O evento já encerrou...
2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

26 abr - 2023 • 14:00 > 27 abr - 2023 • 20:00

Evento Online via Youtube

Descrição

2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores - O que te engaja?


Conquistar o engajamento da equipe é o sonho de dez entre dez gestores de comunicação interna. Mas a conexão entre colaborador e empresa não é algo que se compra, mas, sim, se conquista através de muito planejamento e ação prática. E a Comunicação Interna é peça chave nessa empreitada ao alinhar discursos e agregar saberes na construção de um princípio compartilhado.


Em tempos de likes, desafios de dança e arrasta pra cima, falar sobre engajamento se popularizou. Afinal, conquistar seguidores e o comprometimento da equipe é a mesma coisa? Não é, mas muitas estratégias das redes sociais têm sido empregadas dentro do ambiente corporativo com resultados positivos. 


As pessoas estão habituadas a uma comunicação visual, por meio de vídeos curtos, que trazem leveza, dinamismo e, principalmente, bom humor.


É importante lembrar que o mesmo usuário da internet é o colaborador por trás de um registro na empresa — independente da sua posição. E o seu comportamento se transforma a cada dia: com menos tempo e atenção para conteúdos longos e valorizando criatividade e informação funcional.


E a Comunicação Corporativa precisa acompanhar esse processo. A era do conteúdo visual e digital é um caminho sem volta — e os líderes precisam entender que não é apenas o formato que mudou. Atualizar a linguagem também faz parte do pacote.


Neste “2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores — O que te engaja?”, gestores de comunicação interna debatem as principais tendências do segmento e os impactos da comunicação interna no comprometimento e conexão das equipes: os resultados do Visual Content na prática, plataformas e softwares que automatizam processos — sem perder a personalização — e permitem uma comunicação que facilita a vida do colaborador. Além da importância de transformar dados em inteligência, a transposição da linguagem das redes para o discurso dos CEOs, o dinamismo da Mobile Communication e, principalmente, o papel do diálogo no Team Building.




PROGRAMAÇÃO - DIA 26 DE ABRIL


14h13 - 14h53 | PAINEL 1 | Criatividade e leveza na rotina

O lúdico como aliado no desafio do engajamento


Só trabalho e nenhuma diversão tornam qualquer pessoa um chato. Adicionar os conceitos de cordialidade, leveza e criatividade no dia a dia já tem seus benefícios comprovados. No entanto, construir essa mentalidade flexível dentro do ambiente corporativo tem se mostrado uma missão complexa. Afinal, como manter a linha tênue do engajamento, quebrando os ciclos de desmotivação, mas sem perder o foco? Neste painel, especialistas de comunicação debatem os métodos mais eficazes da inserção do lúdico dentro do ambiente de trabalho, os benefícios de exercícios de criatividade e dinâmicas para amenizar a pressão, assim como o uso de plataformas de gamificação como estratégias de engajamento. 


  • Ana Paula Ulir, Especialista em Comunicação Corporativa da Siemens
  • José Luís Ovando, Sócio-Diretor de Estratégia da Supera Comunicação
  • Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa




14h56 - 15h36 | PAINEL 2 | O que te engaja?

A Comunicação Interna como peça chave na construção de propósito


O engajamento caiu na boca do povo – e do seu colaborador também. Vivemos uma era movida a likes, gostemos disso ou não. E a incessante interação das redes segue trazendo consequências para a "vida real": estar em constante comunicação com os colaboradores se tornou obrigatório. Eles recebem toda sorte de informações diariamente e se fazer presente é a peça-chave para a construção de vínculo, identificação e comprometimento. Pensar a Comunicação Interna como uma área isolada pode ser um erro. Afinal, ela deve ser um processo – muito bem consolidado – dentro da estratégia da empresa. Neste painel, especialistas em comunicação compartilham suas reflexões sobre a importância de estabelecer a CI como um processo e os desafios práticos dessa mudança, os caminhos para construir propósito junto às equipes, o papel das lideranças na hora de inspirar as equipes e o principal: o que tem engajado seu time?


  • Bruno Zani, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Boehringer Ingelheim
  • Carolina de Paiva, Executive Manager da TIM Brasil
  • Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer




16h22 - 17h02 | PAINEL 3 | Conexão como hábito diário

O papel da comunicação no team building


Apesar da ampla gama de recursos para facilitar a comunicação, a integração entre os colaboradores nem sempre acontece de forma espontânea. Um clima organizacional positivo potencializa talentos e favorece a produtividade. No entanto, os diferentes modelos de trabalho (presencial, híbrido e remoto) despontam como um desafio para a Comunicação Interna na hora de impulsionar conexões e a cultura tanto da equipe, quanto da companhia. Neste painel, especialistas de comunicação e RH compartilham suas experiências e estratégias sobre o papel da equipe de Comunicação Interna na construção de equipes alinhadas: as melhores técnicas para fortalecer relações, as práticas diárias que favorecem o compartilhamento de informações e conhecimentos de forma assertiva, os rituais que fazem a diferença na construção da cultura – mesmo trabalhando em locais diferentes.


  • Fabiano Rangel, Head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas
  • Sheila Magri, Diretora Executiva da Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação
  • Rafael Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing do Unimed-Rio




17h05 - 17h45 | PAINEL 4 | Os analíticos da comunicação

Como transformar dados em inteligência


Ter dados é excelente; mas saber o que fazer com eles é o grande x da questão. A comunicação nunca andou tão próxima da área de exatas como hoje, tornando-se aliada não apenas dos planejamentos de publicidade, engajamento externo, mas também da Comunicação Interna. Como determinar indicadores e graus alinhados à estratégia da empresa e ao plano de comunicação? Mais profissionais qualificados e programas de capacitação são alguns dos investimentos a médio e longo prazo para as empresas. Neste painel, especialistas de comunicação e RH detalham os desafios na construção de comunicação analítica: os profissionais essenciais dentro da equipe, quais os tipos de investimentos em soluções e plataformas que se fazem necessários e o impacto prático na rotina de tomada de decisões sobre o que mais interessa, motiva e engaja seus colaboradores.


  • Anne Tsumori Maezuka, Gerente de Comunicação do Grupo Marista
  • Paula Silvino, Head Global de Planejamento, Experiências e Comunicação Interna da Vale
  • Sergio Amad, CEO da Fiter




17h48 - 18h28 | PAINEL 5 | Comunicação que facilita 

Treinamentos, rotinas e escalas na palma da mão


Quando se fala em engajamento, as lideranças logo pensam na importância de estratégias relacionadas à cultura e retenção de talentos. São de fato itens importantes, mas no dia a dia o que pesa na balança para o time operacional são fatores práticos: distribuição de tarefas equilibrada, metas claras, transparência sobre mudanças e feedbacks. Para isso, a equipe de comunicação interna tem contado com uma ampla variedade de plataformas, apps e softwares voltadas para facilitar a comunicação de informações essenciais, otimizando recursos para um trabalho mais eficiente. Neste painel, especialistas de comunicação e RH debatem sobre o impacto direto desses recursos na produtividade e contam suas experiências no uso de tecnologia para tornar a rotina mais prática: compartilhamento de escalas e de fluxo de demandas, canais de feedback e plataformas de comunicação mobile friendly.


  • Edna Rocha, Diretora de Recursos Humanos da Sonepar
  • Andressa Borba, Positive Impact and Coporative Communication Director da Leroy Merlin
  • Milena Fiori, Chief Experience Officer da OLIVIA Global




18h31 - 19h11 | PAINEL 6 | Para ver e ouvir

Engajamento na prática com visual content


Que conteúdos visuais engajam mais não é segredo. Com a rotina atribulada, o fluxo contínuo de informações - com boa parte do time lidando com mais de uma tarefa ao mesmo tempo - uma mensagem assertiva é essencial. Principalmente, quando estamos falando de colaboradores na linha de frente. Conteúdos curtos, principalmente em formato de vídeo, tem se mostrado muito mais efetivos. Ainda mais com a explosão de imagens proporcionada pelas redes sociais, tornou-se completamente obsoleto considerar algum tipo de comunicação interna estritamente em texto - sem nenhum tipo de referência visual. Neste painel, especialistas em comunicação compartilham seus insights sobre as principais tendências da comunicação interna dentro das empresas, o impacto de formas e formatos no engajamento, a importância da escolha de imagens para identificação da equipes, o diferencial de investir em vídeos para gerar maiores conexões e as estratégias para traduzir temas sensíveis e complexos em conteúdo visual.


  • Priscilla Barone, Head de Comunicação e Public Affairs da Johnson & Johnson
  • Joice Paz, Coordenadora de Comunicação e Endomarketing da BWG People Tech
  • Paola Klee, Diretora Executiva de Pessoas do GT7 - Grupo Todos Empreendimentos




19h14 - 19h54 | PAINEL 7 | Na ponta do lápis

Como calcular o ROI da Comunicação Interna


Acredite: não é preciso ir muito longe para encontrar pessoas (e muitas em cargo de liderança) que ainda acreditam que Comunicação Interna não passa de papo-furado. Para vencê-los, a melhor estratégia é usar justamente suas próprias “armas” e mostrar na prática como investir em CI é essencial dentro de qualquer estratégia. O segmento evoluiu muito nos últimos anos e conta cada vez mais com plataformas e ferramentas que facilitam traçar metas, estipular métricas e coletar dados valiosos. Neste painel, especialista de comunicação compartilham suas experiências no desafio de traduzir palavras em números: os melhores parâmetros para calcular o retorno sobre investimento em comunicação, as soluções que tem transformado a análise prática, como otimizar recursos para engajar com budget escasso e os resultados (e argumentos) para convencer qualquer board.


  • Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa
  • Adevani Rotter, Diretora-Presidente da Ação Integrada
  • Suzel Figueiredo, Founder e CEO da Indicafix



PROGRAMAÇÃO - DIA 27 DE ABRIL


14h13 - 14h53 | PAINEL 1 | Hora de digitalizar o diálogo

Em quais tecnologias vale a pena investir


É impossível pensar em comunicação sem considerar o digital. A atual pluralidade de tecnologias, unida à praticidade e a popularização do trabalho híbrido obriga empresas de todos os portes a se atualizarem. Mas com tantas opções, é normal ficar em dúvida: por onde começar - e no que vale de fato investir? Neste painel, especialistas de comunicação compartilham suas experiências e debatem os desafios e as vantagens dos recursos mais destacados no mercado: rede social corporativa, mural digital, aplicativo de comunicação interna, tv corporativa, WhatsApp, chatbots… Afinal, o que na prática tem trazido melhorias e impulsionado o crescimento tanto da equipe, quanto da organização?


  • Juliana Annunciato, Head de Comunicação Interna e Marca Empregadora da Dasa
  • Wellido Teles, Gerente de Comunicação Interna & Endomarketing da Ânima Educação
  • Renato Acciarto, Relações Institucionais e Especialista em Comunicação Corporativa, Interna e Digital




14h56 - 15h36 | PAINEL 2 | Construindo a mudança

Comunicação interna como ferramenta de sensibilização e troca de saberes


Quando promovemos um ambiente seguro e confortável para os colaboradores, pensamos sempre em estrutura e estabelecimento de parâmetros, para que não haja desrespeito ou quebra de limites. Da mesma forma, a Comunicação Interna deve funcionar como ferramenta que garante a manutenção da diversidade. Ações afirmativas e políticas inclusivas já se provaram eficazes, porém é essencial dar atenção às conversas internas, permitindo a liberdade nas trocas de saberes entre os diferentes colaboradores e a sensibilização sobre temas pertinentes, seja pela própria fala dos indivíduos ou com uma produção consciente feita pelos líderes em diversidade. Neste painel, especialistas compartilham experiências de sucesso e debatem os caminhos para criar ferramentas de diálogo e utilizá-las no dia a dia, os desafios da conscientização e da quebra de preconceitos e, principalmente, como conseguir traduzir em dados os impactos positivos das ações pela D&I dentro da organização.


  • Priscila de Freitas, Gerente de Transformação Organizacional da Saint-Gobain Produtos para Construção
  • Alexandre Pessôa, Gerente de Comunicação e Marketing da Synergia Consultoria Socioambiental
  • Cássia Monteiro, Gerente de Comunicação Interna da Kavak




15h39 - 16h19 | PAINEL 3 | Papo reto

Comunicação top down não é mais o caminho


A hierarquia das empresas não morreu, mas está em plena transformação. E quando se trata de comunicação, é preciso nivelar. Como um telefone sem fio, a informação que vem de cima já não é a mesma na hora que chega na base, e o preço de uma falha no entendimento pode ser alto. Democratizar os fluxos de comunicação e tornar os próprios colaboradores expoentes deste processo traz protagonismo para as equipes e amplia a base de alcance. Neste painel, especialistas de comunicação discutem as estratégias que têm obtido os resultados mais efetivos, as soluções que têm ajudado nesse processo e o papel da liderança como influenciador na evolução da cultura empresarial. Afinal, sua companhia está pronta para isso?


  • Suzie Clavery, Gerente Sênior de Marca Empregadora, Experiência de Pessoas e Comunicação Interna da UnitedHealth Group
  • Rogério Louro, Diretor de Comunicação Corporativa e RP da Nissan
  • Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico




16h22 - 17h02 | PAINEL 4 | #ForYou: é hora de atualizar a fala

A linguagem das redes dentro da empresa


Sem textão ou vídeo institucional engessado. A missão aqui é deixar a comunicação mais fluida, dinâmica, leve e interessante para engajar seu próprio time. Não é preciso transformar a empresa no TikTok da vida real, com dancinhas e gírias, mas trazer mais liberdade e criatividade para a rotina tem sido uma estratégia eficaz para algumas companhias. Destacar influenciadores internos e implementar redes sociais corporativas trazem protagonismo para o time, que resulta em identificação e engajamento. Neste painel, especialistas de comunicação compartilham suas experiências na adaptação de uma nova forma de promover a CI, os diferenciais de contar com influencers da casa, os desafios para convencer - e treinar - as lideranças para novas abordagens e o que priorizar na hora de investir em uma plataforma social corporativa.


  • Guilherme Almeida, Gerente de Comunicação Corporativa da Edenred
  • Luciana Del Fiaco, Gerente Executiva de Marketing Organizacional do Banco do Brasil
  • Cristiano Caporici, Diretor de Comunicação e Marketing na Tecnobank




17h05 - 17h45 | PAINEL 5 | Para manter o foco

Criando uma cultura que realmente acredita na saúde mental


Após um grande boom de destaque durante e após a pandemia, a preocupação com a saúde mental entrou de fato para a agenda das empresas? Por se tratar de um cuidado que acontece dia após dia, a criação de um ambiente saudável que promova isso é essencial - e exige muitas etapas e direcionamentos. Neste painel, especialistas e líderes de RH debatem os desafios do cenário atual no cuidado com o bem-estar psicológico dos colaboradores: as atitudes que de fato fazem a diferença no desenvolvimento de uma cultura interna, a oferta de recursos e ferramentas mais eficazes voltadas para a prevenção e diagnóstico, como abrir o diálogo e promover a quebra de estigmas e, principalmente, alavancar ações contínuas sem cair no lugar comum.


  • Daniel Arouca, Diretor de Recursos Humanos da Colgate-Palmolive
  • Daniela Bortman, Head de Saúde Ocupacional da Bayer
  • Jorgete Lemos, CEO da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços




17h48 - 18h28 | PAINEL 6 | Palavra que conquista

Comunicação como estratégia para reter talentos


No disputado mercado de talentos, não basta conquistar, é preciso reter e engajar. Para isso, a Comunicação Interna tem sido uma hábil aliada na hora de colocar em práticas estratégias de Employee Value Proposition e Employer Branding, a fim de manter a qualidade do trabalho em equipe e fortalecer a cultura interna de forma consistente. Neste painel, especialistas de comunicação compartilham seus insights e experiências na arte de conquistar talentos e compartilhar os valores da empresa, tanto no diálogo interno como para potencializar a comunicação externa, além de ser apoio para a reputação de marca empregadora.


  • Nêmora Müller Reche, Diretora de Comunicação Corporativa LATAM & Brasil da Syngenta Proteção de Cultivos
  • Eunice Lima, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis
  • Larissa Schlosser, Recursos Humanos do Hospital Israelita Albert Einstein




18h31 - 19h11 | PAINEL 7 | O que seu time realmente quer?

O segredo da pesquisa de clima certeira


Escutar o que os seus colaboradores realmente querem será o diferencial dentro dos negócios. É o que apontam pesquisas especializadas do setor. O que eles precisam no ambiente de trabalho, o que está estressando eles ou o que tem motivado (e engajado) eles de fato? Não é mais novidade que o mundo pós-pandêmico trouxe revoluções nas dinâmicas de trabalho e nas aspirações (e inspirações) das pessoas. Para a conta fechar, não basta apenas ouvir, mas também saber exatamente o que fazer com a informação recebida. E agora, RH? Neste painel, especialistas de comunicação e líderes de pessoas compartilham seus insights sobre pesquisas internas verdadeiramente eficientes: quais as melhores metodologias, como usar novas soluções e tecnologias a seu favor e as melhores estratégias para colocar em prática e mostrar que as equipes foram de fato ouvidas - mesmo quando o orçamento não permite grandes mudanças.


  • Elizabeth Rodrigues, Executiva de RH da Vedacit
  • Raffael Mastrocola, CEO Latin America da OLIVER
  • Fernanda Pajares, Coordenadora de Comunicação Interna, Cultura e Marca Empregadora da CVC Corp




19h14 - 19h54 | PAINEL 8 | Eu, robô?

Automatizar também é personalizar


Em tempos de ChatGPT sendo uma constante nas chamadas de notícias, a presença da inteligência artificial tem se tornado cada vez mais natural. Mas, mesmo diante de muitas facilidades alcançadas pela automação, ainda há muita resistência e mitos de que a tecnologia torna os processos mais frios e menos humanizados. Quem já aprendeu que ela veio para auxiliar tem aproveitado de seus diferenciais dentro da Comunicação Interna e na gestão de pessoas. A solução é uma forma ágil de personalizar costumes, entender comportamentos, hábitos e, com isso, criar espaços, linguagens e sugestões que agradam quem as recebe. Neste painel, especialistas compartilham suas experiências no investimento em automatização na CI, as vantagens do uso de chatbots e outras plataformas que permitem o fluxo de informações contínuo, reduzem o tempo de retorno de respostas e facilitam rotinas.


  • Simone Cotta, Gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira
  • Hugo Godinho, CEO da Dialog
  • Igor Vazzoler, Fundador e CEO da Progic






OFERECIMENTO:


       

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

CECOM - Centro de Estudos da Comunicação

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.