07 jul - 2023 • 08:00 > 07 jul - 2023 • 17:00
07 jul - 2023 • 08:00 > 07 jul - 2023 • 17:00
Ingressos Gratuitos - Clique em (+) para inserir a quantidade.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE JÁ - PARA GARANTIR O SEU CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.
DESCRIÇÃO:
Fundada em 05 de novembro de 2004 por Dra. Zilda Arns, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) acompanha 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas mensalmente, através de visitas omiciliares, de maneira sistematizada, por meio de 25.000 (vinte e cinco mil) Líderes Voluntários em mais de 1.000 (mil) Municípios em todo Brasil. No Maranhão, ainda em processo de migração dos dados físicos para o eletrônico, já temos cadastrado no SIGPPI, 2038 pessoas idosas, sendo acompanhados por 516 líderes, que já registraram 10.650 acompanhamentos. A PPI tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua autorrealização (Pastoral da Pessoa idosa Nacional, 2023).
A Coordenação da Pastoral no Estado do Maranhão ao criar esse evento em 2016, que é bi-anual, teve por objetivo promover um espaço de debates e reflexões sobre o processo do envelhecimento, como uma etapa de vida, que precisa ser conhecida de modo a diminuir o preconceito e a invisibilidade da pessoa idosa em seu contexto familiar e comunitário, estimulando o seu protagonismo na busca por seus direitos. Esse fórum, sempre conta com parcerias interinstitucionais, de modo a envolver toda a Sociedade nesse espaço de construção do saber, onde a pessoa idosa é o centro de toda ação, sendo estimulada a estar presente desde o planejamento, até o seu desenvolvimento.
Esse ano de 2023, o tema escolhido reitera e reforça esse papel protagonista, que precisa o acompanhar durante todo seu ciclo vital, mas atuar de maneira consciente, no hoje, no aqui e no agora. Sua modalidade é presencial, mas com transmissão híbrida por meio dos canais do Youtube e Facebook da PPI Nacional e ocorrerá no mês dedicado aos avós, e como nossa homenagem a São Joaquim e Sant'Ana e aos avós do mundo inteiro.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE JÁ - PARA GARANTIR O SEU CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.
Programação Geral
08h - Sessão solene de Abertura Oficial do IV FÓRUM DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA DO ESTADO DO MARANHÃO
Transmissão simultânea
Recepção dos convidados e inscritos por atração cultural.
Execução do Hino Nacional – Solista do Corpo de Bombeiros
Local: Assembleia Legislativa – Auditório Fernando Falcão
Mestre de cerimônia: Arimatéa JuniorDiscentes do aluno do Curso de Eventos/IFMA
08h às 08h40 - Mesa de abertura:
08h40 às 9h00 - Conferência Magna de abertura: Os Impactos da PPI na vida das pessoas idosas, dos voluntários e da sociedade
09h00 às 09h40 - Idadismo, Ageísmo e Etarismo.
09h40 – Coral da Universidade Aberta da Universidade Estadual do Maranhão – UNABI – Coral vozes da Unabi/UEMA sob regência do maestro Chico Newman.
10h às 11h - Mesa redonda 1 – A interdisciplinaridade na promoção do protagonismo no processo do envelhecimento.
11h15 às 12h15 - Os desafios do SER protagonista nos diversos cenários vividos pela pessoa idosa.
12h20 às 14h – Intervalo de almoço
14 às 15h - Conferência: Caracterização das pessoas idosas no Brasil e Maranhão segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
15h10 – Grupo percussivo do SESC DEODORO
15h30 às 16h40 – Mesa 02 - Protagonismo, independência e autonomia – construindo o autocuidado.
16h40 – Homenagem aos avós (vídeo dos avós PPI) + sorteios de prêmios + Encerramento
Exposição de artísticas
Exposição 1
A temática “Velhice e ofícios tradicionais: quitandeiros(as) de São Luís” - Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico - exposição fotográfica que marca a quinta edição do Projeto Velhicidades.
Curadoras: Ana Carolina Gesualdo e Suellen de Jesus (discentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA-CCH)
Concepção e promoção: GEVCS – Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (IFMA-CCH)/Líder/GEVCS: Profa. Terezinha Campos Orientação curatorial: Profa. Rose de Lima (Márvore/IFMA-CCH) Diálogo: Rede Nacional de Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Maranhão (RENADI-MA) Colaboração/apoio: Prof. Adson Carvalho; Profa. Fernanda Evangelista (egressos do Curso de Licenciatura Artes Visuais do IFMA-CCH); Profa. Maria de Jesus dos Santos Diniz; Prof. Diego Lobato; Prof. Shigeaki Lima (UFMA).
As pessoas idosas retratadas:
Exposição 2
Exposição de pinturas da Oficina de artes plásticas e arteterapia do Projeto arte eventos e Artesanatos produzidos por meio do O Canto Arte do PAI que funciona há 17 anos no Centro Histórico de São Luís.
Instituição: Programa de ação integrada ao aposentado do Estado do Maranhão PAI/IPREV
Curadora: Arteterapeuta Teresa Moraes Rêgo
Atenção: Preencher corretamente o seu nome e e-mail ao fazer sua inscrição para o recebimento do certificado. Não nos responsabilizamos por erros de digitação. Somente inscritos aqui no Sympla irão receber o certificado.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Conectando Maturidade
Conecta Geros - Conectando Maturidade e Apaixonados por Gerontologia. [email protected]
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.