Vem aí mais um curso online da AlphaGeo!!
Amostragem Aplicada à Pesquisa Mineral
Com a Prof. me. Gilvana Soledade
Data: 21/09
Modalidade: online ao vivo
Carga horária: 8h
C/ emissão de certificado
Acesso a gravação por 30 dias
Conteúdo programático: Definições, Tipos de amostras (bases) e amostragens, Heterogeneidade de constituição e de distribuição, Teoria da amostragem de Pierre Gy, erros de amostragem, erro fundamental, erro de segregação e grupamento, erro de Seleção contínua ou erro de integração, erro de materialização, erro de amostragem, Erro analítico, Erro global de estimativa, Representatividade de uma amostra; Nomogramas de amostragem; Estratégia de amostragem; Características dos amostradores; Características dos dispositivos de divisão; Sondagem, poços e trincheiras; frente de lavra, pilhas de rejeito, correia transportadora, Protocolo de amostragem; Preparação de amostras; Ferramentas para eliminar erros no processo. Do ponto de vista estatístico: Estatística descritiva, Estatística Inferencial, Probabilidade, Variáveis aleatórias, Distribuições de frequências, Distribuição contínua normal, Distribuições discretas binomial e Poisson, Inferência estatística, População e amostra, Amostragem e censo, Parâmetros e estatísticas, Quando fazer amostragem e quando não fazer amostragem, Amostragem de sucesso, Plano de amostragem, Amostragem probabilística x não probabilística, Tipos de amostragem não probabilística e probabilística, Tamanho da amostra, Amostragem com reposição x sem reposição, Erros.
Sobre a professora: Geóloga formada na UFPA, com mestrado em Petrologia e Geoquímica também pela UFPA. Experiência de dez anos com processos que envolvem projetos de pesquisa e operação de mina (Cu, Au, Sn, Ta, Nb, REE, Ti, C, Zn, Li, Fe), como mapeamento, sondagem, amostragem, modelamento geológico, controle de qualidade, auditorias laboratoriais internas e externas, caracterização mineralógica, amostragem de grande volume, testes de processo e acompanhamento da planta piloto no projeto Sigma- Araçuaí. Além de planejamento, operação de mina e elaboração de procedimentos operacionais, segundo código Jorc. Condução e participação em processos de auditorias e revisões de projetos (due diligence)
Atuou como supervisora de geologia/QaQc na Mineração Taboca (mina a céu aberto), supervisora de sondagem de mina subterrânea na Nexa Resources, coordenadora de geociências na Vale S/A das minas de ferro de Brucutu e Água limpa (Geologia e Topografia). Na Oz Minerals foi responsável pela gestão técnica e operacional da equipe (18 pessoas) de geologia de mina nas atividades de programação de sondagem, mapeamento de frente de lavra, amostragem, controle de qualidade e direcionamento da lavra (estéril/minério). Momento atual como coordenadora de geologia de mina.
Aproveite para aprender com uma das melhores profissionais da área e participe!!
Inscrições limitadas