Login
O evento já encerrou...
A MENTE CAPTA
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

A MENTE CAPTA

7 nov - 2020 • 17:00 > 18:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

"Tudo o que eu fazia era ironizar, debochar. Eu usava todo o meu talento para atingir aquele objetivo, assim como quem tem um compromisso político para provar que dois mais dois são três. Hoje eu me integro no mundo fascinante, maravilhoso, complexo e misterioso que é a minha vida, a minha existência (...) apesar de todo o horror que eu sofri, sempre tive capacidade de rir (...) e o humor é um bálsamo que faz atravessar tudo e está pronto para começar de novo". 


Mauro Rasi


Uma sala de terapia onde todos são atendidos ao mesmo tempo por uma doutora nada ortodoxa; essa é a premissa de “A Mente Capta”. O texto é de 1982, mas os problemas apresentados continuam atuais: carência afetiva, desprezo dos pais, dificuldades em relacionamentos; todos esses empecilhos são discutidos na minúscula sala onde a doutora Rosa Cruz (vivida por Leandro Austin) atende. Mas ao invés de recorrer a velhos conhecidos da psicanálise, como Freud e Jung, a especialista prefere recorrer a métodos nada recomendáveis e até se refere a seus pacientes como “doidos”.

 

Sempre foi o desejo do diretor Bruno Seixas dirigir o texto. Ele foi assistente de direção em uma montagem da peça com Regiana Antonini (autora de “Doidas e santas”).  O processo reforçou o estudo do teatro físico, a qual Seixas, já está acostumado “Sempre me inspirei muito na Regiana Atonini, com quem eu desenvolvi um trabalho de teatro físico baseado nas técnicas de Grotowsky”, pondera o diretor.

 

São 14 personagens se revezando no palco, e segundo Bruno Seixas, é uma peça da qual se pode assistir diversas vezes: “Cada personagem tem seu momento, você pode ir um dia para ver um e no outro, prestar atenção em um diferente” conclui.  Ainda de acordo com o diretor, a criação da peça foi fruto de um trabalho coletivo entre os atores e a direção: “Eles trouxeram as propostas, algumas eu gostei, outras não, fui selecionando e fomos criando juntos” finaliza.

 

 

Sobre o diretor

 

Bruno Seixas e ator e diretor, formado pela Cia de Teatro Contemporâneo, além de ter passagens pela CAL e Tablado. Participou de mais de 50 peças, além de ter atuado em novelas da Globo e Record além de séries no canal Multishow. Ganhou o prêmio de melhor ator no CINEFEST universitário 2016.

 

Sobre o autor

 

Mauro Rasi foi um dramaturgo paulista de grande sucesso, principalmente nos anos 80, escrevendo sucessos como “Batalha de arroz em um ringue para dois” e “A estrela do lar” (estrelado por Marieta Severo). Nos anos 90, se dedicou à crônicas e textos para jornais de grande circulação, como “O Globo”. Morre em 2003, vítima de um câncer de pulmão.

 

Ficha técnica

Direção: Bruno Seixas

Elenco: Beatriz Lima, Bruno Seixas, Carolina Marques, Leandro Austin, Léo Alcantara, Margot Quintão, Thalita Rocha e Walter Farias

Trilha sonora: Raphael Piquet

Figurinos: Margo Quintão

Design Gráfico: Matheus Nicolau

Op. de Som: Akauas Pena

Assessoria de Imprensa: Júlio Luz

Realização: Duas Encena Produções Artísticas & Lamparina Produções Culturais

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

A MENTE CAPTA

Júlio Luz

Júlio Luz Júlio Luz, professor, diretor, produtor e ator. No mercado há 21 anos. Diretor da Lamparina Produções Culturais. Coordenou a Casa Aguinaldo Silva de Artes (SP), no período de 2018 a 2019. Formado em licenciatura em Teatro pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente cursando Licenciatura em História. Leciona na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo nas disciplinas: História do Teatro Mundial e Brasileiro. Lecionou o curso Assist. de Produção Cultural, na Faetec, nas EAT – Escola de Artes

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.