02 set - 2021 • 19:30 > 02 set - 2021 • 21:00
Sesc Mato Grosso do Sul em parceria com o Coletivo
MS: Paulo Freire, Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
(PPGET), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da
Grande Dourados (UFGD) e Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e
Formação de Professores – GEPPEF homenageiam o educador e filósofo no ano
de seu centenário.
Autor da obra Pedagogia do Oprimido, dentre muitas
outras, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de
humanas, em nível mundial. Reconhecido pelo método de alfabetização
desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de
cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte, o pernambucano é Patrono da
Educação Brasileira desde 2012.
Paulo Freire também é o cidadão brasileiro mais
homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa
e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições
nacionais e internacionais.
Entre os meses de agosto e novembro ocorrerão cinco
encontros transmitidos ao vivo pelo canal do Sesc MS no Youtube.
No segundo encontro será abordado o Método
Paulo Freire: alfabetização e educação de jovens de adultos. O Patrono da
Educação Brasileira aplicou um método de alfabetização baseado nas experiências
de vida das pessoas. Em vez de buscar a alfabetização por meio de cartilhas e
ensinar, por exemplo, “o boi baba” e “vovó viu a uva”, ele trabalhava as
chamadas “palavras geradoras” a partir da realidade do cidadão. Por exemplo, um
trabalhador de fábrica podia aprender “tijolo”, “cimento”, um agricultor
aprenderia “cana”, “enxada”, “terra”, “colheita” etc. A partir da decodificação
fonética dessas palavras, ia se construindo novas palavras e ampliando o
repertório.
A
concepção freiriana procura explicitar que não há conhecimento pronto e
acabado. Esse caráter político, libertador, conscientizador é o
diferencial da metodologia de Paulo Freire dos demais métodos de alfabetização.
O
encontro terá como a professora Livre Docente em História da Educação na
Faculdade de Educação da USP (2019). Coordena dois convênios internacionais,
Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique e o da Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Desde 2002, compõe
a coordenação do NIEPHE (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em
História da Educação). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Mineira de
Educação e Cultura (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de
Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo
(2001) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela
(2009). Foi editora da Revista Brasileira de História da Educação no período de
2004 a 2007. Atuou no período de 2006 a 2012, pela ALFASOL e o Ministério das
Relações Exteriores, como assessora junto ao Ministério da Educação de São Tomé
e Príncipe, na África. Participou também como assessora via SECADI e Ministério
da Educação do Brasil junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano de
Moçambique, no período de 2015 a 2016. Compôs a comissão de Editores
Assistentes da Educação e Pesquisa, revista da Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa
pedagógica, práticas escolares, cultura escolar e escolarização, educação de
pessoas jovens e adultas.
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