29 jul - 2019 • 19:00 > 2 ago - 2019 • 21:00
Evento Online
SOBRE O CURSO
No curso vamos discutir temas das Antropologia mais diretamente relacionados ao Design, como uma base para o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam demandas e desejos e aprimorarem a experiência das pessoas no processo de consumo. Com caráter mais teórico, visa aprofundar conteúdos e conceitos que fundamentem a prática do Design.
Inicialmente será trabalhada a perspectiva crítica dos conceitos de Culturas e a sua construção temporal, bem como a perspectiva da etnografia como prática antropológica e prática mercadológica. Em seguida será analisada a metamorfose dos objetos em mercadorias a partir das concepções de circulação e biografias. De forma complementar – e como uma passagem para o estudo do consumo – faremos uma abordagem sobre a perspectiva do dinheiro como fonte de posicionamentos de classes, inclusão e segregação de grupos sociais. A aula de antropologia do consumo retomará os temas de circulação e distinção de classe através dos objetos. Por fim faremos uma leitura e análise da relação entre Antropologia e Design e como estas duas disciplinas e campos profissionais têm se articulado.
TEMAS DAS AULAS
29/07 - Cultura, Etnografia e o exercício da compreensão de nós e dos outros
30/07 -A circulação dos objetos e a metamorfose da mercadoria
31/07 - Dinheiro, consumo e desenvolvimento
01/08 - Antropologia do consumo
02/08- Antropologia e Design
As aulas irão ocorrer sempre entre 19 e 21 horas.
FORMATO
Online ao vivo via plataforma a ser disponibilizada após inscrição. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por seis meses para os inscritos.
ACESSO AOS CONTEÚDOS
Os inscritos receberão acesso à biblioteca de textos e outros conteúdos relacionados às aulas, bem como às apresentações.
PÚBLICO-ALVO
Interessados no debate entre a Antropologia e Design. Pessoas ligadas ao desenvolvimento de produtos. Pesquisadores que trabalham com experiência do usuário ou experiência do consumidor.
TUDO QUE FAZ PARTE DO WORKSHOP
· 10 horas de Workshop online
· Conteúdo do curso e acesso à biblioteca de textos
· Certificado de participação
PRÉ-REQUISITOS
Sem pré-requisitos
FACILITAÇÃO
ELIZETE IGNÁCIO, é antropóloga, consultora, pesquisadora, professora, blogueira de LinkedIn. Já atuou em mais de 100 projetos de pesquisa em marketing, avaliação de projetos, políticas públicas e UX, sendo líder de mais de 60 deles. Sua experiência inclui a elaboração e gestão de orçamentos de pesquisa acima de R$ 1 milhão (sim, eles existem!). Atualmente é sócia da Clave de Fá Inteligência em Pesquisa e professora do curso Master em Branding, do IED Rio.
https://www.linkedin.com/in/elizete-ignacio/
POLÍTICA DE CANCELAMENTO/ADIAMENTO
POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE
– Não haverá reserva de vagas. O participante deverá efetuar a inscrição via Sympla.
– Não haverá reembolso em caso de desistência, sendo possível a indicação, sem custos, de outro participante, até 24 horas antes do início do workshop. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante desistir do curso após seu início.
Obs.: A organização do workshop absorve as taxas do Sympla e demais custos. Por esta razão não haverá política de desconto para este workshop.
POR INICIATIVA DOS ORGANIZADORES DO EVENTO
- O curso poderá ser cancelado ou adiado com 3 dias úteis de antecedência da data prevista para seu início.
- Na hipótese de cancelamento, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, valor integral deduzido 20% de taxas administrativas do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até quinze dias úteis, para pagamentos feitos por boleto bancário e por meio de estorno, para os que pagaram com cartão de crédito (em caso de valor parcelado, será feito o estorno da(s) parcela(s) paga(s)).
- Na hipótese de adiamento, e na impossibilidade do participante em ir ao evento em nova data, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail [email protected] o valor integral deduzido 20% de taxas administrativas, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até quinze dias úteis, para pagamentos feitos por boleto bancário e por meio de estorno, para os que pagaram com cartão de crédito.
DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO!
Você ainda está com alguma dúvida sobre o workshop? Escreve para gente em [email protected].
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
Clave de Fá
Transformamos descobertas de pesquisa social em estratégias para desenvolver projetos e negócios . Combinamos métodos e tecnologias humanas para gerar aplicações para o público-alvo e gerar mensuração de impacto social.<br /> <br /> Serviços:<br /> <br /> *Lab Pesquisa*<br /> Combinamos métodos de tecnologias humanas para criar estratégias orientadas para pessoas, comunidades e grupos.<br /> <br /> *Lab Pensamento*<br /> Promovemos diálogos acadêmicos para ampliar a base de conhecimento de nossos clientes e parceiros.<br /> <br /> *Lab Engajamento*<br /> Criamos soluções para engajamento através marketing de causas, plataformas interativas e pesquisas contínuas.<br /> <br /> *Lab Soluções*<br /> Modelagem de dados e execução de projetos e serviços a partir da compreensão do comportamento social.