O evento já encerrou...
2º. Ciclo de Encontros Abertos - O (re)fazer e o vestir como estratégias de educação histórica
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

2º. Ciclo de Encontros Abertos - O (re)fazer e o vestir como estratégias de educação histórica

30 jun - 2022 • 15:00 > 17:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

O GPIMM (Grupo de Pesquisa Indumentária e Moda em Museus – IBRAM/CNPq) convida para a palestra O (re)fazer e o vestir como estratégias de educação histórica, a ser realizada pela historiadora Pauline Kisner do Espirito Santo em seu 2° Ciclo de Encontros Abertos no dia 30 de junho de 2022. O evento será online, gratuito e com certificado, mediante inscrição prévia.

As roupas acompanham a experiência humana do início ao fim. Somos recebidos no mundo envoltos em panos; e também vestidos nos despedimos dessa existência. As roupas são uma parte tão naturalizada do cotidiano que é fácil abstrair daquilo que vestimos. Dessa forma, esquecemos como roupas são sistemas simbólicos complexos, repletos de sentidos políticos, sociais e econômicos; assim como também são resultado de um acúmulo de saberes e fazeres invisibilizados com a industrialização.

Acervos de indumentária anteriores ao século XX são raros no Brasil, e as necessidades de conservação desses acervos muitas vezes impede o manuseio das peças. Tais fatores inviabilizam sua exposição e uma aproximação maior dos públicos em relação a peças de vestuário. Uma possível resposta a essa questão seria a produção de réplicas, o que abre um outro leque imenso de questionamentos: o que caracteriza uma réplica de um traje histórico? Como trazer esse objeto aos públicos sem incorrer na criação de um falso histórico? Como essa peça será feita e por quem?

Assim, esta palestra apresentará alguns casos de sucesso de pesquisadores independentes e instituições que desenvolveram projetos de réplicas, tanto para exposição, quanto para manuseio do público. Além disso, vamos ver também como foram abordados os impasses surgidos ao longo do processo; e como transformaram a própria experiência de criação da réplica em uma estratégia para o desenvolvimento de historical thinking.

Pauline Kisner é historiadora, professora e divulgadora histórica. Atualmente cria conteúdo educativo sobre História da Moda, nas linhas de história cultural e de história social, em diversas plataformas. Nascida numa família de mulheres que costuram, encontrou na recriação histórica uma maneira de unir duas grandes paixões: a costura e a pesquisa histórica. Pauline pesquisa técnicas de modelagem e de costura europeias dos séculos XVIII e XIX e recria os trajes do período. É mentora do Traje Brasilis, um projeto independente que se dedica a pesquisar e construir trajes históricos brasileiros, atualmente da década de 1780.

O Ciclo de Encontros Abertos do GPIMM conta com encontros periódicos online, gratuitos e disponíveis ao público interessado nos diálogos possíveis entre museus, moda e roupa como cultura material, numa perspectiva crítica e decolonial.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Grupo de Pesquisa Indumentária e Moda em Museus

O Grupo de Pesquisa Indumentária e Moda em Museus surgiu no âmbito de desenvolver pesquisas sobre moda, indumentária e museus dentro da perspectiva do próprio Instituto Brasileiro de Museus, fortalecendo o campo de estudos institucional a partir de seus acervos e de seus servidores, funcionários e pesquisadores. O GPIMM pretende fomentar o diálogo entre instituições da área, bem como gerar material e conteúdo para fins de exposição, eventos e ações educativas sobre acervos museológicos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.