13 ago - 2025 • 19:30 > 13 ago - 2025 • 19:30
13 ago - 2025 • 19:30 > 13 ago - 2025 • 19:30

Débora Tavares - É mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio "A esperança vem do plural" da edição do 1984 publicado pela editora Antofágica.
Contato
E-mail: [email protected]

Data das aulas: 13, 20, 27 de agosto e 3 de setembro
Horário ao vivo: 19h30 - 21h30
Gravação disponível até: 03/10 e 31/12 (Clube da Livre)
Via Google Meet

Aula 01 (13/08) - Rosa Luxemburgo e a Luta Marxista pelos Direitos das Mulheres
Em nossa primeira aula, faremos uma análise da trajetória de Rosa Luxemburgo como teórica marxista e revolucionária, compreendendo sua visão da opressão da mulher no contexto do capitalismo e a necessidade de uma transformação social radical para a sua emancipação. Debateremos a importância da participação feminina na luta operária e nas greves para a conquista de direitos e autonomia, relacionando o pensamento de Luxemburgo com a compreensão das lutas feministas anticapitalistas e antirracistas na conjuntura atual.
Livro base da autora: Reforma ou Revolução?
Aula 02 (20/08) - Alexandra Kollontai e o Amor Revolucionário
Em nossa segunda aula, investigaremos a teoria de Alexandra Kollontai sobre a família e o casamento como instituições opressoras na sociedade capitalista. Analisaremos sua proposta do "amor-camaradarismo", uma forma de relação livre de possessividade e hierarquia, baseada em laços afetivos e solidariedade, em oposição ao "amor burguês". Discutiremos o papel da "nova mulher" na construção de uma sociedade socialista, e como suas ideias sobre sexualidade e autonomia feminina dialogam com as novas configurações de relacionamento e a coisificação do amor na contemporaneidade.
Livro base da autora: Desfazer a família, refazer o amor
Aula 03 (27/08) - Silvia Federici e o Corpo como Fronteira do Capital
Em nossa terceira aula, exploraremos os conceitos de Silvia Federici sobre o trabalho doméstico não remunerado e a reprodução social como pilares invisibilizados do capitalismo. Compreenderemos o corpo feminino como um local de "vigilância social" e "disciplinamento", transformando seu potencial em força de trabalho a serviço do capital. Abordaremos a historicidade da subordinação feminina e a demanda por "salários para o trabalho doméstico" como uma perspectiva revolucionária, analisando o impacto da "gig economy" e as lutas por direitos reprodutivos na conjuntura atual.
Livro base da autora: Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva
Aula 04 (03/09) - Audre Lorde e a Literatura como Ferramenta de Intervenção
Em nosso último encontro, mergulharemos na obra de Audre Lorde, compreendendo a poesia, o "erótico" e a experiência pessoal como instrumentos de transformação social e teórica. Discutiremos o conceito do "pessoal é político" a partir de sua perspectiva interseccional (raça, gênero, sexualidade), e como a expressão criativa se torna uma ferramenta essencial para a autodefinição e a resistência. Analisaremos a crítica de Lorde à "linguagem do opressor" e a defesa de novas formas de comunicação que impulsionam o ativismo e a visibilidade de vozes diversas na literatura e na mídia contemporâneas.
Livro base da autora: Irmã Outsider: Ensaios e Discursos
BIBLIOGRAFIA
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: Conhecimento, consciência e política de empoderamento. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.
DINIZ, Debora; GEBARA, Ivone. Esperança feminista. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.
FEDERICI, Silvia. Além da Pele: O Corpo, o Capital e a Resistência. São Paulo: Elefante, 2020.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
HIRATA, Helena et al. Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico. São Paulo: Editora Elefante, 2020.
KOLLONTAI, Alexandra. Desfazer a família, refazer o amor. São Paulo: Boitempo, 2017.
LORDE, Audre. Irmã Outsider: Ensaios e Discursos. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
LUXEMBURGO, Rosa. Reforma ou Revolução?. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
TOLOKONNIKOVA, Nadya. Um guia Pussy Riot para o ativismo: Um guia punk para o ativismo político. 1. ed. Ubu Editora, 2019.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos direitos da mulher. Tradução Ivania Pocinho Motta. 1. ed. São Paulo: Boitempo: Iskra, 2016.
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected]
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Livre Literatura
Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.