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2º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação
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2º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação

18 nov - 2022 • 08:00 > 19 nov - 2022 • 19:00 Ver datas e horários

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Descrição

2º CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO

 

DESCRIÇÃO DO EVENTO

 

O 2º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação pretende dar ênfase às necessidades, angústias e desafios vividos pelos diversos envolvidos no sistema educacional: os estudantes, suas famílias, os profissionais e a própria escola. Os altos índices de transtornos mentais, ainda mais destacados na pandemia, reforçam a importância de dialogar abertamente sobre a interface saúde mental e educação. Em busca de promover esse espaço, o Congresso contará com o conhecimento técnico-científico e prática de profissionais de diferentes áreas, a fim de contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos serviços de educação e saúde mental.

 

Público-alvo: Profissionais e acadêmicos da área da educação e da saúde.

 

CRONOGRAMA DO CONGRESSO:


Dias 18, 19 e 20 de novembro de 2022

 

·      18/11/2022 (sexta-feira)

Matutino: Sessões Coordenadas

Vespertino: Palestras

 

·     19/11/2022 (sábado)

Matutino e vespertino: Palestra

 

·      20/11/2022 (domingo)

Matutino e vespertino: Visitação/Exploração ao site (acesso aos e-pôsteres e às menções honrosas).


 

PALESTRAS e PALESTRANTES


1. Educação afetiva: o papel da escola e da familia

   Prof. Dra Patrícia Helena Carvalho Holanda - É psicóloga, mestra, doutora em Educação pela UFC e pós-doutora na área de concentração de Desenvolvimento Profissional Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa, investigando o psicanalista, psicopedagogo, pedopsiquiatra, João dos Santos. Professora Titular em Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada no grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC. Possui experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Educação, Psicologia da Educação, Psicanálise, História das Mulheres, atuando com as seguintes temáticas: infância, família, sexualidade, pedagogia terapêutica de João dos Santos, currículo e formação de professores. Na Linha História e Educação Comparada vem desenvolvendo uma pesquisa que tem como objetivo investigar os laços familiares e constituição dos sujeitos à luz da teoria de João dos Santos nos espaços formais de Educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal. Foi vice- coordenadora da Coleção História da Educação - Edições UFC (2013 - 2020). Orientadora de uma dissertação de mestrado e seis teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha História e Educação Comparada.


2. Toda criança pode aprender? A escolarização com necessidades especiais 

Esp. Alex Abadio Ferreira - Possui graduação em fisioterapia pela faculdade de fisioterapia de patrocínio (1997), especialização em neurologia pela universidade de franca (2001), especialização em acupuntura pelo instituto de estudos holísticos (2004), aperfeiçoamento em reeducação postural global pela unisaúde (2005), aperfeiçoamento em curso básico em equoterapia pela universidade de Brasília (2004) e aperfeiçoamento em curso avançado em equoterapia pela universidade de Brasília (2006). Atualmente é coordenador clínico da associação de pais e amigos dos excepcionais, colaborador da universidade federal do triângulo mineiro e fisioterapeuta da prefeitura municipal de Uberaba.


3. Quanto maior o interesse, mais interessante me torno: a escola e o aluno

  Dra. Sofia Martins - Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2011), Mestrado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2017) e Doutorado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2021). É pós-graduanda no Curso de Especialização Desenvolvimento infantil e intervenção precoce: com ênfase no modelo centrado na família (desde 2020) e no Curso Novas Abordagens na Saúde Mental Infantojuvenil: Interlocução no Território (desde 2022). Possui experiência em distintos cenários de prática da Terapia Ocupacional: Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Reabilitação Visual e Clínica. Atua no campo da Saúde Mental e na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional e Terapia Ocupacional e Saúde Mental Infantojuvenil. Tem interesse nos temas: relações raciais e racismo, saúde da população negra, parentalidade, prática centrada na família, políticas públicas para infâncias e juventudes. Atualmente é terapeuta ocupacional no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Uberaba, MG.


4. A desigualdade social e a educação: a existência de dois “Brasis”

Espec. Phablo Fernando Paula Lemes - Possui graduação em Serviço pela Universidade de Uberaba (2011), graduação em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (2019) e graduação em História pelo Centro Universitário de Jales (2017). Atualmente é sócio / palestrante / professor da Academia Preparatória para Concursos, assistente social da Prefeitura Municipal de Uberaba e terapeuta holístico - Espaço Ser Harmonia. Tem experiência na área de Educação, Crianças e Adolescentes, Juventude, Desenvolvimento Social e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde.

5. Autismo e os cuidados necessários

Ma. Marcella Bellini Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2017-2019). Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2008- 2012). Especialização em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2013-2014). Especialização em Teorias e Técnicas Psicanalíticas pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos, IEP - RP (2015-2016). Experiência em docência no ensino superior para cursos da área da saúde (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Educação Física e Psicologia), além de experiência em supervisão de estágio clínico na psicologia. Tem interesses em estudos e pesquisas nos seguintes temas: psicanálise; psicologia do desenvolvimento; psicologia clínica; SUS, práticas docência no ensino superior, metodologias ativas de aprendizagem.


6. Os desafios  na educação brasileira: avanços necessários

Dra. Flávia de Mendonça Ribeiro - Doutora pela PUC-Campinas com a tese sobre o preconceito sofrido por bolsistas do ProUni, fez doutorado sanduíche na Roskilde Universitet (RUC) em Roskilde na Dinamarca. Mestre pela PUC-Campinas no ano de 2013, com a dissertação sobre consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no Ensino Superior. Psicóloga pela mesma instituição. Participou do projeto de extensão ECOAR - Espaço de Convivência, Ação e Reflexão, de 2014 a 2019, pelo projeto trabalhou como psicóloga em duas escolas municipais do Ensino Fundamental e em um Centro de Educação Infantil da cidade de Campinas como formadora de professores e psicóloga escolar. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Escolar, e desenvolvimento humano. Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Prevenção à Discriminação em Comunidades Socioeducacionais (PreDiCSE) e docente em tempo integral da FHO - Uniararas ministrando uma disciplina institucional (Formação Humana e Profissional I e II) para ingressantes ao Ensino Superior para diversos cursos; além de ministrar aulas de Psicologia Social I, II e VI, e Estágio Esp. Ênfase em Políticas da Educação I e II: Práticas Educativas do Psicólogo na Assistência Social e Serviço de Psicologia nos Direitos da Infância e Juventude; TCC - Práticas Preventivas de Intervenção Comunitária, Familiar e Escolar, Atividades de Extensão - Promoção da Igualdade Racial e Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável no curso de Psicologia


7. A angustia do educador: expectativas e realidade
Prof. Dra. Raquel Pondian Tizzei - Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014) sob orientação da profa Raquel Souza Lobo Guzzo. Atualmente é professora horista da UNIARARAS - SP. Tem experiência como psicóloga escolar e atua, principalmente, com os seguintes temas: psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar, ensino superior, políticas educacionais e formação do psicólogo


NORMAS PARA  SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

Envio de resumos:


 Período de 01/08/2022 a 16/10/2022 - Prazo final para as inscrições de resumo até às 23h59min. Não serão aceitos resumos após esta data em nenhuma hipótese.

 

• Os envios dos resumos serão via e-mail: [email protected]

 

• O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento para submeter o resumo.

 

• Títuloo e-mail: Resumo Sessão coordenada OU Resumo e-pôster.

 

• O comprovante de pagamento do evento deverá ser anexado no ato da submissão do resumo. (Nota: A não observação deste comprovante implicará na exclusão do resumo).

 

• Quando a pesquisa envolver seres humanos ou animais e haja a necessidade de avaliação de questões éticas, é obrigatório incluir o Parecer Consubstanciado digitalizado, anexado no momento da submissão do resumo via e-mail. (Nota: resumos que não observarem este item não serão avaliados).

 

• Ao  submeter o resumo, o autor/apresentador deverá incluir no corpo do e-mail de inscrição o e-mail e contato telefônico (DDD + telefone celular) de todos os coautores a fim de otimizar a divulgação entre os autores quando o arquivo dos Anais do evento for publicado. (Nota: caso o resumo não seja aprovado, esses dados serão desconsiderados).

 

• O autor responsável pela submissão do resumo receberá a resposta via e-mail.

 

Critérios para envio de Resumos:

 resumo deverá ser enviado no formato Microsoft Word (DOC ou DOCX).

 

• É permitido o número de até cinco (05) autores por resumo.

 

• Casa participante poderá apresentar apenas um trabalho como autor principal na modalidade sessão coordenada. Não há limite de inscrição como coautoria em qualquer modalidade (e-pôster e sessão coordenada).

 

• O texto deve ser redigido em língua portuguesa, com fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento simples entre linhas. Não haverá serviço de tradução ou de revisão textual dos resumos. O conteúdo dos resumos é de inteira responsabilidade dos autores. Há um modelo disponível nesta página.

 

 https://drive.google.com/drive/folders/1Wd-RwMpsRnJ3_xlKegpVniZ-P4ezBXkA?usp=sharing
 

• Conter até mil (1000) palavras;

 

• Não é permitida a inclusão de tabelas, figuras ou imagens no resumo.

 

• Conter  Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Discussão, Conclusão ou Considerações Finais. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas de padronização bibliográfica da ABNT.

 

• Título (máximo de 12 palavras) em negrito e em caixa alta;

 

• Deverá conter ao menos três (03) descritores/palavras chaves (DeCS – Descritores em Ciências da Saúde/ MeSH – Medical Subject Headings). Os trabalhos de outras áreas (humanas; sociais) com intersecção com a área de saúde podem utilizar outros descritores indexados.

 

• Todos os resumos recebidos serão avaliados por uma Comissão Científica composta por membros indicados pela Coordenação Científica do evento.

 

• Serão aceitos resumos de estudos do tipo:


Pesquisa (experimental, observacional, qualitativa, quantitativa);

Revisão de literatura;

Série de casos/Artigo de atualização;

Relato/Estudo de caso ou experiência

 

Eixos Temáticos para submissão de resumos:

1.      família e a educação

2.      escola e seus desafios

3.      Formação de professores

4.      Saúde mental dos trabalhadores da educação

5.     Saúde mental dos acadêmicos

6.      Processos de aprendizagem

7.      Avanços necessários na educação

 

eixo temático deverá ser indicado no corpo do e-mail de submissão do resumo.


MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

 • Sessão Coordenada

Sessões temáticas organizadas pela Comissão Científica do Congresso de acordo com os eixos propostos previamente. O intuito é discutir um mesmo tema a partir de diferentes perspectivas, abordagens teóricas e aplicações práticas. Cada sessão será formada por no máximo quatro participantes inscritos e com trabalhos aprovados, além de uma pessoa convidada pela Comissão Científica para coordenar a sessão e debater o tema. Os eventuais coautores dos trabalhos não precisam estar com a inscrição realizada no momento da submissão, visto que o certificado de apresentação será emitido ao primeiro autor (apresentador). Se desejarem, os coautores podem se inscrever como ouvintes neste evento.

O 2º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação espera receber submissões de trabalhos que apresentem contribuições significativas para a discussão dos eixos temáticos ligados à proposta do evento, tendo em vista a importância de discussões teóricas e iniciativas práticas que reforcem e favoreçam o cuidado em saúde mental e seu reflexo em toda a comunidade escolar. As propostas de apresentação recebidas serão analisadas pelos membros da Comissão Científica na ordem de sua chegada. Cada trabalho será avaliado como “aceito”, “aceito com ressalvas” e “recusado”. Toda a comunicação entre Comissão Científica e participantes acontecerá por e-mail.  

Sobre a apresentação: cada participante poderá submeter somente um trabalho como autor principal para as sessões coordenadas do Congresso, que acontecerão on-line e ao vivo no dia 18/11/2022 (período matutino). A apresentação deverá durar no máximo dez (10) minutos. Após as apresentações de todos os participantes, o coordenador da sessão abrirá espaço para discussões e perguntas acerca da temática, com duração máxima de 20 minutos. As perguntas e comentários do público ouvinte serão realizados por meio do chat, sob a responsabilidade do coordenador da sessão. O tempo total da sessão não pode exceder uma hora de duração a fim de se fazer cumprir a programação do Congresso.

            Não serão aceitas apresentações gravadas. Consideramos de extrema importância a presença de cada autor/apresentador nas sessões coordenadas para propiciar um momento de diálogo, troca e construção de conhecimento com os demais congressistas.

As apresentações deverão ser preparadas em Microsoft® PowerPoint e salvas em formato PDF em no máximo dez (10) telas. A primeira tela deve apresentar o nome do evento e logomarca, vínculo institucional, título do estudo em caixa alta e em negrito, nome do autor e coautores. A apresentação deve conter Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Discussão, Conclusão ou Considerações Finais, e as referências bibliográficas principais do estudo.

            Os arquivos para a apresentação deverão ser enviados em formato PDF e no idioma português com antecedência. Para maior organização das sessões coordenadas, o prazo máximo para o envio do material será 23h59min do dia 28/10/2022 (sexta-feira) pelo e-mail [email protected] com o título “Resumo sessão coordenada” OU “Resumo e-pôster”. Caso haja a impossibilidade de apresentação pelo primeiro autor, um dos coautores poderá apresentar o trabalho, desde que a alteração seja comunicada com antecedência de cinco dias à organização do evento, além de o coautor precisar estar inscrito no evento. No dia da apresentação (18/11/2022 pela manhã), os slides serão reproduzidos nas salas virtuais pela equipe da Comissão Organizadora do Congresso, conforme o material disponibilizado pelos autores.

 

• E-pôster

Os congressistas que selecionarem a modalidade de pôster eletrônico (e-pôster) não precisarão apresentar oralmente seus trabalhos, mas sim preparar pôsteres digitais que ficarão disponíveis durante todo o evento no site www.cesamcursos.com.br. Os participantes serão convidados a visitar os e-pôsteres e as menções honrosas do Congresso no terceiro dia do evento (20/11/2022) neste mesmo site.

Sobre a apresentação: Os autores deverão montar a apresentação em um único slide em formato .ppt ou .pptx e depois salvar em PDF para enviar para o e-mail [email protected]Configuração de tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (largura x altura). Orientação de página: Retrato. Tipo de fonte e tamanho de letra à escolha do autor. No entanto, sugerimos cautela para este item, pois a impossibilidade de leitura e/ou visualização do conteúdo do e-pôster é de responsabilidade do autor. É permitida a utilização de imagens e gráficos. Solicita-se incluir a logomarca do evento.

Para maior organização do evento, o prazo máximo para o envio do material será 23h59min do dia 28/10/2022 (sexta-feira) pelo e-mail [email protected] com o título Resumo e-pôster.


CERTIFICADOS

• Será fornecido um (01) certificado a cada participante/ouvinte que fizer check-in no evento.

• Será fornecido um (01) certificado ao apresentador do trabalho, no qual constará o título do trabalho apresentado e os nomes de todos os coautores.

• Os resumos serão publicados nos Anais do Evento, em formato eletrônico e com registro ISBN.

• Todos os certificados serão enviados por e-mail.


Dúvidas:  [email protected] - WhatsApp  (34) 99841 5070 


OBSERVAÇÃO:  

>> Período para envio dos trabalhos encerrou dia 16/10/2022




Política do evento

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