31 jul - 2025 • 06:00 > 31 jul - 2025 • 23:45
31 jul - 2025 • 06:00 > 31 jul - 2025 • 23:45
A Black Brazil Art chama coletivos, grupos, atelies e espaços independentes para acompanhamento curatorial e de processo.
Acompanhamento voltado a quem deseja repensar suas práticas, discursos e modos de inserção no campo das artes visuais e que tenham interesse em participar da Bienal Black 2026 com projeto próprio.
Destinada a artistas, curadores, produtores culturais desde que façam parte de coletivos, ateliês, grupos e espaços independentes, essa imersão de 10 encontros online propõe trocas com ativações e exercícios de formação crítica, criação conceitual e afinação de projetos curatoriais ou artísticos em diálogo com a temática da próxima edição da Bienal Black 2026 - As Cinco Peles.
Os projetos têm que estar, obrigatoriamente, relacionados a 1 ou mais eixo que serão tratados na BIENAL BLACK 2026. Sendo eles:
TEXTURA (epiderme): investigação artística sobre pele como fronteira sensível entre o eu e o ambiente, considerando questões decoloniais sobre raça, gênero, corporeidade, identidade e ancestralidade.
CORPO (vestuário): trabalhos que reflitam criticamente sobre corpo e suas representações sociais e culturais, vestimentas como expressão cultural e política, corporeidades dissidentes, manifestações identitárias performáticas.
ESPAÇO (casa): pesquisa artística que discuta o espaço habitado como lugar de memória e resistência, territórios e territorialidades, processos migratórios, deslocamentos forçados ou voluntários, pertencimentos e formas de ocupação e reocupação do espaço.
REDE (identidade social): projetos que explorem conexões sociais, identidades coletivas e individuais, práticas culturais de rede de cuidado, solidariedade, ancestralidade e interações sociais sob perspectivas plurais e inclusivas.
COMUNIDADE (meio global): propostas artísticas que questionem fronteiras geográficas, construindo diálogos locais e globais, abordando questões ecológicas, de circularidade, políticas, sociais e culturais com enfoque interseccional e sustentável.
Essa imersão é uma preparação expandida para artistas e agentes culturais que desejam submeter projetos, obras ou curadorias para a chamada da Bienal Black 2026, com acompanhamento formativo desde já.
Início: Agosto a Outubro
Entrevistas e plano de encontros
Investimento: R$ 600,00
Modalidade: Online (via Zoom)
Vagas limitadas
Black Brazil Art — Qual rede te sustenta, e qual você ajuda a tecer? Porque tecer também é aprender a esperar o tempo da trama.
#curadoria #formacaoemarte #imersaoartistica #artecontemporanea #artepreta #artepolitica #curadoriapreta #residenciaartistica
#projetoscuratoriais #espacosindependentes #coletivosartistico #bienalblack2026 #arteafro #decolonialidade #artebrasileira #processo
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Instituto Black Brazil Art
A Black Brazil Art (BBA) é um instituto independente de gerenciamento de artes com sede na região sul do Brasil. Desde 2011 vem assessorando museus e outras entidades artísticas, mas sua vocação principal é promover a diversidade artística. A BBA assume a tarefa de questionar criticamente a história colonial e suas implicações atuais, e reúne artistas mulheres, homens, indígenas e comunidade Lgbtqia+ para ocupar o lugar de debate nas artes sobre as questões de gênero e raça.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.