Objetivo do evento
O observatório tem por objetivo se constituir como um espaço permanente e aberto no sentido de fortalecer a integração entre a universidade, os sistemas educativos, sindicatos e associações profissionais, em torno dos debates sobre as relações de trabalho docente. Será um espaço voltado ao debate, à troca de experiências, de formação política, socialização e disseminação de informação.
Público-alvo
Professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação, Estudantes de Pós-graduação e representante de entidades sindicais.
Tema: Entre o Desmonte e a Resistência: A Reforma Administrativa e os destinos da educação pública.
Ementa:
A Reforma Administrativa proposta pela PEC no 38/2025 expressa a continuidade do projeto neoliberal de reconfiguração do Estado brasileiro, convertendo a política em gestão e o direito social em mercadoria. Sob a retórica da eficiência, governança e austeridade, oculta-se um processo de desmonte institucional, precarização do trabalho público e subordinação das políticas educacionais à lógica do mercado. Trata-se de uma contrarreforma que aprofunda a despolitização do Estado e legitima a desigualdade como produto natural da técnica. Ao reduzir o servidor a operador de metas, desloca-se o eixo da ação pública da redistribuição para o controle, instaurando uma racionalidade contábil e autoritária. Esta discussão busca problematizar os efeitos sobre a educação pública e as possibilidades de resistência, reconstruindo o sentido político do comum e da ação coletiva frente ao avanço da servidão neoliberal.
Participação:
Prof. Ms. Cacau Pereira
Cacau Pereira é advogado com Especialização em Direito Público e Previdência Complementar. Mestre
em Educação. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).
Responsáveis:
Prof. Dr. Evaldo Piolli
Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani
Prof. Dr. Iraci José Francisco