05 fev - 2022 • 20:00 > 05 fev - 2022 • 22:00
05 fev - 2022 • 20:00 > 05 fev - 2022 • 22:00
SINOPSE
A cidade de Águas do Sul comemora 10 anos da fundação de sua Estação Termal, principal fonte de renda de seus habitantes. Quando se revela que as águas das termas estão contaminadas, evidenciam-se os diversos e conflitantes interesses dos representantes da ciência, do governo, da imprensa, dos comerciantes e dos acionistas da Estação.
Transmitido simultaneamente das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Viamão (RS), o espetáculo imersivo e interativo "A TRAIDORA" acontece on-line, ao vivo e pode ser assistido de qualquer lugar pela plataforma Zoom, a partir de 29 de janeiro de 2022, em curtíssima temporada, com apenas 4 apresentações, nos sábados e domingos, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo Sympla.
"A Traidora" tem seu texto adaptado da peça “Um Inimigo do Povo”, obra prima do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, que exalta as contradições humanas e a falência do indivíduo diante da unanimidade. O texto foi escrito em 1882, mas as questões levantadas pela história mostram-se extremamente atuais. A adaptação do texto, feita durante a oficina pelos próprios participantes, transferiu a história da Noruega para Águas do Sul, pequena cidade fictícia brasileira. Além disso, os eventos da história, que antes se passavam no final do século XIX, agora acontecem nos tempos atuais, durante a pandemia de coronavírus, que passa a fazer parte da narrativa. A trama, que no texto original se estendia por alguns dias, agora acontece em tempo real e acompanha o período de uma hora e meia na vida de seus personagens.
A peça acontece na data em que a cidade de Águas do Sul comemora 10 anos da fundação de sua Estação Termal, principal fonte de renda de seus habitantes. Quando se revela que as águas das termas estão contaminadas, evidenciam-se os diversos e conflitantes interesses dos representantes da ciência, do governo, da imprensa, dos comerciantes e dos acionistas da Estação.
Durante a apresentação, os espectadores têm a sensação de que estão flagrando eventos reais e não uma encenação. Nessa montagem imersiva e interativa, o público espia a videoconferência dos moradores da cidade de Águas do Sul, acompanhando bem de perto esse encontro virtual, testemunhando suas negociações e tendo a oportunidade de conhecer diversos ambientes das casas de cada um deles. Os espectadores chegam, inclusive, a participar das decisões municipais, ao responder a uma enquete levantada na assembleia da cidade.
Depois da sessão, o elenco continua no Zoom para uma conversa com os espectadores.
"A Traidora" é resultado da Oficina de Teatro Imersivo, oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com a Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo e ministrada pela diretora teatral Adriana Câmara.
FICHA TÉCNICA
Elenco:
Claudia Rodrigues (Thereza)
Clenir dos Santos (Heloísa)
Diego Maia (Pedro)
Flávia Lessa (Astrid)
Marié (Valentina)
Direção: Adriana Câmara
Cenário: Claudia Rodrigues, Clenir dos Santos, Diego Maia, Flávia Lessa, Marié
Figurino: Claudia Rodrigues, Clenir dos Santos, Diego Maia, Flávia Lessa, Marié
Produção de arte: Claudia Rodrigues, Clenir dos Santos, Diego Maia, Flávia Lessa,Marié
Programação visual: Marcelo Laurentino
Assessoria de imprensa: Diego Maia
Marketing digital: Flávia Lessa
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Oficina de Teatro Imersivo
"A Traidora" é resultado da Oficina de Teatro Imersivo, oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com a Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo e ministrada pela diretora teatral Adriana Câmara.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.