Login
O evento já encerrou...
Aula | Anita & Mário coleção de arte, crítica e correspondência
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Aula | Anita & Mário coleção de arte, crítica e correspondência

13 set - 2022 • 19:00 > 21:00

Evento Online via Zoom

Descrição

Aula | Anita & Mário coleção de arte, crítica e correspondência

Essa aula tratará da presença da pintora Anita Malfatti na coleção de arte, na crítica e na correspondência de Mário de Andrade. Artista fundamental na difusão da arte moderna no Brasil, e uma das artistas que participa da Semana de 22, Anita conhece Mário em 1917, estabelecendo uma amizade que marca a história da arte brasileira e pode ser investigada por meio da coleção de arte, da crítica e da correspondência do escritor.

O objetivo da aula é refletir sobre as relações entre a artista e o escritor; a influência da pintura de Anita no projeto modernista de Mário; a influência da crítica de Mário na trajetória de Anita; e o papel dessas trocas no processo de inserção da pintora modernista na história da arte brasileira.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

QUEM IRÁ CONDUZIR?



Laura Escorel, pesquisadora, editora e designer. Graduada em Desenho Industrial com especialização em Comunicação Visual (PUC-Rio, 2001), é pós-graduada em Gestão de Bens Culturais (FGV, 2017), mestre em História da Arte (UNIFESP, 2019) e doutoranda em História da Arte (PGEHA-USP), com projeto sobre a fotógrafa Madalena Schwartz, sob orientação da professora Helouise Costa (MAC-USP). Designer e coordenadora editorial da Ouro sobre Azul (2001-2013), trabalha como Supervisora de Pesquisa e Difusão do Arquivo Histórico de São Paulo (2015) e Coordenadora do Projeto de Organização dos Arquivos de Gilda e Antonio Candido, no IEB-USP (2018-2020). Curadora da Ocupação Antonio Candido (2018), em parceria com a equipe do Instituto Itaú Cultural, e da exposição Antonio Candido em Poços de Caldas (2019), no IMS-Poços, atualmente colabora com a Enciclopédia de Arte e Cultura do Instituto Itaú Cultural. Ministra palestras e aulas sobre suas pesquisas em instituições como Casa do Saber (2017), Universidade Federal de São Paulo (2018), Universidade de São Paulo (2018), Universidade de Araraquara (2020), Fundação Getúlio Vargas (2021) e Museu Casa Mário de Andrade (2022). Sobre arquivos e fotografia, publica na Revista do IEB (2020) e na Revista USP (2018), assinando também o posfácio do livro A formação de Antonio Candido – uma biografia ilustrada, editado pela Ouro sobre Azul (2020).

 

INFORMAÇÕES:

Data:  13 de setembro – terça-feira - das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 77

A aula será gravada e enviada para quem não puder acompanhar ao vivo

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175


POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Os cursos, palestras e demais atividades oferecidas na Adelina têm vagas limitadas, por isso, a eventual desistência de última hora dificultará a oferta da vaga a novos alunos. Confira as nossas regras de cancelamento:

- Para solicitar o cancelamento de um curso ou atividade na Adelina, você deve enviar um e-mail para: [email protected];

- Você receberá o reembolso de 90% do valor do pagamento efetuado para inscrições canceladas em até 10 dias de antecedência do início do curso ou atividade;

- Caso o cancelamento ocorra entre no período inferior a 10 dias (em até 48 horas antes do início do curso ou atividade) o reembolso será de 50% do valor pago;

- O prazo para recebimento de reembolso é de até 90 dias úteis no caso de pagamentos com cartão de crédito, débito online ou boleto;

- Não realizamos reembolso após as últimas 24 horas que antecedem o início do curso. Neste caso, você poderá transferir sua matrícula, indicando uma pessoa para ocupar o seu lugar na classe.

- O curso poderá ser cancelado pela Adelina até 24 horas antes de seu início, caso não atinja o número mínimo de inscrições. Nesse caso, os valores já pagos pelo aluno serão integralmente restituídos mediante a apresentação dos dados bancários completos.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Aula | Anita & Mário coleção de arte, crítica e correspondência

Adelina

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.