1º. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL
EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS EXITOSAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um diálogo sobre práticas educacionais internacionais
Organização - Efígie e SIEEESP
Data: 15 de junho (Terça-feira)
Das 19h às 21h
Reflexões sobre a Escola e a Educação na nova realidade pós-pandemia
Mediação do evento:
Dra. Lara Andréa Crivelaro - mestre pela Unicamp e doutora em sociologia pela UNESP, fundadora da Efígie, empresa de Educação Internacional e representante no Brasil da Franklin High School, Co-fundadora e Academic VP do Educbank e Diretora de Educação Internacional da ANEBHI (Associação Nacional de Educação Básica Híbrida), Embaixadora da Hundred (Finlândia) no Brasil.
A importância da educação e da escola na construção de um país menos desigual.
Florence Bauer - representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. Especialista em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas sociais. Mestre em Administração pela Ecole des Hautes Etudes Commerciales du Nord (EDHEC Business School), em Lille, na França, e tem Pós em Políticas Públicas pela Universidade de Londres.
Intervalo
Do Brasil para Harvard: perspectivas, aprendizados e desafios para equidade racial
Thomaz Barbosa – atua na área de conectividade da Fundação Lemann. Economista pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Administração de Empresas pela Harvard Business School. Teve passagens pelo Governo do Estado, Consultoria McKinsey and Company e na ONG Ensina Brasil.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Formação de Professores: Experiências bem sucedidas na Europa e Reino Unido
Data: 16 de junho – Quarta-feira
Das 19h às 21h
A formação e a capacitação de professores no Reino Unido e Europa. Dados das escolas inglesa na retomado e reabertura das escolas.
Dra. Maria Cowen - Ph.D em Educação pela University College London, M.Sc. em Gestão e Planejamento Universitário pela Universidade de Wisconsin, USA, Professora Assistente no curso de Educação Comparada, University College London Institute of Education, Especialista em Administração e Planejamento Educacional pela Universidade de Paris (Sorbonne).
Teresa Nemes – Graduação em educação física pela USP, Consultora de Educação no Reino Unido, Conselheira Anglo Brazilian Society.
Intervalo
Formação de professores de inglês na University of Limerick: desenvolvendo abordagens inovadoras em resposta às mudanças nas necessidades globais
(Projeto EU-K12 baseado em escolas em 4 países europeus com o objetivo de desenvolver novas abordagens de ensino, materiais e recursos para a promoção de línguas majoritárias e minoritárias na Europa, sendo a pedagogia da língua inglesa uma das principais áreas envolvidas)
Dra. Ângela Farrel - Professora titular da University of Limerick, membro da Seção de Linguística TESOL na faculdade de AHSS- Artes e Humanidades
Ingrid Le Van – Representante da University of Limerick (Ireland), no Brasil.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Metodologias Ativas: Modelos internacionais de Ensino bem sucedidos
Data: 17 de junho – Quinta-Feira
Das 19h às 21h
A importância da formação dos professores para utilização das Metodologia Ativas
Dra. Lana Paula Crivelaro, pós-doutora em educação e saúde coletiva pela Unifor, doutora em educação pela Unicamp e pela Universidade Politécnica de Valência da Espanha, Especialista em metodologistas ativas, diretora da RL Educacional, Diretora da ANEBHI.
Case de sucesso de uma escola americana online com metodologia gamificada que busca escolas parceiras no Brasil
Dr. Érico Lins – Doutor pela Unicamp, coordenador da Franklin High School no Brasil. Especialista em educação internacional.
Intervalo
O modelo finlandês de aulas gamificadas e metodologia ativa
Dr. Pasi Loman (Finlândia) - Finlandês, radicado no Brasil desde 2006, Doutor em história pela University of Nottingham, Diretor da Seppo Brasil, uma plataforma de gamificação, que está sendo usada em escolas, universidades e empresas em 50+ países e todos os estados brasileiros. Especialista em metodologia de gamificação. Sócio-diretor da Vikings of Brazil Agência Literária e de Tradução, fundador da Escola Finlandesa de São Paulo e representante do Instituto Ibero-Americano da Finlândia, que promove cultura e ciência da Finlândia na América Latina.