11 mar - 2023 • 14:00 > 11 mar - 2023 • 18:00
11 mar - 2023 • 14:00 > 11 mar - 2023 • 18:00
Essa aula on-line vai apresentar as recentes pesquisas em "Psicoterapia Assistida por Psicodélicos" (PAP), um campo em plena expansão e com aumento vertiginoso de publicação de ensaios clínicos nos últimos anos, e as contribuições da "Terapia de Aceitação e Compromisso" (ACT) para esse campo.
As pesquisas em "Psicoterapia Assistida por Psicodélicos" são particularmente promissoras, tendo demonstrado que diferentes psicodélicos podem ser eficazes e seguros no tratamento de diversos problemas de saúde mental. Por exemplo, o uso de MDMA ("ecstasy") para TEPT, ansiedade social em adultos com autismo e abuso de álcool; LSD (dietilamida do ácido lisérgico) para ansiedade associada a doença com risco de vida; Psilocibina ("cogumelos mágicos") para depressão resistente a tratamento, abuso de álcool, tabagismo e sofrimento em pacientes com câncer em estágio terminal; Ayahuasca para depressão resistente a tratamento.
O campo da saúde mental está vivendo uma transformação histórica. Tudo indica que em 2024 o FDA (Food and Drug Administration) deve aprovar, nos EUA, a “Psicoterapia assistida por MDMA para TEPT”, e o mesmo deve acontecer nos próximos anos com a "Psilocibina com apoio Psicológico para Depressão". Esses dois tratamentos acabam de ser aprovados pelo governo da Austrália e, a partir de julho de 2023, psiquiatras poderão se inscrever para oferecê-los.
A Terapia de Aceitação e Compromisso vem participando das pesquisas sobre o uso terapêutico de psicodélicos para tratar de sofrimento mental. Seja com artigos teóricos que se baseiam no modelo de flexibilidade psicológica para explicar os potenciais benefícios da experiência psicodélica quanto com publicações de evidências empíricas que indicam que o aumento da flexibilidade psicológica é um fator mediador para a melhora clínica após uma experiência psicodélica. Além disso, já existem protocolos clínicos que utilizam intervenções da ACT nas sessões de preparação e de integração da experiência psicodélica, típicas de protocolos de PAP.
Importantes autores internacionais da ACT vêm apontando para a sinergia entre os processos que compõem a flexibilidade psicológica exercitados pela ACT e os fenômenos naturalmente evocados numa experiência psicodélica. Tal sinergia torna a ACT uma terapia especialmente favorável para ser utilizada em protocolos de pesquisa em PAP e, ao mesmo tempo, aponta que a investigação mais aprofundada dos processos psicológicos envolvidos nas experiências psicodélicas pode levar ao desenvolvimento teórico e tecnológico da ACT.
Nessa aula será apresentada uma visão geral do que são os psicodélicos e como funciona o modelo de PAP (com destaque para a atuação do terapeuta nesse tipo de intervenção e suas diferenças em relação aos modelos tradicionais); principais resultados nas pesquisas com PAP; a sinergia entre a PAP e a ACT tanto em seus fundamentos teóricos, quanto nos mecanismos de ação e nos objetivos clínicos; evidências empíricas recentes indicando que o aumento na "flexibilidade psicológica” é um fator mediador entre efeitos psicodélicos agudos e desfechos terapêuticos positivos e análise dos fenômenos psicodélicos clássicos pela lente dos 6 processos que compõem a Flexibilidade Psicológica e Protocolos de PAP.
Por fim, discutiremos possíveis limitações do modelo da ACT, por exemplo, o conceito de “self como perspectiva” para analisar as “experiências místicas”, comuns sob efeito de Psicodélicos. O estudo científico das chamadas “experiências místicas” vem sendo feito desde William James e tem se mostrado importante uma vez que as pesquisas com Psilocibina (dos cogumelos mágicos) vêm indicando, sistematicamente, que esse tipo de experiência é fator mediador entre efeitos psicodélicos agudos e desfechos terapêuticos positivos.
Tópicos da aula:
- Uma visão geral do que são os psicodélicos (quais são, seus efeitos comuns e potenciais riscos do uso dessas substâncias);
- Como funciona o modelo de PAP e o papel do terapeuta;
- Principais resultados promissores nas pesquisas com PAP;
- A sinergia entre a PAP e a ACT (em seus fundamentos teóricos, mecanismos de ação e objetivos clínicos);
- Dados de publicações indicando que o aumento na "flexibilidade psicológica” é fator mediador entre efeitos psicodélicos e desfechos terapêuticos positivos;
- Análise dos fenômenos psicodélicos clássicos pela lente dos 6 processos que compõem a Flexibilidade Psicológica;
- Protocolos de pesquisa em PAP usando ACT como componente terapêutico;
- Limitações do modelo da ACT para compreender a totalidade dos mecanismos de ação psicológicos presentes na PAP.
* * *
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!
- Público alvo: profissionais ou estudantes que já tenham conhecimento da ACT e estão interessados em se informar sobre as Pesquisas em PAP e as relações entre ACT e PAP.
- A aula on-line será síncrona e não ficará gravada.
- Será disponibilizado material para leitura (não obrigatória) antes da aula.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
YARA NICO
Psicóloga e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP, possui mais de 20 anos de experiência como terapeuta comportamental e docente. Foi professora na PUC- SP, Universidade São Judas Tadeu, The School of Life e no Centro Paradigma de Ciências do Comportamento. Faz parte da primeira turma da formação em "Pesquisa em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos"do Instituto Phaneros e tem ministrado palestras sobre a relação entre a PAP e a ACT em eventos acadêmicos.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.