O evento já encerrou...
ÁGUAS DO MUNDO
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

ÁGUAS DO MUNDO

6 out - 2021 • 21:00 > 22:00

Evento Online via Youtube

Descrição

ÁGUAS do MUNDO pesquisa e criação teatral a partir do deslocamento do romance "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector para o palco. 
 
"Ao contrário de Eva, ao morder a maçã entrava no paraíso."  
Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres | Clarice Lispector 
 
ÁGUAS do MUNDO é uma atualização do romance "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector para a cena, filmada num teatro vazio, construindo um espetáculo teatral especial pensado para a câmera. 

Dentre as várias referências míticas que a obra literária faz, tais quais o mito de Eros e Psiqué, a Odisséia de Homero e a ninfa Lorelei da mitologia alemã, a peça explora a reversão do mito bíblico do pecado original e confere à mulher a entrada no Paraíso e descoberta da vida através do prazer.

Fragmentado, o espetáculo mantém a poética clariciana em terceira pessoa, onisciente, com alternância entre diálogos e fluxo de pensamento, numa narrativa em que uma consciência se abre para outra consciência, afirmando a escrita peculiar e metafísica de Lispector. 

Fruto da pesquisa da atriz e diretora Vanessa Bruno, que resultou em seu mestrado concluído em 2015 na ECA-USP em que relaciona os procedimentos de Antunes Filho e a experiência pregressa no CPT - Centro para Pesquisa Teatral com a transposição da literatura de Lispector para a cena, a propositora faz em ÁGUAS do MUNDO uma atualização cênica do romance no qual o público acompanha a travessia na partilha da solidão, do habitar seu próprio corpo e desejo para ampliar a capacidade de amar sua própria existência de ser mulher e ser humano no mundo. 

Vanessa Bruno vive e narra a trajetória da personagem Lóri, numa cena intimista, com interferência de algumas imagens renascentistas da Gênesis, cenário minimalista e poucos objetos essenciais que misturam elementos clássicos com elementos modernos e urbanos - microfone, smartphone e guitarra - a protagonista constrói consigo uma jornada rumo ao prazer e faz uma poética profanação do mito bíblico de Adão e Eva, fundador do patriarcado: “Ao contrário de Eva, ao morder a maçã entrava no paraíso”.

“A lida com a literatura de Clarice na sala de ensaio me deixou fértil para outros projetos”, conta Vanessa Bruno que havia dirigido, em 2010, “O ovo e a galinha” e, é a diretora do espetáculo para crianças e adultos “Brincar de Pensar”, já dentro do repertório do VULCÃO [criação e pesquisa cênica], e do solo ÁGUAS do MUNDO, do qual também é atriz e dramaturgista, todos a partir da literatura de Clarice. 

ÁGUAS do MUNDO completa a trilogia de solos do VULCÃO [criação e pesquisa cênica] juntamente com PULSO - a partir da vida e da obra de Sylvia Plath e A DOR - a partir de La Douleur de Marguerite Duras e, além do deslocamento de grandes autoras para a cena, a investigação estabeleceu como foco fundamental o espaço social da mulher. Interessa sobremaneira discutir as construções sociais das mulheres de nosso tempo – seja na esfera política ou íntima-metafísica – amparados nas fricções possíveis que a ficção pode fazer com a realidade atual e constituir um espaço de encontro entre uma poética literária e uma poética teatral ambas com a intenção de possibilitar uma verticalização feminista em busca de sentidos humanos para o existir.

O projeto fez seus ensaios na Casa das Caldeiras no Programa Obras em Construção e teve sua pré-estreia, em parceria com a Cobogó das Artes e o financiamento coletivo, em maio de 2019 no SESC Santo Amaro em Recife, cidade onde a Clarice passou sua infância. Em São Paulo, se apresentou no Teatro de Contêiner na programação TRILOGIA SOLOS VULCÃO e participou do Festival FarOFFa - mostra paralela à MITsp em março de 2020. Em dezembro de 2020, especialmente para o dia do aniversário de centenário da autora, seguindo todos os protocolos de segurança impostos pela pandemia, a equipe produziu, num teatro vazio, a transmissão especial on-line do espetáculo no Youtube da Corpo Rastreado. Desde então, vem participando de ações virtuais,  realizou duas sessões no projeto Letras do Feminino para articular psicanálise, arte e literatura via zoom e recebeu interlocução dos psicanalistas Carlos Eduardo Leal, Luciana Brandão Carreira, Yudith Rosembaum e Lucélia Gonçalves com o público e, também foi selecionado para o Festival de Artes Online - TEIMA, em março de 2021. E, agora, a partir de 21 de setembro faz temporada virtual de terças e quartas. 
 
 
FICHA TÉCNICA 
 
Proposição, dramaturgismo, interpretação e direção: Vanessa Bruno
Direção audiovisual: Pedro Paulo de Andrade
Fotografia e operação de câmera: Claus Stellfeld
Assistente de direção e preparação corporal: Livia Vilela
Segundo assistente: Luiz Felipe Bianchini
Trilha sonora e desenho de som: Edson Secco
Iluminação: Fernanda Guedella 
Preparação vocal: Paula Mihran
Preparação musical: Zeca Loureiro
Voz gravada: Fabrício Licursi
Cenário, adereços e figurinos: Anne Cerrutti
Cenotécnica: Diego Dac 
Assistentes de câmera: Chico Cobra e Juliana Oliveira 
Edição: Graciela Zapatta
Projeção: Gabriela Rocha
Operação de vídeo/projeção: Caroline Marques
Captação de som: Dara Duarte
Making of: Bianca Moreno e Chico Cobra
Teaser: Gabriela Rocha e Bianca Moreno
Comunicação visual: Cezar Siqueira

Assessoria de Imprensa: Marcia Marques/ Canal Aberto
Fotos: Cezar Siqueira, Julio Calil e Rafaella Gomes
Produção: Rodrigo Fidelis e Gabi Gonçalves/ Corpo Rastreado 
Apoio: Casa das Caldeiras, Jarro e Centro Cultural da Diversidade

Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica]

Duração:40 minutos
Classificação etária: 14 anos

 

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

ÁGUAS DO MUNDO

Associação Cultural Corpo Rastreado

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.