6 out - 2021 • 21:00 > 22:00
Evento Online via Youtube
ÁGUAS do MUNDO pesquisa e criação teatral a partir do deslocamento do romance "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector para o palco.
"Ao contrário de Eva, ao morder a maçã entrava no paraíso."
Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres | Clarice Lispector
ÁGUAS do MUNDO é uma atualização do romance "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector para a cena, filmada num teatro vazio, construindo um espetáculo teatral especial pensado para a câmera.
Dentre as várias referências míticas que a obra literária faz, tais quais o mito de Eros e Psiqué, a Odisséia de Homero e a ninfa Lorelei da mitologia alemã, a peça explora a reversão do mito bíblico do pecado original e confere à mulher a entrada no Paraíso e descoberta da vida através do prazer.
Fragmentado, o espetáculo mantém a poética clariciana em terceira pessoa, onisciente, com alternância entre diálogos e fluxo de pensamento, numa narrativa em que uma consciência se abre para outra consciência, afirmando a escrita peculiar e metafísica de Lispector.
Fruto da pesquisa da atriz e diretora Vanessa Bruno, que resultou em seu mestrado concluído em 2015 na ECA-USP em que relaciona os procedimentos de Antunes Filho e a experiência pregressa no CPT - Centro para Pesquisa Teatral com a transposição da literatura de Lispector para a cena, a propositora faz em ÁGUAS do MUNDO uma atualização cênica do romance no qual o público acompanha a travessia na partilha da solidão, do habitar seu próprio corpo e desejo para ampliar a capacidade de amar sua própria existência de ser mulher e ser humano no mundo.
Vanessa Bruno vive e narra a trajetória da personagem Lóri, numa cena intimista, com interferência de algumas imagens renascentistas da Gênesis, cenário minimalista e poucos objetos essenciais que misturam elementos clássicos com elementos modernos e urbanos - microfone, smartphone e guitarra - a protagonista constrói consigo uma jornada rumo ao prazer e faz uma poética profanação do mito bíblico de Adão e Eva, fundador do patriarcado: “Ao contrário de Eva, ao morder a maçã entrava no paraíso”.
“A lida com a literatura de Clarice na sala de ensaio me deixou fértil para outros projetos”, conta Vanessa Bruno que havia dirigido, em 2010, “O ovo e a galinha” e, é a diretora do espetáculo para crianças e adultos “Brincar de Pensar”, já dentro do repertório do VULCÃO [criação e pesquisa cênica], e do solo ÁGUAS do MUNDO, do qual também é atriz e dramaturgista, todos a partir da literatura de Clarice.
ÁGUAS do MUNDO completa a trilogia de solos do VULCÃO [criação e pesquisa cênica] juntamente com PULSO - a partir da vida e da obra de Sylvia Plath e A DOR - a partir de La Douleur de Marguerite Duras e, além do deslocamento de grandes autoras para a cena, a investigação estabeleceu como foco fundamental o espaço social da mulher. Interessa sobremaneira discutir as construções sociais das mulheres de nosso tempo – seja na esfera política ou íntima-metafísica – amparados nas fricções possíveis que a ficção pode fazer com a realidade atual e constituir um espaço de encontro entre uma poética literária e uma poética teatral ambas com a intenção de possibilitar uma verticalização feminista em busca de sentidos humanos para o existir.
O projeto fez seus ensaios na Casa das Caldeiras no Programa Obras em Construção e teve sua pré-estreia, em parceria com a Cobogó das Artes e o financiamento coletivo, em maio de 2019 no SESC Santo Amaro em Recife, cidade onde a Clarice passou sua infância. Em São Paulo, se apresentou no Teatro de Contêiner na programação TRILOGIA SOLOS VULCÃO e participou do Festival FarOFFa - mostra paralela à MITsp em março de 2020. Em dezembro de 2020, especialmente para o dia do aniversário de centenário da autora, seguindo todos os protocolos de segurança impostos pela pandemia, a equipe produziu, num teatro vazio, a transmissão especial on-line do espetáculo no Youtube da Corpo Rastreado. Desde então, vem participando de ações virtuais, realizou duas sessões no projeto Letras do Feminino para articular psicanálise, arte e literatura via zoom e recebeu interlocução dos psicanalistas Carlos Eduardo Leal, Luciana Brandão Carreira, Yudith Rosembaum e Lucélia Gonçalves com o público e, também foi selecionado para o Festival de Artes Online - TEIMA, em março de 2021. E, agora, a partir de 21 de setembro faz temporada virtual de terças e quartas.
FICHA TÉCNICA
Proposição, dramaturgismo, interpretação e direção: Vanessa Bruno
Direção audiovisual: Pedro Paulo de Andrade
Fotografia e operação de câmera: Claus Stellfeld
Assistente de direção e preparação corporal: Livia Vilela
Segundo assistente: Luiz Felipe Bianchini
Trilha sonora e desenho de som: Edson Secco
Iluminação: Fernanda Guedella
Preparação vocal: Paula Mihran
Preparação musical: Zeca Loureiro
Voz gravada: Fabrício Licursi
Cenário, adereços e figurinos: Anne Cerrutti
Cenotécnica: Diego Dac
Assistentes de câmera: Chico Cobra e Juliana Oliveira
Edição: Graciela Zapatta
Projeção: Gabriela Rocha
Operação de vídeo/projeção: Caroline Marques
Captação de som: Dara Duarte
Making of: Bianca Moreno e Chico Cobra
Teaser: Gabriela Rocha e Bianca Moreno
Comunicação visual: Cezar Siqueira
Assessoria de Imprensa: Marcia Marques/ Canal Aberto
Fotos: Cezar Siqueira, Julio Calil e Rafaella Gomes
Produção: Rodrigo Fidelis e Gabi Gonçalves/ Corpo Rastreado
Apoio: Casa das Caldeiras, Jarro e Centro Cultural da Diversidade
Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica]
Duração:40 minutos
Classificação etária: 14 anos
Associação Cultural Corpo Rastreado