28 ago - 2024 • 19:00 > 29 ago - 2024 • 19:00
28 ago - 2024 • 19:00 > 29 ago - 2024 • 19:00
O curso vai explorar os principais temas da mitologia grega e do cristianismo na tradição da pintura do ocidente. Entre eles, estão cenas como as traições de Zeus, trechos da Ilíada e da Odisseia e passagens bíblicas como sacríficio de Isaac e a Ressurreição de Cristo. Será visto como esses episódios aparecem em diferentes épocas, nas obras de artistas como Rafael, Rembrandt, Rubens, Delacroix, Gustav Klimt e Renoir. Um dos objetivos do curso é mostrar a constância desses temas ao longo da história da arte, a despeito da variação de estilo e de técnica. Além disso, o curso também pretende explorar como as representações mitológicas e os temas cristãos estão mais próximos do que normalmente se acredita.
As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis aos alunos por até um mês depois do fim do curso.
Aula 1 – Os amores de Zeus
Na primeira, aula será visto com os diferentes amores de Zeus inspiraram artistas de diferentes orientações ao longo da história. Serão estudadas cenas como “Leda e o Cisne”, o “Rapto de Europa” e “Danae e a chuva de ouro” motivaram artistas tão diversos como Ticiano, Rembrandt e Gustav Klimt. Também serão vistos quais os principais deuses do Olimpo e sua relação com Zeus, o mais poderoso deles.
Aula 2 – O julgamento de Páris
A segunda aula vai tratar dos acontecimentos que levaram ao julgamento de Paris, jovem príncipe troiano que precisou decidir qual das três deusas, Hera, Afrodite e Atena, era a mais bela. O ponto de partida será o casamento de Peleu e Tétis, pais de Aquiles, até a decisão do jovem troiano que teve como consequência a Guerra de Tróia. Veremos como esse tema aparece nas obras de nomes como Rubens, Rafael e Renoir.
Aula 3 – Ilíada e Odisseia
Dando sequência à aula anterior, o quarto encontro vai abordar os principais acontecimento das epopeias atribuídas a Homero: A Ilíada e a Odisseia. Veremos como a fúria de Aquiles e as cenas de combate e conciliação da guerra de Tróia foram representadas na pintura ocidental, assim como as aventuras de Odisseu retornando da guerra para sua casa em Ítaca, onde era esperado por sua esposa Penélope. Serão vistas obras de Ingres, John William Waterhouse e John Flaxman.
Aula 4 – As Metamorfoses
Nesta aula, será visto como foram representadas as principais transformações tratadas pelo poeta Ovídio em sua principal obra, As Metamorfoses, passando por cenas como “Apolo e Dafne”, “Diana e Acteão” e o “Rapto de Perséfone” A aula vai tratar dessas transformações e sobre como elas são representadas nas obras de artistas como Bernini, Delacroix e Rembrandt.
Aula 5 – Cenas do Velho Testamento
O quinto encontro vai tratar de representações de cenas do velho testamento, como a luta de David contra Golias, presente nas esculturas de Bernini e Michelangelo, e o Sacrifício de Isaac, tão bem representado nas pinturas de Caravaggio e Rembrandt. O objetivo da aula é não apenas mostrar como essas imagens aparecem nas obras desses artistas, mas também como elas se relacionam com as cenas mitológicas vistas nas aulas anteriores.
Aula 6 – Cenas do Novo Testamento
A última aula trará exemplos de como as cenas do novo testamento, como a Ressureição de Cristo, foram representadas nas pinturas dos principais artistas da tradição europeia. O objetivo do curso é entender como a representação dessas cenas se aproxima das cenas mitológicas vistas nas aulas anteriores. Além disso, também será visto como os principais santos da igreja católica aparecem na pintura do ocidente e quais são seus principais atributos.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Felipe Martinez
Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp, com pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP) e na Universidade de Amsterdam. É professor do MASP, da Casa do Saber e da pós-graduação da PUC-SP. Colaborou com a Folha de São Paulo, com a revista Select e com a Revista da Associação Brasileira dos Críticos de Arte. É membro da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) e do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.