O evento já encerrou...
4º SEMIDEC - "Seminário Museus em Diálogos e Conexões" - A representatividade como realidade museal
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

4º SEMIDEC - "Seminário Museus em Diálogos e Conexões" - A representatividade como realidade museal

11 ago - 2022 • 08:00 > 13 ago - 2022 • 19:30

Evento Online via Youtube

Descrição

4º SEMINÁRIO "MUSEUS EM DIÁLOGOS E CONEXÕES": A REPRESENTATIVIDADE COMO REALIDADE MUSEAL

 

O Seminário Museus em Diálogos e Conexões – SEMIDEC é uma iniciativa do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Em sua quarta edição, a se realizar entre os dias 11 e 13 de agosto de 2022, tem como tema "A representatividade como realidade museal". O objetivo deste Seminário é abordar os desafios e as estratégias adotadas por instituições museológicas e culturais para a promoção da cidadania, do respeito à diversidade social e da inclusão de narrativas e acervos que dialoguem com grupos sociais minorizados. 

A programação do 4º SEMIDEC, formada por palestra de abertura, mesas redondas, oficina e painéis temáticos, estimula a participação de pesquisadores, educadores, estudantes e outros profissionais que agem, nos seus vários âmbitos de atuação, a partir de práticas antirracistas, decoloniais e plurais. Desejamos refletir e debater sobre práticas inclusivas em museus, centros de memórias, escolas, praças e outros espaços culturais que apresentem reflexões teóricas e metodológicas, além de pesquisas voltadas para a prática museológica no Brasil.

O 4º Seminário Museus em Diálogos e Conexões: A representatividade como realidade museal é um evento pensando como um espaço-fórum de abordagens diversas e olhares múltiplos, abrindo espaço para trazer problemáticas, dialogar, socializar experiências e intercâmbios, tornando assim, indispensável a reflexão sobre como os museus estão reagindo e trabalhando a partir de patrimônios invisibilizados ou hierarquizados.


EVENTO COM CERTIFICADO DE 30 HORAS!!


PROGRAMAÇÃO



Oficina - Públicos Minorizados e as Experiências em Espaços Culturais


Dia 11/08/2022 

Horários

Matutino: 09h - 11h Cuiabá / 10h - 12h Brasília

Vespertino: 14h - 16h Cuiabá / 15h - 17h Brasília

Carga Horária - 4 horas

Ministrante: André Fonseca/SP


Solenidade de Abertura

Dia 11/08/2022 

Horário: 18h30 Cuiabá / 19h30 Brasília


Palestra de Abertura - Educativos e Diversidade Racial – Caminhos a Seguir

Dia 11/08/2022 

Horário: 19h Cuiabá / 20h Brasília

Palestrante: Renata Bittencourt - Instituto Moreira Salles/SP

Mediadora: Viviene Lozi - Museu de Arte Sacra de Mato Grosso/MT


Mesa Redonda 1 - Decolonialidade, Racismo e Antirracismo: o Lugar das Mulheres nos Acervos Museológicos

Dia 12/08/2022 

Horário: 9h Cuiabá / 10h Brasília

 

Palestrantes: Elisabete Edelvita Chaves da Silva - FIOCRUZ/RJ; Daisy Santos - Museu da Abolição/PE; e Nayara Passos - Oficina Brennand/PE

Mediadora: Daiane Carvalho - Museu da Abolição/PE

 

Ementa: Os museus estão inseridos na sociedade e refletem as demandas contemporâneas de diferentes grupos sociais e sujeitos históricos. Porém, em um país em que mais da metade da população se autodeclara negra e parda, e a base da pirâmide social é formada por mulheres negras, os acervos dos museus brasileiros ainda não apresentam, ou mesmo não trabalham, com a representatividade de mulheres negras e pardas. Dessa forma, este subtema busca refletir sobre essa questão a partir de programas e ações que, de forma decolonial e antirracista, apresentem propostas que contribuam para a superação dessas exclusões nas instituições museológicas brasileiras.


Mesa Redonda 2 - O Poder das Comunidades entra nos Museus: Como a População, Acervos e Narrativas Dialogam

Dia 12/08/2022 

Horário: 14h Cuiabá / 15h Brasília

 

Palestrantes: Márcia Souza - Museu de Favela/RJ; Iderlan Santana e Rosa Maria Gonçalves - Museu Zabelê/PI; e Sandra Teixeira - Museu das Remoções/RJ

Mediadora: Denise Argenta - Museu de Arte Sacra/MT

 

Ementa: Em maio deste ano, completamos 50 anos da Mesa de Santiago do Chile que nos conclama a “Dotar a comunidade regional de melhores museus, concebidos à luz da experiência adquirida nos países latino americanos”. Ao longo dessas cinco décadas, novas e múltiplas experiências vêm sendo pensadas, geridas e implementadas. Por isso, o objetivo deste subtema é receber trabalhos que dialoguem com museus ou processos museológicos que formaram seus acervos e produzem suas narrativas com a participação efetiva das comunidades que habitam seus territórios.


Mesa Redonda 3 - Educação Museal e Narrativas: Construindo Pontes

Dia 12/08/2022 

Horário: 16h Cuiabá / 17h Brasília

 

Palestrantes: Lidiane Damaceno Krenak - Museu Akãm Orãm Krenak/SP; Larissa Machado - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira MUHCAB/RJ; e Desirree Reis - Museu do Samba/RJ

Mediador: Átila Tolentino - REM/PB

 

Ementa: A Portaria Ibram n° 422/2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Museal – PNEM, completa, em novembro de 2022, cinco anos. Em seu inciso V do Art. 4º, temos que é princípio da PNEM “assegurar, a partir do conceito de Patrimônio Integral, que os museus sejam espaços de educação, de promoção da cidadania, e colaborem para o desenvolvimento regional e local, de forma integrada com seus diversos setores”. Focado neste mesmo princípio, e ciente que a educação museal pode elaborar ações e programas que fomentem discussões e reflexões acerca de grupos ainda invisibilizados em museus brasileiros, este subtema propõe a submissão de trabalhos que apresentem a relação entre museus ou processos museológicos que dialoguem com as realidades de grupos e agentes locais, promovendo cidadanias múltiplas.


Mesa Redonda 4 - O Poder da Comunicação e a Decolonialidade em Museus

Dia 12/08/2022 

Horário: 18h Cuiabá / 19h Brasília

 

Palestrantes: Vivian Villanova - canal Youtube Vivieuvi/S; Francisco Sá Barretos dos Santos - UFPE/PE; e Henrique Cruz - Museu do Homem do Nordeste/PE

Mediador: Adson Pinheiro - Secult/CE

 

Ementa: Parece controverso pensar em museus e decolonialidade, visto que essas instituições são, elas mesmas, fruto de um projeto colonial. Porém, é possível reverter, mudar rotas, adequar caminhos, novas narrativas e arranjos dos museus brasileiros a partir de perspectivas decoloniais? Acreditamos que sim, de várias formas. Comunicar a partir de perspectivas decoloniais é parte fundante dos debates contemporâneos que, na cultura, colocam museus e demais instituições culturais no centro dessas discussões. Por isso, a proposta deste subtema é receber trabalhos que demonstrem o poder da comunicação em museus, seja por meio das exposições ou de outras formas, que operem no sentido de uma prática decolonizadora.


Mesa Redonda 5 - Outros Museus, Outras Histórias - Perspectivas para a inclusão

Dia 13/08/2022 

Horário: 9h Cuiabá / 10h Brasília

 

Palestrantes: Nila Rodrigues Barbosa - autora do livro Museus e Etnicidade: o Negro no pensamento museal/BH; Marisa Bueno e Leonardo Vieira - Museu da Diversidade Sexual/SP; e Leonardo Giovani Moreira Gonçalves - Museu Judaico/SP

Mediador: Tony Boita - Museologia LGBT/GO

 

Ementa: A representação das pluralidades de grupos sociais nos museus brasileiros não é uma preocupação recente. Há algumas décadas, estimulados pelos debates proporcionados pela Mesa de Santiago do Chile e pelas reflexões da Museologia Social, as instituições museológicas se puseram a pensar na diversidade de seus públicos, grupos e pessoas que habitam os territórios nos quais estão inseridos. De outra forma, fruto dessas discussões e pensando em colocar em prática a necessidade de democratização da memória, processos museológicos já nasceram sob a confluência dessas perspectivas. Sendo assim, este subtema receberá trabalhos que abordem como museus e processos museológicos estão desenvolvendo ações práticas que incluam, em suas narrativas, grupos historicamente minorizados.


Mesa Redonda 6 - Tecnologia, Novas Mídias e o Cotidiano dos Museus

Dia 13/08/2022 

Horário: 14h Cuiabá / 15h Brasília

 

Palestrantes: Rita Maia - UFBA/BA; Ana Paula Alves Ribeiro e Maria Alice Rezende Gonçalves - Museu Afro Digital da UERJ/RJ; e Alexandre Feitosa - Ibram sede/BSB

Mediadora: Úrsula Resende/UNIRIO

 

Ementa: Por causa do isolamento causado pela pandemia da COVID – 19, museus brasileiros, mais que em outros momentos, se viram impulsionados a participar do mundo virtual. Ao mesmo tempo, a partir de 2020, o Brasil viu aumentar movimentos que reivindicam inclusão social, democratização do acesso e representatividade da diversidade cultural, na busca pela construção de uma sociedade mais igualitária e plural. Esses debates tomaram as redes sociais e vêm sendo amplamente discutidos. Este subtema pretende receber trabalhos que apresentem de que forma os museus e processos museológicos brasileiros estão atuando na luta pela democratização do acesso e pela inclusão social, especialmente de grupos mais vulneráveis, a partir do ambiente virtual.



Painéis Temáticos

Dia 13/08/2022

Horário:

Início: 16h Cuiabá / 17h Brasília

Término: 18h30 Cuiabá / 19h30 Brasília



Mesa Redonda Rede de Educadores em Museus – REM

Dia 13/08/2022 

Horário: 18h30 Cuiabá / 19h30 Brasília

 

Palestrantes: Mona Nascimento – REM/BA; Marielle Gonçalves - Ibram sede/BSB; e Jonilken da Silva Almeida - REM/MT



INSCRIÇÕES GRATUITAS

 

 

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Educativo do Museu de Arte Sacra - MT

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.