Login
O evento já encerrou...
A voz literária que nos habita - Oficina de escrita com Aline Bei | Chicas & cursos
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

A voz literária que nos habita - Oficina de escrita com Aline Bei | Chicas & cursos

7 jan - 2022 • 19:00 > 21:00

Evento Online via Zoom

Descrição

Põe no papel tudo o que te vai no coração. O conselho vem do livro A fé do escritor, de Joyce Carol Oates. Lemos essa frase e pensamos logo no trabalho de Aline Bei, e em como ela expõe com uma leveza brutal tudo isso que vem do coração: vulnerabilidade, coragem, verdade, paixões. 


Escrever é um trabalho, exige constante aprendizado e entrega. Uma estrada longa, que não promete horizontes – nem precisa. A escrita pede tempo, prática, e todo o nosso coração. O caminho é o que importa. Patti Smith disse melhor, e não à toa é uma autora adorada por Aline também: escrevemos porque não podemos somente viver. 


Essa oficina existe por causa da arte e do conhecimento precioso de Aline, sem dúvidas – mas também por causa de sua generosidade. Existe para que caminhemos juntas. Para escrevermos mais e para lembrarmos que, bem acompanhadas, vamos melhor e mais longe.


IMPORTANTE: as aulas acontecerão somente ao vivo, ou seja, não serão gravadas. O curso será via Zoom e o link para os encontros serão enviados com antecedência por e-mail. Também será enviado um convite para o grupo do WhatsApp das participantes. Ao todo, o curso terá 4 (quatro) aulas, cada uma com duração de 2h.

 


[ O CURSO]


Oficina de escrita ministrada pela escritora Aline Bei e desenvolvida em parceria com o Chicas & cursos. Pensada para escritoras que querem trabalhar sua voz literária e artística e que estão em busca de conexões com outras mulheres mergulhadas no ofício da escrita. Ao longo de 4 encontros, Aline trará diversas provocações e ensinamentos e dará feedbacks particulares sobre os textos produzidos. Durante as aulas, vai se debruçar sobre alguns dos pilares essenciais para quem deseja narrar uma história: temas, personagens, cenas e a edição do próprio texto.


1. 

OBSESSÕES TEMÁTICAS: INFÂNCIA E SOLIDÃO  (07/01, 19h-21h)

Entenda o processo criativo, a jornada artística da autora e suas obsessões temáticas. Solidão e infância são temas presentes em seus dois romances: O Peso do Pássaro Morto (2017) e Pequena Coreografia do Adeus (2021). Mas como temas únicos podem render tantas possibilidades de histórias? O que é preciso para  descobrir as nossas próprias obsessões e transformá-las em um projeto literário de fôlego? A  partir da sua experiência, Aline expõe sua rota pessoal e propõe exercícios de escrita para fazer com que  você enxergue, ao longo do seu caminho, as forças e desejos que moram em suas palavras.  

2. CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS  (14/01, 19h-21h)

Como encontrar quem protagoniza suas histórias? O que significa construir um bom personagem? As  personagens de Aline (mulheres, em sua maioria) podem ser vistas pelo leitor como figuras que habitam  um palco, a declamar poesia e a dançar as dores da vida. Personagens cativantes, complexas,  verossímeis e intensas. É a partir desse olhar sensível aplicado em sua obra que Aline irá te direcionar na construção de personagens, enfatizando o que considera  mais importante nesse caminho, levantando reflexões e experimentos por meio de exercícios criativos.  

3. CENAS E CAPÍTULOS: INÍCIOS E FINS (21/01, 19h-21h) 

Há o tema, há o personagem e há tudo que acontece que dá vida e movimento a ambos: as cenas – o  começo, o meio e o fim dos acontecimentos. Mais uma vez bebendo da fonte da dramaturgia, Aline é  mestre em apresentar cenas intensas, cheias de movimento e ritmo poético. Mas o que ela  considera ao criar uma cena? Como se deve buscar ambientar o leitor no universo até então apenas imaginado pelo escritor? E como saber o momento de iniciar ou finalizar cenas e capítulos? É esse mergulho que daremos  no terceiro encontro. Ao fim, Aline irá propor um exercício final para um texto narrativo maior, que  busque unir todas as questões trabalhadas até então, a ser analisado e comentado por ela.  

4. ESCREVER É REESCREVER + SARAU DE ENCERRAMENTO (28/01, 19h-21h) 

Como trabalhar em uma ideia, aprendendo a primeiro tirá-la do papel, para só então lapidá-la? No  último encontro da oficina, Aline mostrará na prática o que busca ter mais atenção em relação ao texto  depois da primeira vez em que foi escrito. Como editar o próprio texto e treinar o olhar? Como  considerar um texto pronto? Aline também lerá alguns textos a serem comentados, de sua autoria e além, levando em conta os aprendizados da jornada para reflexões e abrindo espaço para uma partilha coletiva.


[ ALINE BEI ] 


Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. Formada pela PUC-SP em Letras e em artes cênicas pelo teatro-escola Célia Helena, estreou no mercado literário após ganhar o Prêmio Toca (criado por Marcelino Freire), que lhe garantiu a publicação de O peso do pássaro morto. Com ele, foi vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018, na categoria Melhor Romance de Autor com Menos de 40 anos. Em 2021, publicou o seu segundo romance, Pequena coreografia do adeus.


[ ORGANIZAÇÃO ]


Chicas & dicas é um projeto idealizado por Paula Medeiros. Começou com uma newsletter, enviada periodicamente com textos autorais e conversas sobre literatura e outras coisas bonitas. Em 2020, surgiu o Clube Chicas & livros fechado para assinantes – além de edições esporádicas abertas ao público. Em setembro de 2021, o Chicas & cursos nasceu da vontade de fortalecer conexões com o universo da literatura e da escrita dentro de um ambiente acolhedor.



Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

A voz literária que nos habita - Oficina de escrita com  Aline Bei | Chicas & cursos

Chicas & Dicas

Chicas & dicas é um espaço de trocas idealizado por Paula Medeiros. O projeto começou como uma newsletter, que hoje envia textos autorais e levanta conversas sobre literatura, arte e outras coisas boas da vida. Com o tempo, o projeto cresceu e sua comunidade de mulheres também, surgindo então o Clube Chicas & livros e outros eventos especiais. Em setembro de 2021, o Chicas & cursos nasceu da vontade de fortalecer conexões com o universo da literatura e da escrita dentro desse ambiente acolhedor.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.