O CRBio-04 promove no dia 24 de julho, às 10h, a 27ª edição do Papo com Biólogos, evento que se propõe a debater temas pertinentes a profissionais e estudantes de Ciências Biológicas, sempre com a presença de especialistas.
O tema desta edição será “A tríplice epidemia: a atuação dos biólogos contra a dengue, zika e chikungunya”. Para discutir o assunto o CRBio-04 convidou os biólogos Betânia Drumond, doutora em Microbiologia pela UFMG que atua em pesquisas de evolução e filodinâmica de arbovírus, e Sérvio Pontes, doutor em Ecologia pelo Imperial College que estuda a prevalência de doenças tropicais em cenários de mudanças climáticas. A mediação ficará por conta do biólogo Roberto Gil, integrante da Comissão de Biotecnologia do CRBio-04.
O evento será on-line, gratuito e com emissão de certificado para os participantes. A transmissão será pelo canal do Conselho no YouTube.
Betânia Drumond
Possui graduação em Ciências Biológicas, com Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado em genômica pelo Instituto René Rachou-FIOCRUZ/MG. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, membro dos Programas de Pós-graduação em Microbiologia e Microbiologia Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Microbiologia/Virologia, Biologia Molecular e Genômica, atuando nas linhas de pesquisa de diagnóstico molecular, epidemiologia molecular, evolução e filodinâmica de vírus, especialmente arbovírus. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (biênio 2023-2024), representante de área Virologia na Sociedade Brasileira de Microbiologia (biênios 2019-2020 e 2021-2022).
Sérvio Pontes
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMG (1989), Mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG (1993), Doutorado em Ecology pelo Imperial College at Silwood Park, University of London (1998), e Doutorado em Parasitologia pela UFMG (2023). É colaborador do Laboratory of Malaria and Vector Research do National Institute of Health (LMVR/NIH, USA). É membro fundador do projeto internacional IBISCA (Investigating the biodiversity of Insects in Soil and Canopy) e membro fundador do Azorean Biodiversity Group, ligado à Universidade de Ciências Agrárias dos Açores. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Ouro Preto. É orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia da UNICAMP (nota 5), UFV (nota 5) e UFOP (nota 4) e do Programa em Ciências Biológicas (nota 5) do NUPEB-UFOP. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Evolução de Interações Parasitas-Hospederios. É coordenador do Grupo de Pesquisa no Diretório CNPQ "Ecohealth: Interações parasita-hospedeiro e ecologia das infecções". Foi idealizador, um dos criadores e por duas vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Também é um dos idealizadores e proponentes da criação do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Foi coordenador do Núcleo de Biologia da UFOP - NUPEB - de 2022 a 2023.