Painel: Elaboração de Projetos para o Fundo Estadual de Cultura - FEC
Oficineiro: Thaynã Fernandes Araujo Paes
A proposta dessa ação formativa é a realização de um painel com a temática “Elaboração de Projetos para Fundo Estadual de Cultura (FEC)”, com duração de 0:50 minutos. Para realização do painel/palestra contarei com apresentação em power point, com material autoral em linguagem acessível sobre projetos já elaborados e aprovados no edital do Fundo Estadual de Cultura.
A apresentação abarcará os temas:
- Finalidades e critérios do Fundo Estadual de Cultura;
- A leitura do Edital;
- Considerações a escrita das etapas do edital;
- Público Alvo, Resumo, Descrição, Justificativa, Objetivos, Sustentabilidade, Detalhamento das atividades, Público Alvo, Acessibilidade ao
Público, Democratização do Acesso, Produto Cultural, Plano de Divulgação, Fontes de Patrocínio, Cronograma de Atividades, Metas, Despesas.
- Considerações sobre o Currículo do Proponente e da Equipe.
A apresentação terá como base os editais FEC Nossa Cultura e Culturas Populares 2019, e na medida do possível, serão esclarecidas algumas dúvidas dos participantes. A apresentação será com maior foco a entidades da sociedade civil, com ou sem CNPJ no intuito de auxiliar, organizações, artistas, grupos e coletivos culturais a acessar essa importante fonte de fomento no Estado de Minas Gerais.
Tendo em vista o enorme potencial de produção artística e cultural no Estado de Minas e a dificuldade dos fazedores de cultura e arte ao acesso a mecanismos de fomento, acredito que esse curso, realizado em linguagem acessível, poderá auxiliar na redução dessa distancias.
É de suma importância que haja mais capacitações da classe artística a acessar o edital do Fundo Estadual de Cultura, das capacitações para elaborações de projeto a maior parte é privada e em grande maioria não são voltadas a esse mecanismo do Fundo Estadual de Cultura. A proposta desse painel/palestra tratará as especificidades exigidas na escrita de projeto para o FEC.
Sobre o oficineiro:
Possui experiência em elaboração e aprovação de projetos no Fundo Estadual de Cultura, sobretudo para entidades culturais da sociedade civil, com e sem cnpj, experiência em educação popular, educação patrimonial e museal.
** Este painel faz parte da programação da 1ª edição do 7 Faces Multicultural - Festival de Empreendedorismo Cultural", realizado pelo Grupo Carla Lisboa, com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais.
** Mais informações sobre este evento e programação completa, no endereço: www.grupocarlalisboa.com.br/7facesmulticultural