processos de singularização.

Oficina prática: Um encontro com o vazio pleno
Haverão 5 momentos da aula em que serão propostos exercícios individuais conforme as experiências simbólicas criadas na imaginação e nas memórias de cada participante.  Os exercícios provocativos permitem a reelaboração subjetiva, em um encontro que se dá, essencialmente, pela via sensorial.  A ideia é construir com o corpo  um espaço para a palavra, acordar as faculdades de percepção, mobilizar a criação de novas subjetividades e reconhecer o potencial de transformação do espaço comum. A ideia é  construir com o corpo um espaço para a palavra, acordar as faculdades de percepção,  mobilizar a criação de novas subjetividades e reconhecer o potencial de transformação do espaço comum.
Para as atividades é necessário papel, caneta e-ou lápis de cor.  Não há nenhum pré-requisito. 

Está também previsto emissão de atestado de participação para cada inscrita(o) sob solicitação.



Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Anelise Valls

Filósofa, professora e doutoranda em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica da Arte na UFRGS com ênfase na pesquisa em feminismos e história da arte contemporânea. É mestra em FIlosofia pela Universidade de são Paulo (USP) com linha de pesquisa em Estética e Filosofia d aarte. Participa e organiza as atividades dos Projetos de Extensão (UFRGS) Arte & Feminismo e Feminismo & História da Arte. Atualmente é professora de história da arte no Atelier Livre da prefeitura de Porto Alegre.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.