13 abr - 2021 • 19:30 > 13 abr - 2021 • 21:30
O Ateliê de Pesquisa é um curso online síncrono
que irá trabalhar a lógica, a escrita e a estruturação da pesquisa científica.
Ele é ideal tanto para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de
ciências humanas e sociais que queiram melhorar suas habilidades científicas,
quanto para profissionais dessas áreas que gostariam de aprender sobre método
de pesquisa e sobre a produção de conhecimento baseada em evidências.
O pensamento e a escrita científica são habilidades que podem ser desenvolvidas e, para isso, precisam ser compreendidas e praticadas: esse é o foco do Ateliê. O formato dos nossos encontros possibilitam trabalhar os conteúdos necessários, acompanhar a evolução dos alunos e solucionar as questões que emergem da prática. Os encontros são expositivos-dialogados, com bastante espaço para dúvidas dos alunos e exercícios práticos entre os encontros.
Alunos com trabalhos científicos em andamento
se beneficiarão do Ateliê, sejam artigos, projetos para seleção de
pós-graduação, ou teses e dissertações. Mas não é necessário ter um projeto
para fazer o curso. A ideia é ajudar os alunos a pensarem de maneira científica
e metodológica, um conhecimento que eles poderão aplicar em esferas do
cotidiano e do trabalho, não apenas na academia. Assim, o Ateliê fornece aos
alunos os princípios essenciais da construção e consolidação de uma pesquisa,
desde a concepção da ideia até o momento da escrita.
Os encontros síncronos ocorrem pela plataforma
Zoom e são gravados para acesso exclusivo dos alunos que eventualmente não
possam estar presentes. Os materiais de apoio, links e espaço para dúvidas e
trocas entre os encontros ocorre por grupo de Whatsapp.
Terça-feira*, entre 19h30 e 21h30 (13/4, 20/4, 4/5, 11/5, 25/5, 1/6)
Investimento: R$500,00 com parcelamento em até
5X sem juros pelo Sympla.
Vagas limitadas! Com emissão de certificados!
*Atenção: a data na plataforma do Sympla refere-se apenas ao primeiro encontro. Acompanhe as datas dos encontros no material acessório.
Dúvidas entre em contato: [email protected] ou [email protected]
SOBRE O CURSO
O Ateliê utiliza ferramentas online para gerar
proximidade e mobilizar os oficineiros sem sair de casa. Assim, oferecemos um
espaço de troca, auxílio na organização pessoal, suporte para dúvidas, leitura
atenta das produções textuais e construção coletiva de conhecimento, permitindo
o desenvolvimento de cada aluno e do grupo como um todo. Todo encontro conta
com um cuidadoso material de apoio que será compartilhado com os alunos. Os
oficineiros também recebem material complementar que detalha a estrutura e
conteúdo de um anteprojeto de pesquisa padrão.
· Seis encontros online com grupos pequenos para trabalhar assuntos e objetivos específicos, com duas horas de duração cada;
· Devolutiva individual por vídeo com 40
minutos de duração ao final do curso (funciona como uma sessão de tutoria de
pesquisa!);
· Acompanhamento para dúvidas em grupo
do WhatsApp, durante todo o período do curso.
· Acesso a material de apoio de todos os
encontros e material complementar sobre estrutura de projetos de pesquisa.
Os temas que serão abordados no curso, não
limitado a estes, são:
· A pesquisa científica nas Humanas e Sociais
· Estrutura e elementos de uma pesquisa:
tema, objeto de pesquisa, problema de pesquisa, objetivos, justificativa,
descrição do método etc.
· Metodologia de pesquisa: tipos de
pesquisa e etapas
· Pesquisa bibliográfica e estado da
arte
· Tempo e organização dos estudos
· Técnicas de leitura e fichamento de
textos
· Estrutura de artigos e projetos
· Elementos de um artigo científico
· Técnicas narrativas para a escrita
acadêmica
· Estratégias de publicação
· Preparação de originais para submissão
em periódicos acadêmicos
O que você irá aprender:
Ao longo do curso o aluno irá aprender o que é
uma pesquisa científica e quais os passos necessários para realizar uma
pesquisa no âmbito das ciências humanas e sociais. O aluno irá compreender a
diferença entre tipos de pesquisa diferentes e saber identificar quando cada
uma delas será mais adequada aos seus objetivos. Terá clareza sobre os
elementos que compõem um projeto de pesquisa (seja de TCC, mestrado, doutorado,
pós-doc ou pesquisa livre), sua importância e função. Além disso, o aluno irá
aprender como ler artigo científicos em profundidade, como realizar fichamentos
adequados e utilizá-los na construção do seu referencial teórico. Também
dominará técnicas de escrita para textos acadêmicos em suas diferentes partes,
incluindo a discussão de autores e a análise e apresentação de resultados
empíricos. Portanto, ao final do curso, o aluno deve ter segurança sobre os
passos necessários e como realizá-los na condução de sua própria
pesquisa.
* Devoluções de pagamentos efetuados serão
realizadas apenas até 72h antes do início das atividades. Para cancelamentos,
entre em contato via e-mail: [email protected]
SOBRE OS MINISTRANTES
Marcio e Luiza são sócio-fundadores da Escola
de Comunicação. Juntos e individualmente os dois já realizaram minicursos e
oficinas voltados para a iniciação ou aprimoramento de pesquisadores, entre
outras iniciativas.
Luiza Carolina dos Santos
Doutora em Comunicação e Informação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio doutoral na Goethe
Universität, Alemanha, e período como pesquisadora visitante no Sussex
Humanities Lab, da University of Sussex, Reino Unido (CAPES PDSE). Possui
mestrado em Comunicação Social pela PUCRS e especialização em Economia da
Cultura pela UFRGS. Atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento na Fundação
Getulio Vargas (FGV DAPP).
Marcio Telles
Doutor em Comunicação e Informação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Winchester
School of Art, Universidade de Southampton, Reino Unido (CAPES PDSE). Recebeu
Prêmio Compós na categoria Melhor Dissertação (2014) e o 2º do Prêmio Freitas
Nobre (da INTERCOM) de melhores artigos científicos (2017). Atuou como
professor substituto dos cursos de Jornalismo e Publicidade na Universidade
Federal do Espírito Santo.
Siga a Escola de Comunicação
nas redes: https://linktr.ee/edecomunicacao
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Escola de Comunicação M&L
Doutores e Professores de Comunicação e Informação com muito a aprender e outro tanto para ensinar!
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.