Login
O evento já encerrou...
2º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

2º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa

6 jun - 2022 • 14:52 > 7 jun - 2022 • 20:00

Evento Online via Youtube

Descrição

“Quando não podemos mais mudar a situação, nós nos desafiamos a mudar nós mesmos”. A citação de Viktor Frankl, neuropsiquiatra e fundador da Logoterapia, é mais do que adequada para o momento atual que encaramos. Assim como a ressignificação de uma vida com sentido - tal como de um trabalho com sentido - nessa fase de assimilação pós-pandemia. Aprendemos nos últimos anos que não podemos controlar tudo. A vida segue imprevisível. Mas ainda somos responsáveis por aquilo que cultivamos e buscamos como propósito. E é a partir de nossas atitudes e das mudanças que nos propomos a fazer que podemos transformar nossa própria realidade e a de todos à nossa volta.

 

Nesta 2ª edição do Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa - “A hora de mudarmos a nós mesmos” buscamos em nossos debates a reflexão sobre como podemos tornar nossas vidas melhores, o ambiente de trabalho mais agradável, o cultivo de uma equipe feliz e motivada e, principalmente, a atenção ao corpo e a saúde mental. O autoconhecimento e o bem-estar são pautas urgentes e que vieram para ficar e é nosso papel agir. Em uma sociedade mais vulnerável a doenças mentais, é preciso ter consciência do impacto real de nossas escolhas. Seja no âmbito pessoal, seja como líder ou como membro de uma equipe. Afinal, é possível sim trabalhar sério com leveza.


Embarque nessa jornada junto aos principais líderes de RH e especialistas do setor.

Faça agora sua inscrição gratuita.




Para assistir ao primeiro dia, clique aqui.

Para assistir ao segundo dia, clique aqui.


PROGRAMAÇÃO - DIA 06 DE JUNHO



14h00 | ABERTURA com Márcio Cardial, Publisher e Diretor Geral da Plataforma Melhor RH


14h13 - 14h53 | PAINEL 01 | A hora de mudarmos a nós mesmos
Para liderar uma equipe feliz, você precisa antes ser feliz

Na lista de desafios das lideranças agora, ao lado das metas de produtividade, figura também a responsabilidade frente à saúde mental do seu time. E o principal: não basta ser apenas um discurso da boca para fora. Os gestores precisam servir de exemplo sobre aquilo que eles pregam. Neste painel, especialistas em Recursos Humanos e Felicidade Corporativa irão debater os desafios da educação corporativa frente ao novo cenário pela busca do equilíbrio. Como capacitar líderes para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, na busca por mais sensibilidade com os outros e consigo mesmo.

Participantes:

  • Márcio Harff, Gerente de Planejamento e Estratégia do Grupo PRO e Founder da FAS T&D
  • Marcio Marega, Especialista em saúde e Bem-estar / Coordenador de Unidade externa de Ensino no Einstein e Conselho e Head de conteúdo na Humana Academy
  • Waldyr Soares, Fundador - CEO da Humana Academy




14h56 - 15h36 | PAINEL 02 | Temos um CHO: estamos mais felizes?
Gestores compartilham seus resultados com a oficialização de um gestor de felicidade

Em contraposição ao crescente debate sobre o bem-estar dos colaboradores durante a pandemia, o tema Felicidade Corporativa tornou-se ainda mais popular. Empresas abraçaram a cultura e apostaram na contratação de um Diretor de Felicidade, o Chief Happiness Officer – ou em alguns casos, alguns líderes receberam a missão de acumular essa função. Como o cargo deixou de ser novidade, é hora de apurar os resultados: qual o impacto na prática de uma área dedicada à felicidade? Neste painel, especialistas e gestores compartilham suas experiências pessoais e detalham as surpresas (positivas e negativas) da jornada para inspirar quem ainda tem dúvidas sobre a prática.

Participantes:




15h39 - 15h59 | #TRENDING 01 | Ciência da Felicidade aplica às organizações
O que não está em transformação está morto. Essa é a dinâmica da natureza e uma verdade para empresas e pessoas. O momento singular que vivemos deixa essa afirmação ainda mais latente

A Ciência da Felicidade é hoje um campo multidisciplinar que reúne dados e pesquisas sobre o tema.

Pesquisas demonstram que além do benefício em si mesmo da Felicidade as pessoas mais felizes têm melhores relacionamentos, tem mais sucesso nas diversas áreas de suas vidas (pessoal e profissional) e  uma série de benefícios muito concretos para nossa vida. Mais felizes, encontramos nossa melhor versão, potencializamos nossas capacidades e nossos talentos, entregamos ao outro o que temos de melhor e também encontramos o melhor que o mundo tem a nos oferecer. Na palestra desmistificamos a Felicidade e como ela pode ser vista em camadas de bem-estar físico, mental, emocional, relacional entrando em dimensões mais profundas de percepção de Felicidade que vão além dos momentos felizes. Uma compreensão de que o tema engloba até o significado que damos a vida e o porquê fazemos o que fazemos que leva o colaborador a encontrar mais motivação, engajamento, otimismo, criatividade e resiliência. Estudos sólidos da Felicidade dentro das organizações fazem relação direta do tema com produtividade e melhores resultados financeiros e a palestra traz diversos dados nesse sentido. A palestra aborda as mais recentes descobertas científicas da Psicologia Positiva, Neurociência e Ciência das Emoções no campo da felicidade e do bem-estar emocional e mental de maneira simples e divertida, levando o público a uma reflexão sobre como é possível lidar com stress e ansiedade e construir mais felicidade em seu dia-a-dia.

Participante:




16h02 - 16h42 | PAINEL 03 | Farol da saúde
Quais são os principais indicadores nos quais as empresas devem se balizar para acompanhar o bem-estar do colaborador

A saúde preventiva e digital com o uso de tecnologias pelas empresas é uma das tendências na medicina do trabalho para 2022. As empresas conscientes das vantagens, inclusive financeiras, já não esperam mais seus colaboradores adoecerem para pensar no cuidado da saúde. Para isso, elas têm apostado em aplicativos e dashboards para acompanhar e apoiar um novo mindset voltado para a consciência corporal e para hábitos mais saudáveis. Neste painel, especialistas do mercado e gestores de RH compartilham suas vivências, debatem sobre os health analytics mais essenciais e os desafios para conquistar a adesão e comprometimento dos colaboradores.

Participantes:




16h45 - 17h25 | PAINEL 04 | Recompensa além das cifras
O diferencial das empresas que praticam o salário emocional e investem em benefícios

Atrair talentos é uma tarefa muito mais complexa do que apenas recrutar candidatos. É um processo contínuo que envolve acima de tudo o compromisso com a satisfação de seus colaboradores. Muito mais do que o salário econômico, benefícios e o salário emocional têm pesado muito na decisão dos candidatos na hora de se fidelizar a uma companhia. E a alta rotatividade é inimiga do crescimento de qualquer companhia. Por isso, empresas investem cada vez mais em diferenciais para cativar seu público interno. Neste painel, especialistas do mercado debatem as principais tendências do setor de benefícios corporativos, o retorno sobre os investimentos na área e o peso do salário emocional nas equipes.

Participantes:





17h28 - 18h08 | PAINEL 05 | O caminho para aprender a ser feliz
Como a psicologia positiva pode agregar na carreira e no ambiente de trabalho

Com foco em examinar o que pode tornar as pessoas mais felizes e satisfeitas, a psicologia positiva tem se fortalecido como ferramenta para as lideranças de RH nos programas de desenvolvimento humano. Trabalhar o autocuidado e a autorresponsabilidade, potencializar os relacionamentos e se aprofundar em tópicos como satisfação com a vida, força de caráter, otimismo e autoestima são algumas das trilhas nesta jornada. Neste painel, especialistas do setor e líderes de RH compartilham suas experiências ao liderar equipes se respaldando no diálogo entre a psicologia e a neurociência como forma de transformar de maneira sustentável o ambiente de trabalho.

Participantes:

  • Naira Feldmann, Gerente de Comunicação Estratégica e Reputação / Líder de Talent Engagement da LLYC
  • Amelina Prates, Diretora de Operações da Gluck Consultoria Imobiliária Ltda / Adão Imóveis Ltda
  • Suzie Clavery, Gerente Sênior de Employer Branding, People Experience e Comunicação Interna do UnitedHealth Group





18h11 - 18h31 | #TRENDING 02 | Sua Porção de Felicidade
Como o foco na felicidade mudou o rumo e os resultados da companhia

Em 2018 Marcio Appel  decidiu mudar a missão de sua companhia colocando a felicidade como prioridade central de sua nova estratégia. Mudou inclusive o slogan da empresa para Bom Sabor - Sua porção de Felicidade. Com ações concretas, o foco na felicidade dos colaboradores, clientes e parceiros mudou o rumo da companhia que vem batendo consecutivos recordes em seus resultados.

Participante:





18h34 - 19h14 | PAINEL 06 | Burnout: o novo normal?
Quais os caminhos para gestores acolherem e lidarem frente ao novo cenário da saúde mental da equipe

Segundo dados de estudo recente da Mercer, 81% dos trabalhadores se sentem em risco de burnout. Com o número crescente de casos de esgotamento, a síndrome tem se tornado uma das principais sequelas da pandemia da covid-19 – ao lado da depressão e da ansiedade. De acordo com o levantamento, um dos principais desencadeadores desse cenário é o profissional não se sentir suficientemente recompensado por seus esforços.  Neste painel, líderes de RH compartilham suas estratégias no enfrentamento dos gatilhos para a saúde mental, os programas internos voltados para apoio à depressão, o cuidado diário para controle da ansiedade e, principalmente, como a cultura do bem-estar têm impactado na prevenção destas doenças.

Participantes:

  • Sergio Amad, Co-Founder and CEO da Fiter
  • Fernanda Garcia, Diretora de Cultura & Pessoas do Grupo ABC de Comunicação
  • Rosangela Frateschi, Diretora da Escola Técnica e Coordenadora do curso de Pós graduação em Docência na área da saúde do Einstein




19h17 - 19h57 | PAINEL 07 | Presentes de corpo, mas não de espírito
A sustentabilidade mental frente ao retorno presencial aos escritórios

A sigla FORTO (Medo de retornar ao escritório) já faz parte do jargão das lideranças desde meados da pandemia. No entanto, agora o cenário tem sido cada vez mais palpável para os gestores de RH. A rotina presencial tem sido um grande gerador de ansiedade. E não é para menos. Nos últimos dois anos, nossos cérebros foram condicionados a entender que encontrar outras pessoas é perigoso – inclusive com o potencial de matar. Além disso, o desgaste com a apresentação pessoal e deslocamento tornaram-se incômodos para alguns profissionais. Neste painel, especialistas do mercado e líderes de pessoas compartilham suas percepções sobre o cenário, as estratégias adotadas em suas equipes para flexibilização das jornadas e a consolidação do formato híbrido, assim como as ações para equilibrar a produtividade e, principalmente, reduzir o número de demissões voluntárias.

Participantes:



20h00 - 20h20 | #TRENDING 03 | Os 7 tipos de felicidade
Uma busca pessoal e coletiva

As diferentes dimensões da vida humana devem ser integradas e harmonizadas, para que cada pessoa alcance o maior nível possível de bem-estar, alegria e produtividade. Para tanto, um primeiro passo é conhecer essas dimensões, desde as mais básicas e fisiológicos às que mobilizam nossos recursos cognitivos e espirituais. A compreensão da felicidade pessoal pode conduzir à felicidade social e, de modo mais concreto, à felicidade dentro da empresa.

Participantes:

  • Edimilson Cardial, Jornalista e Publisher da Plataforma Educação
  • Gabriel Perissé, Professor da Casa Educação, Mestre em Literatura Brasileira, Mestre em Teologia e Doutor em Filosofia da Educação




20h00 | ENCERRAMENTO com Márcio CardialPublisher e Diretor Geral da Plataforma Melhor RH


PROGRAMAÇÃO - DIA 07 DE JUNHO


14h00 | ABERTURA com Márcio Cardial, Publisher e Diretor Geral da Plataforma Melhor RH


14h13 - 14h53 | PAINEL 01 | Saúde financeira, um assunto inevitável
Como o apoio à educação econômica e a gestão de finanças tem impactado a saúde mental e a produtividade do colaborador

A reboque da pandemia global, uma profunda instabilidade econômica tem se instalado. E o impacto já é sentido diretamente dentro das equipes. Segundo dados do estudo Tendências Globais de Talentos (GTT) 2022, 51% dos colaboradores afirmaram sentir insegurança sobre o futuro financeiro. No cenário brasileiro, a questão é ainda mais delicada, uma vez que a educação financeira ainda é prática pouco consolidada. Consciente das consequências que problemas financeiros causam no bem-estar e na satisfação geral dos colaboradores, algumas empresas têm apostado em programas voltados para a gestão de finanças e de crédito facilitado. Neste painel, os speakers irão debater os caminhos para quebrar o tabu no diálogo sobre dinheiro com seus colaboradores, a colheita positiva da educação econômica e a importância de auxiliar seu time a concretizar sonhos dentro e fora da empresa.

Participantes:





14h56 - 15h36 | PAINEL 02 | Validar para acolher
Como construir espaços seguros e redes de apoio para a promoção da autoestima e do bem-estar emocional de grupos marginalizados

O medo paralisa e causa bloqueios na capacidade de uma pessoa se desenvolver, colaborar e, principalmente, falar. Se um colaborador não consegue se expressar livremente, como ele poderá atingir o máximo do seu potencial? Em tempos de grandes debates sobre a saúde mental, grupos marginalizados continuam sendo os que mais sofrem os impactos de políticas ultrapassadas, que não têm a diversidade como prioridade. Fatores como o racismo sistêmico impactam diretamente na autoestima das pessoas negras, assim como a homofobia afeta os públicos LGBTQIA+. Diferente da inteligência emocional, a segurança psicológica tem a ver com como um grupo interage e se relaciona. E a construção de espaços psicologicamente seguros é um compromisso de todos e demanda uma liderança comprometida e um trabalho em equipe. Neste painel, especialistas e líderes de RH debatem os caminhos para construir espaços seguros e fortalecer a confiança e a moral dos colaboradores, a importância dos grupos de afinidade para a segurança psicológica da empresa, as lições aprendidas e a importância de definir valores e comportamentos do time.

Participantes:




15h39 - 15h59 | #TRENDING 04 | Satisfação no trabalho x Lucratividade
Como a satisfação do colaborador impacta nos resultados da empresa

Ter satisfação no trabalho é uma meta que a maioria das pessoas almeja. Porém, existem muitas variáveis envolvidas nessa equação da felicidade no trabalho. Uma delas é a variável que diz respeito à pessoa: nos seus desenvolvimentos pessoais, suas realizações profissionais e reconhecimentos em sua carreira. Outra variável é o impacto que essa boa relação do indivíduo com o seu trabalho pode causar na lucratividade da empresa. Neste bate papo, serão apresentados esses e outros pontos tão importantes na associação entre Satisfação no Trabalho e Lucratividade.

Participantes:





16h02 - 16h42 | PAINEL 03 | O impacto do feed na vida real
A importância estratégica das redes sociais e da comunicação interna na construção da Cultura da Felicidade

Não basta apenas criar uma cultura corporativa, mas também disseminá-la. O mesmo acontece na construção da Felicidade Corporativa – e a Comunicação Interna é chave fundamental para isso. Para que ela esteja presente na rotina das pessoas, sem se tornar um acumulado de informativos, as companhias têm lançado mão de estratégias diferenciadas para motivar e engajar seus colaboradores. Uma das apostas tem sido as redes sociais – corporativas ou não – como forma de estimular o orgulho e a participação ativa dos colaboradores dentro dos valores da empresa. Afinal, o relacionamento digital se tornou tão importante quanto o presencial. Neste painel, especialistas em Comunicação Interna e líderes de RH debatem os desafios de traduzir a cultura da empresa nas campanhas internas, os cases positivos no uso de redes sociais corporativas, os modelos que funcionam no formato híbrido e o impacto da CI na formação da Felicidade Corporativa.

Participantes:




16h45 - 17h25 | PAINEL 04 | Bem-estar na ponta do lápis
Como medir o ROI de investimento em saúde e bem-estar

Quanto custa ser feliz? Para as empresas, o que antes era visto como despesa se tornou, sem sombra de dúvida, um investimento certeiro. Colaboradores saudáveis – física e mentalmente – não só aumentam sua produtividade. Também contribuem para o clima organizacional e uma cultura positiva dentro da empresa, além de reduzir os índices de presenteísmo e absenteísmo. Neste painel, especialistas do mercado e líderes de RH compartilham seus cases de sucesso, compartilham a análise de dados sobre o retorno do investimento em bem-estar e apontam o caminho para quem deseja alcançar o mesmo sucesso com seus times.

Participantes:






17h28 - 18h08 | PAINEL 05 | O peso do trabalho invisível
A necessidade das empresas voltarem um olhar diferenciado para a saúde da mulher

Segundo dados do Google, o termo "cansada" é cinco vezes mais buscado que o termo "cansado" desde 2015 no Brasil. A sobrecarga da mulher ficou ainda maior depois da pandemia, já que na maioria dos casos, enfrenta jornada dupla (ou tripla) entre o trabalho, os cuidados com a casa e a atenção aos filhos. E não é por acaso que 42% das mulheres apresentam sintomas de burnout, como aponta a  pesquisa Women in the Workplace 2021, promovida pela LeanIn.Org e McKinsey & Company. O cenário complexo demanda atenção e mudanças práticas dentro das empresas a fim de suprir as necessidades das mulheres - já que 1 em cada 3 considerou deixar seu trabalho ou pelo menos reduzir sua jornada. Neste painel, especialistas e gestores de RH debatem a importância de promover iniciativas direcionadas à saúde da mulher, assim como programas com foco em suas vivências e especificidades da saúde mental feminina, políticas de adaptação e flexibilidade para mães e a promoção do autocuidado constante.

Participantes:




18h11 - 18h51 | PAINEL 06 | Sedentarismo: o fantasma pós-covid 
Qual o papel do RH na hora de incentivar a prática de atividades físicas junto ao seu time?

O termo “dor nas costas” cresceu 76% nas buscas desde o início da pandemia, segundo dados do Google Trends. O fato é consequência direta da necessidade de isolamento social que complicou ainda mais as taxas de sedentarismo ao redor do mundo. No cenário local, 47% dos brasileiros não chegam nem perto de praticar a quantidade de atividade física semanal recomendada pela OMS. Agora é o momento de correr atrás do tempo perdido e as equipes de RH têm papel fundamental no estímulo e conscientização das equipes sobre a importância da atividade física. Não apenas na prevenção de doenças, como diabetes e pressão alta, a prática regular de exercícios tem impacto no bem-estar geral do colaborador, tendo efeito antidepressivo e contribui para a melhora da produtividade e da motivação geral. Neste painel, especialistas e gestores de RH compartilham seus cases de sucesso, as campanhas que resultaram em maior engajamento, a redução nos índices de sinistralidade dos planos de saúde e o impacto na produtividade dos times que se movimentam além das reuniões.

Participantes:





18h54 - 19h34 | #TRENDING 05 | O caminho da Transformação Enel 
Liderança, bem-estar e novo modelo de trabalho como impulsionadores da felicidade

Durante a pandemia, a Enel se reinventou em um novo contexto que nos exigiu adaptações, maior flexibilidade, autonomia e responsabilização. Ficou ainda mais evidente a necessidade de trabalhar com mais colaboração e reforçar as nossas iniciativas de cuidado com as pessoas. O caminho para a transformação é longo, mas é certo que estando atentos ao bem-estar, liderança e um novo modelo de trabalho, potencializaremos a felicidade de nossos funcionários e consequentemente dos nossos resultados.

Participantes:





20h00 ENCERRAMENTO com Márcio CardialPublisher e Diretor Geral da Plataforma Melhor RH


Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

2º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa

Plataforma Melhor RH

Formada por jornalistas e especialistas, faz a curadoria do melhor conteúdo sobre RH e gestão de pessoas, para profissionais que vão aplicar esse conhecimento nas empresas. Ganhou a liderança do setor de comunicação de gestão de pessoas e RH pela abordagem inovadora. Nosso propósito é contribuir para evolução do ecossistema de RH, visando a transformação do ambiente de trabalho e a humanização das corporações e, em consequência, da sociedade. COM O RH CONECTAMOS PESSOAS, CAUSAS E PROPÓSITOS.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.