Fale com o produtor

O evento já encerrou...

A Valise Mexicana Robert Capa, Gerda Taro e David Chim Seymor com Milton Guran

Carregando recomendações...

A Valise Mexicana Robert Capa, Gerda Taro e David Chim Seymor com Milton Guran

11 ago - 2025 • 18:30 > 11 ago - 2025 • 18:30

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

A Valise Mexicana Robert Capa, Gerda Taro e David Chim Seymor com Milton Guran

11 ago - 2025 • 18:30 > 11 ago - 2025 • 18:30

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

SERVIÇO


    Data: 11, 13 e 18/ago

      Horário: 18h30 às 20H30

        Local: encontros on-line (Via Zoom)


        ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

          Objetivo

              Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de:

                • Compreender a importância histórica e artística da Valise Mexicana no contexto do fotojornalismo e da fotografia de guerra.
                • Analisar as contribuições individuais de Robert Capa, Gerda Taro e David "Chim" Seymour para o registro da Guerra Civil Espanhola.
                • Debater as implicações éticas e os desafios da representação de conflitos através da fotografia.
                • Identificar as inovações estéticas e técnicas presentes nas fotografias da Valise.
                • Desenvolver uma visão crítica sobre a autenticidade, proveniência e curadoria de acervos fotográficos históricos.
                • Relacionar a Guerra Civil Espanhola com o cenário político e cultural da Europa na década de 1930.


                Conteúdo Programático

                Módulo 1: O Contexto da Guerra Civil Espanhola e a Ascensão do Fotojornalismo

                • A Espanha antes da guerra: As tensões sociais, políticas e culturais que levaram ao conflito.

                • O início da Guerra Civil: As facções em luta e as primeiras batalhas.

                • Paris e a cena fotográfica dos anos 1930: O florescimento do fotojornalismo e a busca por novas formas de narrar.

                • A imprensa ilustrada e a cobertura de conflitos: A importância crescente da fotografia na formação da opinião pública.


                Módulo 2: Os Protagonistas – Capa, Taro e Chim

                • Robert Capa: O mito e o homem por trás da câmera. Sua juventude, formação e a construção de sua persona lendária. Análise de seu estilo "próximo o suficiente" de fotografar.

                • Gerda Taro: A pioneira e a mártir. Sua trajetória, sua influência na carreira de Capa e sua contribuição audaciosa na frente de batalha. O legado de uma mulher fotógrafa em um campo dominado por homens.

                • David "Chim" Seymour: O humanista e o observador perspicaz. Sua abordagem mais sutil, focada nos impactos humanos da guerra e na vida cotidiana.

                • A dinâmica do trio: Como a colaboração entre eles moldou a cobertura da guerra e o que podemos aprender sobre a autoria e a coautoria em um projeto fotográfico.


                Módulo 3: A Descoberta da Valise Mexicana e Seu Impacto

                • A "lenda" da Valise: Os rumores e a busca pelo material desaparecido.

                • A redescoberta em 2007: O misterioso remetente e o trabalho de identificação e restauração dos negativos.

                • O significado do achado: O que a Valise revelou sobre a autoria das imagens, o trabalho dos fotógrafos e a própria história da guerra.

                • Desafios curatoriais e de preservação: Como lidar com um acervo de tamanha magnitude e importância.


                Módulo 4: Análise Visual e Temática da Valise

                • As frentes de batalha: Trincheiras, combates e o cotidiano dos soldados.

                • O impacto na população civil: Retratos da resistência, do sofrimento e da esperança.

                • Propaganda e contrainformação: Como as imagens eram usadas para influenciar a percepção pública.

                • Inovação e estilo: Análise das técnicas, composições e abordagens visuais de cada fotógrafo.

                • Imagens icônicas e suas histórias: O "Soldado Caído" e outros registros que marcaram época.


                Módulo 5: Ética, Memória e Legado

                • A ética do fotojornalismo de guerra: O papel do fotógrafo, a responsabilidade de retratar o sofrimento e a busca pela verdade.

                • A construção da memória histórica: Como as imagens da Valise Mexicana moldam nossa compreensão da Guerra Civil Espanhola.

                • O legado de Capa, Taro e Chim: A influência de seus trabalhos no fotojornalismo moderno e na compreensão da fotografia como documento histórico.

                • Debate e reflexão: A importância de revisitar e reinterpretar acervos históricos à luz de novas informações.


                  Bibliografia Sugerida (entre outros)

                  • COLE, Teju. Black Paper: Writing in a Dark Time. Random House, 2021.

                  • EDELMAN, Bernard. The Mexican Suitcase: The Rediscovered Civil War Negatives of Capa, Taro, and Chim. Steidl / ICP, 2010.

                  • GEFTER, Philip. Photography After Frank. Aperture, 2009.

                  • ROSENBLUM, Naomi. A World History of Photography. Abbeville Press, 2007.

                  • SARASIN, Philipp. Photography and Its History. University of Chicago Press, 2017.


                    Professor

                    Milton Guran é fotógrafo, curador e antropólogo, doutor em Antropologia (EHESS, França, 1996), com pós-doutorado na USP (2004-2004), e mestre em Comunicação Social (UnB, 1991). Foi professor da Universidade de Brasília, da Universidade Gama Filha e da Univerisdade Candido Mendes, onde criou o curso de pós-graduação Lato Sensu Fotografia como instrumento de pesquisa na Ciências Sociais. É  pesquisador do LABHOI – Laboratório de História Oral e Imagem da UFF e curador independente na área da fotografia, com exposições realizadas em inúmeros museus e galerias no Brasil e no Exterior. 

                    Dentre suas publicações autorais, destacam-se Encontro na Bahia 1979 (1979), Linguagem fotográfcia e informação (1992)  Agudás – Os Brasileiros do Benin (2000), Agoudas – les Brésilen du Bénin (2010), Architecture Agouda au Bénin et au Togo (com Roberto Conduru, em 2016), Gente não é lixo (com Ana Sallas, 2020), e o site www.acervoaguda.com.br, projeto ganhador do Prêmio Rumos  Itaú, dentre outras obras e artigos no campo da fotografia e da antropologia. 

                    Como editor, coordenou o livro “Brasilia ano 20 – Depoimento de 35 fotógrafos” (AGIL, 1980); “Perfil do Poder”, de Orlando Brito (AGIL, 1981); a coleção Antologia Fotográfica – Walter Firmo, Juca Martins e Fotógrafos Pioneiros do Rio de Janeiro, organização de Pedro Vanquez (AGIL/Dazibao, 1989 – 1990); O Processo Constituinte (AGIL, 1988), além de inúmeros catalogos de exposições fotográficas no Brasil e no exterior.

                    Foi um dos fundadores da AGIL Fotojornalismo (Braasília, 1980) e fotógrafo do Museu do Indio (Rio de Janeiro, 1986-89). Desde 1978 tem produzido uma vasta documentação sobre os povos originários no Brasil e sobre questões identitárias na África Ocidental. Em 2003, criou o FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, inicialmente bienal depois anual, que este ano realiza a sua décima-quarta edição. 

                    Ganhador por duas vezes do Prêmio Marc Ferrez da Funarte, da Bolsa Vitae, do Rumos Itaú - Patrimônio e dos prêmios ORI, da Prefeitura do Rio, e Orilaxé do Afroreggae, foi agraciado com a Ordem do Rio Branco e com a Ordem do Mérito Cultural do Governo Federal. 


                OBSERVAÇÃO: Link para participação da aula será enviado via email ou whatsapp.


                POLÍTICA DE CANCELAMENTO

                 

                Sobre cancelamento do curso/workshop por parte do aluno:

                •         Com 7 dias de antecedência: reembolso integral;
                •         Entre 6 dias e 48h antes do início do evento: reembolso de 50%;
                •         Últimas 48h antes do início do evento e o não comparecimento; ao evento: sem reembolso.

                 

                Sobre cancelamento ou adiamento do curso/workshop por parte do Ateliê Oriente:

                A realização do curso nas datas agendadas está sujeita a um número mínimo de participantes. Caso não seja atingido o quórum, ou por motivos de força maior, adiaremos a data de início em 15 dias. Você será avisado na data anterior e poderá optar em continuar matriculado ou ter os valores pagos restituídos integralmente num prazo máximo de sete dias.



                Solicitar o cancelamento através do e-mail: [email protected]

                Política do evento

                Cancelamento de pedidos pagos

                Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

                Saiba mais sobre o cancelamento

                Edição de participantes

                Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

                Saiba como editar participantes
                Termos e políticas

                Como acessar o evento

                Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

                Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

                Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

                Saiba mais sobre o acesso a eventos online

                Sobre o produtor

                organizer

                Ateliê Oriente

                Possui como missão estimular e promover a troca de conhecimentos práticos e teóricos voltados para a criação fotográfica através de cursos, palestras, workshops, imersões, debates e residências artísticas, além de expor trabalhos que tenham a fotografia como seu principal pilar.

                Carregando recomendações...

                Métodos de pagamento

                Parcele sua compra em até 12x

                Compre com total segurança

                Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

                Google Safe BrowsingPCI compliant

                Precisando de ajuda?

                Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.