30 out - 2023 • 16:00 > 16 nov - 2023 • 18:30
30 out - 2023 • 16:00 > 16 nov - 2023 • 18:30
Este treinamento teórico e prático tem como objetivo o entendimento e aplicação da NR 26 e ABNT NBR 14725:2023, quanto à Implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), aplicação da classificação de perigo de produtos químicos e elaboração da Ficha com Dados de Segurança (FDS) e Rótulo.
![]() |
Ao vivo | Online - Zoom |
![]() |
De 30/10/2023 a 16/11/2023 |
![]() |
Das 16:00 às 18:00 |
![]() |
R$ 2.000,00 |
|
*Associados do CRQ IV têm direito a 30% de desconto neste treinamento, consulte-nos para saber mais; |
![]() |
![]() |
![]() |
|
Empresa Global com escritórios em 18 países e em todos os continentes. |
Inscrições e pagamento online pela plataforma Sympla. |
Conteúdo atualizado conforme norma ABNT NBR 14725:2023 e NR26 |
![]() |
![]() |
![]() |
|
Treinamento online com interação ao vivo dos participantes. |
Certificado digital com assinatura dos coordenadores. |
Acesso à gravação do treinamento disponível por 6 meses. |
Programa
Para certificar o uso seguro de produtos químicos no ambiente de trabalho, seja nas atividades de armazenamento, processamento, embalagem e distribuição, se pressupõe a classificação do perigo dos produtos químicos de forma harmonizada. No Brasil adota-se o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), conforme NR 26-MTE e ABNT-NBR 14725.
A classificação de perigo de acordo com o GHS exige a avaliação criteriosa de fontes de informações primárias e secundárias sobre as propriedades do produto e seus ingredientes, a fim de se determinar os perigos físico-químicos, toxicológicos e eco toxicológicos, conforme critérios que definem o grau do perigo.
Essa classificação harmonizada permite, conforme critérios do GHS, a aplicação de regras para extrapolação dos perigos de ingredientes para novas formulações e mistura.
A Norma ABNT NBR 14725 teve a sua nova versão publicada no dia 03 de julho de 2023, o que implica na necessidade de atualização de todos os documentos relacionados a norma em um prazo de 24 meses. Aprenda neste treinamento quais as mudanças devem ser realizadas e como realizar esta atualização.
Aula 1 – Introdução - Marcus da Matta
Aula 2 – Identificação e composição do produto químico (seção 1 e 3) - Gilmar Trivelato
Aula 3 – Propriedades físico-químicas, estabilidade e reatividade (seção 9 e 10) - Gilmar Trivelato
Aula 4 – Classificação quanto aos perigos físicos (seção 2 – parcial) - Tatiana Moneró
Aula 5 – Fundamentos de toxicologia para classificação de perigos à saúde - Fátima Pedrozo
Aula 6 – Informações toxicológicas e classificação de perigos à saúde (seção 9 – seção 2 parcial) - Tatiana Moneró
Aula 7– Fundamentos de (eco)toxicologia , informações ecotoxicológicas e classificação de perigos ao ambiente (Seção 12 e seção 2 parcial) - Maurea Flynn, Marcus da Matta
Aula 8 – Controle das exposições (seção 8) - Gilmar Trivelato
Aula 9 – Manuseio e armazenamento (seção 7) - Gilmar Trivelato
Aula 10 –Medidas de primeiros-socorros (Seção 4) - Fátima Pedrozo
Aula 11 - Medidas de combate a incêndio (Seção 5) - Gilmar Trivelato
Aula 12 - Medidas de controle para derramamento ou vazamento (seção 6) - Marcus da Matta; e convidado.
Aula 13 – Considerações sobre a destinação final (seção 13) - Marcus da Matta; e convidado.
Aula 14 – Informações sobre transporte, regulamentações e outras informações relevantes (seções 14, 15 e 16) - Tatiana Moneró
Aula 15 – Identificação de perigos, redação final da FDS e Rotulagem conforme a norma ABNT 14725:2023 (Seção 2) - Tatiana Moneró
Aula 16 – Análise crítica da FDS e aplicação no Plano de Gerenciamento de Riscos - Gilmar Trivelato
- Dúvidas e discussões - Gilmar Trivelato, Marcus da Matta, Tatiana Moneró
Programação
O treinamento é composto por aulas expositivas em power point, online com interação ao vivo dos palestrantes em 20 horas/aula divididas em dez dias.
As gravações, material didático das apresentações em pdf, atividades, links e bibliografia complementar utilizadas nas aulas, assim como acesso ao fórum de discussão para serão disponibilizados na plataforma Sympla e ficarão disponíveis para acesso por 6 meses.
Aulas ao vivo:
30/10/2022: 16h-18h
31/10/2022: 16h-18h
06/11/2022: 16h-18h
07/11/2022: 16h-18h
08/11/2022: 16h-18h
09/11/2022: 16h-18h
10/11/2022: 16h-18h
13/11/2022: 16h-18h
14/11/2022: 16h-18h
16/11/2022: 16h-18h
Ao final do treinamento, o participante recebe certificado digital personalizado;
Ministrantes Coordenadores
Professor Dr Gilmar Trivelato
Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1979), licenciado em Química pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1979), mestre em Educação (Didática) pela Universidade de São Paulo (1989) e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - área de concentração Meio Ambiente, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é pesquisador titular e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em "Trabalho, Saúde e Ambiente" na FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, lotado na Coordenação de Higiene do Trabalho do Centro Técnico Nacional em São Paulo, com atuação nos seguintes temas: gestão de substâncias químicas; higiene ocupacional; políticas públicas e gestão da segurança e saúde no trabalho; produção sustentável e formação em segurança e saúde no trabalho. Os projetos de pesquisa e intervenção que participa e coordena tem como orientação teórica os paradigmas da complexidade e sustentabilidade. Participa de grupos de trabalho para revisão de normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e na implantação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação de Produtos Químicos e Comunicação de Perigos (GHS). É consultor do UNITAR - United Nations Institute for Training and Research para a implementação do GHS na América Latina.
Professor Dr Marcus da Matta
Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina e especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro Ambiental pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz. Ao longo de sua carreira, desempenhou papéis chave em projetos relevantes em colaboração com organizações renomadas, como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Participou de projetos notáveis, incluindo a implementação do Sistema de Informação sobre Risco de Exposição Química (Siretox/Sireq) em 2001 e o teste de compreensibilidade do Sistema Harmonizado Globalmente (GHS) no Brasil em 2007, além do desenvolvimento e implementação do Plano Estratégico para o Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP) em 2009. Coordenou grupos multidisciplinares em projetos como o desenvolvimento de metodologias para o inventário nacional de Bifenilas Policloradas (PCBs) no setor elétrico em 2011, planejamento estratégico, assistência técnica e treinamento para a aplicação da Metodologia de Registro e Emissão de Transferência de Poluentes em 2013, e a avaliação socioeconômica de ações para a implementação da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes no Brasil em 2015. Nos últimos 10 anos, atua como Diretor Executivo no Brasil da empresa de tecnologia LISAM, cujo principal negócio é oferecer software para automação da elaboração de documentos de segurança em conformidade com regulamentações de diversos países. Colabora como membro da Comissão Técnica de Segurança Química do CRQ-IV e faz parte do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Toxicologia - SBTOX.
Ministrantes
Professora Dra Maria de Fátima Pedrozo
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1983), Mestre em Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1990) e Doutora em Saúde Pública - área de concentração Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2006). Estagiou, durante o doutorado, na Cattedra di medicina del Lavoro - Università degli Studi di Brescia (1997-1998). Ministrou as disciplinas de Toxicologia, Epidemiologia e Saúde Pública em diferentes Universidades privadas, dentre elas a Universidade Mackenzie da qual se desligou em 2013 quando se aposentou. Atualmente, ministra as disciplinas de Toxicologia, Avaliação da Toxicidade e Avaliação de risco à Saúde Humana em cursos de pós-graduação de diferentes Instituições de ensino e é professora concursada de Toxicologia Forense da Academia de Polícia do Estado de São Paulo. Foi perito criminal do Instituto de Criminalística de São Paulo até 2017, quando se aposentou.
Paralelamente às atividades acadêmica e à perícia, prestou assessoria e consultoria para diversas empresas, dentre elas, Petrobrás e Braskem. Atualmente, é consultora da Lisam EcoAdvisor Systems. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de risco à Saúde humana, toxicologia, biomarcadores, ciclos biogeoquímicos, Toxiciologia Ocupacional e segurança química.
Professora Dra Maurea Flynn
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo, Doutpra em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutora em ecologia experimental pelo programa recém doutor com bolsa do CNPq pela Universidade de São Paulo e em ecotoxicologia aquática na Faculdade de Tecnologia da Universidade de campinas (UNICAMP). Foi coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz e Coordenadora de Pesquisas na Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz. Foi Professora adjunto do curso de graduação em Ciências Biológicas e de pós-graduação em Biodiversidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Professor Visitante da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, e professor credenciado como orientador no curso de pós graduação em Tecnologias Ambientais. Foi assessora do Ministério do Meio Ambiente para o programa de registro de Emissões e Transferências de Poluentes (RETP, internacionalmente PRTR e TRI) e para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para o gerenciamento de Poluentes Orgânicos persistentes (POPs) em especial PCBs. Coordenou os programas de capacitação técnica do setor produtivo em cursos presenciais e a distancia para inserção no RETP nacional. Tem experiência nas áreas de Educação, Ecotoxicologia,Ecologia Costeira e Sustentabilidade.
Professora MSc Tatiana Moneró
Graduada em Química Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha há mais de 10 anos com gerenciamento de risco químico e toxicológico de produtos químicos perigosos, incluindo vasta experiência no sistema GHS e na documentação de segurança química para o Brasil e outras regiões do mundo. Membro ativo do comitê ABNT CB-10, tendo colaborado e participado do processo de revisão e atualização da norma ABNT NBR 14725. Atualmente trabalha como gerente de suporte na Lisam, sendo responsável por projetos relacionados à documentação de segurança química, acompanhamento regulatório, elaboração e revisão de Change Request, criação de novos módulos e novas funcionalidades para o software ExESS, suporte técnico para usuários ao redor do mundo e ministrante de treinamentos, webinars e cursos relacionados a GHS, FISPQ e rotulagem.
Pagamento
Inscrição Sympla:

Inscrição Formulário:
Parceiros

Contato
Página oficial do evento: Treinamento ao vivo/online NR 26 e ABNT NBR 14725 - Classificação GHS, Elaboração de Rótulo e Ficha com Dados de Segurança - FDS/FISPQ
Dúvidas: [email protected]
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Lisam Systems
Fundada em 1999, a Lisam Systems é uma empresa global de soluções de software em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (EHS) que opera em escritórios ao redor do mundo para oferecer suporte regionalizado e garantir o atendimento regulatório local. Atualmente mais de 1000 clientes no mundo confiam no software ExESS® para elaboração e gerenciamento de documentos de segurança (FISPQ, Rótulo) conforme as regulamentações regionais vigentes. A Lisam Ecoadvisor Sistemas Ltda é a subsidiária da Lisam System
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.