O evento já encerrou...
6ª Oficina Temática da Agricultura Familiar e PNAE 2021
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

6ª Oficina Temática da Agricultura Familiar e PNAE 2021

16 dez - 2021 • 14:00 > 16:00

Evento Online via RNP Conferência Web

Descrição

A Agricultura Familiar vem apresentando significativos avanços nas últimas décadas, passando a ser reconhecida pela sua contribuição à soberania e segurança alimentar e nutricional, tornando-se uma ferramenta de transformação nos padrões de consumo alimentar da sociedade brasileira. Como estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e do Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como uma de suas diretrizes o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos à aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar local. Com a implementação do disciplinado no art. 14 da Lei nº 11.947/2009, ao longo desses doze anos, pode-se constatar uma expressiva modificação nos cardápios servidos nas escolas públicas do país. Entre as transformações observadas, alimentos processados passaram a ser substituídos por gêneros alimentícios saudáveis produzidos por agricultores familiares, em geral, da própria região. Em muitas unidades escolares, na alimentação escolar, o alunado consome os gêneros alimentícios produzidos por sua família. Essa ação de inserção de alimentos da agricultura familiar na alimentação escolar integra uma política que busca atender de forma mais saudável e sustentável às necessidades nutricionais dos estudantes e fomentar o desenvolvimento desse segmento para o PNAE, em especial, no que diz respeito às formas alternativas de produção e comercialização de alimentos, que são características da agricultura familiar. O processo de aproximação e parceria entre a demanda da alimentação escolar e a produção da agricultura familiar representa para o agricultor um importante canal de comercialização e geração de renda com regularidade, o que possibilita, além do planejamento constante, a certeza de poder assumir compromissos futuros. Isso contribui para a inclusão produtiva, a geração de emprego no meio rural e estimula o fortalecimento de associações e cooperativas desse segmento. Para os estudantes que recebem alimentação do PNAE, significa garantia de produtos de melhor qualidade na escola, formação de hábitos alimentares saudáveis e respeito à cultura e aos hábitos alimentares regionais. Os reflexos dessa ação contribuem, junto com outras políticas públicas, para a prevenção de doenças crônicas como a obesidade infantil, diabetes e outras.

Nessa perspectiva, buscando qualificar o processo de compras da agricultura familiar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do PNAE, vem promovendo o projeto das Oficinas Temáticas da Agricultura Familiar e PNAE - 2021, direcionado a todos os atores sociais envolvidos de alguma forma na execução do PNAE. As oficinas vêm sendo realizadas de forma remota, tendo em vista permanecermos em período pandêmico. O período de realização das seis oficinas é de julho a dezembro de 2021, com cronograma mensal, tratando do passo a passo para compra da Agricultura Familiar para o PNAE. As oficinas estão sendo gravadas, e todo material está sendo disponibilizado no Portal de Educação Corporativa do FNDE, no link: https://www.fnde.gov.br/educacaocorporativa/index.php?option=com_content&view=article&id=57:oficinas-tematicas-agricultura-familiar-pnae&catid=17&Itemid=101.    

E para concluir esse projeto, no dia 16 de dezembro de 2021, das 14 às 16h, será realizada a 6ª Oficina, abordando o nono passo “Contrato com Agricultores Familiares”, e o décimo passo “Termo de Recebimento e Pagamento dos Agricultores” desse processo de compra. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 30 de novembro de 2021, pelo site do FNDE.

Programação





Perguntas frequentes

 

        Como faço para efetivar a minha inscrição? 

Para se inscrever vá ao canto superior direito desta tela, clique no botão + e selecione 1 inscrição, em seguida clique no botão verde para continuar sua inscrição.
Preencha com seus dados e pressione o botão verde finalizar.

 


*As inscrições não serão realizadas via e-mail nem na opção “Fale com o Organizador. ”

 

        Como acessar o evento?

 

Basta acessar no link abaixo, na data e horário de acordo com a programação:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/educacao-corporativafnde

 

Como serão esclarecidas as dúvidas?

 Ao final das apresentações, o moderador selecionará algumas perguntas que serão respondidas pelos palestrantes.

  

O evento possui lista de presença?

Não, o Encontro não possui lista de presença, basta acessar o link abaixo, na data e horário de acordo com a programação:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/educacao-corporativafnde

 

O evento ficará gravado?

O evento ficará gravado e disponibilizado em breve no canal do FNDE no Youtube.

 

        Como ter acesso ao certificado de participação no evento?

 O certificado de participação será enviado após a finalização do evento para o e-mail cadastrado no ato da inscrição, em até cinco dias úteis. Somente as pessoas com a inscrição confirmada receberão o certificado.

 

Como corrigir o nome errado ou incompleto após o recebimento do certificado?

O nome que aparece no certificado de participação é o mesmo informado na inscrição. Caso tenha escrito o nome errado gentileza encaminhar nome correto completo e nome do evento que participou para o e-mail: [email protected] 

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

6ª Oficina Temática da Agricultura Familiar e PNAE 2021

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal criada pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, e alterada pelo Decreto–Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969, é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Para alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública, o FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.