A Fundação Rede Amazônica, através do Acelera Amazônia e da Startup GEN - Academia de Criadores, promove o Estúdio Maker, uma capacitação online do Projeto Semente de Inovação para crianças de 9 à 12 anos com objetivo de estimular a criatividade e incentivar a nova geração de criadores a compartilhar seus talentos e aprimorar suas habilidades em áreas inovadoras como robótica, programação, empreendedorismo entre outras.
O Estúdio Maker - Edição Scratch acontecerá nos meses de Abril a Julho, totalizando 16 videoaulas disponibilizadas no Portal Amazônia e atividades semanais guiadas para participantes inscritos através do Google Sala de Aula . Fechando o ciclo de aprendizagem, em Agosto, realizaremos o Desafio Estúdio Maker, um festival de inovação online para celebrar os resultados obtidos.
O que vamos aprender?
O tema da primeira edição do Estúdio Maker será "Explorando o Scratch", um software gratuito que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem, para você desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações, além de compartilhar de maneira online suas criações. Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais.
Sobre a facilitadora
KARLA PEREIRA é doutoranda em Informática na UFAM. Coordenadora do Núcleo Amazonas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Instrutora de Scratch. Gerente de Estratégias da Startup GEN - Academia de Criadores, uma startup amazonense de tecnologia social que nasceu a partir de duas capacidades naturais mais distintas dos seres humanos, e que foram fundamentais para a evolução da espécie, a curiosidade e a criatividade. A habilidade de criar está em nosso DNA, genética dos nossos antigos ancestrais.
Sobre o Scratch
O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick. Ele foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. O Scratch é usado em mais de 150 países, está disponível em mais de 40 idiomas, e é fornecido gratuitamente para os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac). O Scratch é considerado mais acessível que linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego.