07 mar - 2024 • 19:30 > 07 mar - 2024 • 21:30
Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.
Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor, ministrando cursos de Humanidades, em especial História e Filosofia. Além disso, pesquisa elementos históricos e filosóficos do século XX, baseado na Teoria Crítica, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.
E-mail: [email protected]
Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília)
Datas das aulas: 07/03, 14/03, 21/03, 28/03
Gravação disponível até: 28/04
Via Google Meet
Aula 01 (07/03) – Introdução e contextualização
No centro de um complexo conflito entre os chamados “ocidente” e “oriente médio”, a questão da Palestina surge como um caso histórico basilar para uma honesta compreensão e pesquisa acerca dos incontáveis conflitos na região. A fim de estudarmos as origens e histórias que tomam a Palestina como sujeito e objeto, vamos analisar e interpretar o livro do famoso intelectual Edward Said “A questão Palestina”, de 1992. A primeira aula consistirá em introduzir conceitos e aspectos que servirão de base para a continuidade do curso, cujo conteúdo será voltado em analisar os capítulos do livro, interpretá-los, e posteriormente, uma conversa aberta sobre os tópicos da aula.
Obras analisadas
Capítulo 1 - A questão da Palestina
Análise de pinturas e esculturas sobre o contexto e sua crítica
Aula 02 (14/03) - O Sionismo e os Palestinos
O segundo capítulo do livro aborda o conceito de sionismo e analisa tais ideias e práticas sob a ótica das vítimas, ou seja, os palestinos. Exploraremos as políticas e práticas sionistas que impactaram negativamente a população palestina nativa, incluindo a expulsão de terras, a violência e a negação dos direitos básicos. Discutiremos como essas experiências moldaram a resistência palestina e influenciaram as dinâmicas do conflito envolvendo a questão judaica, os palestinos e europeus.
Obras analisadas
Capítulo 2 - O sionismo do ponto de vista das vítimas.
Análise de fotografias e pôsteres sobre a questão Palestina.
Aula 03 (21/03) - Libertação e independência
Na terceira aula, examinaremos o terceiro capítulo do livro, que aborda os movimentos em direção à autodeterminação palestina. Analisaremos os esforços diplomáticos, as lutas de libertação nacional e as tentativas de construir instituições políticas palestinas. Discutiremos os desafios enfrentados pelos palestinos na busca por reconhecimento internacional e soberania, bem como as respostas de Israel e da comunidade internacional a essas demandas políticas, sociais, econômicas, culturais e religiosas.
Obras analisadas
Capítulo 3 - Rumo à Autodeterminação Palestina.
Análise de vídeos, podcasts e reportagens sobre o tema.
Aula 04 (28/03) - Acordos internacionais e perspectivas futuras
Na última aula, exploraremos o quarto capítulo do livro, que examina a questão palestina após os Acordos de Camp David. Analisaremos os eventos e desenvolvimentos políticos que se seguiram à assinatura desses acordos, incluindo os desafios enfrentados na implementação dos compromissos acordados. Discutiremos as consequências desses eventos para o processo de paz, as negociações subsequentes e as perspectivas de resolução do conflito palestino-israelense no fim do século XX e início do XXI.
Obras analisadas
Capítulo 4 - A Questão Palestina Após Camp David
Análise de poesias e quadrinhos sobre as reflexões da aula
Bibliografia
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ADORNO, Theodor W. ; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
_____. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume 1 – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
CLEMESHA, Arlene Elizabeth. História Árabe, Disciplina Acadêmica e Visão de Mundo. in: Revista de estudos árabes e das culturas do Oriente Médio. São Paulo. DLO-FFLCH/USP, 2016.
CHILVERS, Ian. História Ilustrada da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
HODGE, Susie. Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas. São Paulo: Olhares, 2021.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, o Breve Século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SAID, Edward W. A questão da Palestina. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
_________________________________________________________
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected]
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Débora Tavares
Especialista na obra de George Orwell. Mestra e doutora em literatura pela USP.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.