ESPAÇO PENSAÇÃO - Movimento MCM

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

ESPAÇO PENSAÇÃO - Movimento MCM

Plug Minas - Belo Horizonte, MG
03 de dezembro de 2017, 08h - 04 de dezembro de 2017, 12h

Inscrição

ingresso único
Grátis
Inscrições até 04/12/2017
Encerrado

Descrição do evento

Convidados do Espaço PensAção/MCM

O Espaço PensAção é uma roda de conversa com estilistas, jornalistas, advogados e outros formadores de opinião que também pensam que outra moda é possível: mais justa, sustentável, autoral, diversa & inclusiva, com curadoria da jornalista, professora de Ética e pesquisadora de Moda, Valéria Said. Para participar dos painéis “Empreendedorismo & Economia Criativa”, “Slow Fashion & Sustentabilidade”, “Diversidade & Inclusão na Moda” e “Moda & Tecnologia”, veja programação e garanta sua vaga. Serão somente 40 vagas, inteiramente gratuita destinada a interessados em moda, estudantes, professores, profissionais e pesquisadores da área.

PROGRAMAÇÃO

EMPREENDEDORISMO & ECONOMIA CRIATIVA

02 DEZ, SÁBADO, 9 às 12 horas

 

ANA SUDANO   Criadora da marca Grama, focada em moda sustentável, com práticas de responsabilidade social e ambiental desde as matérias-primas e beneficiamentos até as parcerias que valorizam o desenvolvimento social e o uso de técnicas e saberes tradicionais. É consultora criativa e realiza palestras, oficinas e workshops sobre design sustentável. Participa do movimento Fashion Revolution desde 2014, onde é voluntária como Diretora de Produção.

               

GERALDO MAGELA Mestre em Administração, com atuação em Cooperativismo, Inovação e Competividade, e consultor em Negócios e Planejamento Estratégico de Micro e pequenas empresas e entidades associativas.               

 

RAFAELA COELHO           Editora do Dasplus, primeiro site de estilo, comportamento e beleza plus size no mercado mineiro, pertencente ao Portal Uai/ Estado de Minas. Pós-graduada em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa/ Branding. Atua como modelo, professora do curso de modelo e manequim  da Agência Doze, consultora de marcas e estilo pessoal com formação  pela EM Modas e Oficina de Estilo.

                              

STÉFANO FALCÃO  Advogado especializado em Entretenimento e Cultura do escritório Drummond & Neumayr e membro da Comissão de  Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB-MG)

                              

SLOW FASHION & SUSTENTABILIDADE

02 DEZ, SÁBADO, 14 às 17 horas

 

ANDREIA SALVAN Doutoranda em desenvolvimento de têxteis para aplicação no setor de moda e pesquisadora na área de inovação em materiais na joalheria. Consultora via SEBRAETEC às microempresas, capacitando-as em planejamento de coleção, marketing de moda, busca de fornecedores de materiais e de serviços do setor de moda.                

 

BÁRBARA VANONI Designer e Produtora de Moda e membro da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB-MG. fundadora do blog Além da Imagem, direcionado à Fashion Law/Fashion Business/Fashion do Brasil.                  

 

 

CAROLINA BICALHO Designer e estilista industrial, com formação em Design de Produto pela UEMG e em Moda pela UFMG. Mestre em Administração, pela Fumec, e doutoranda em Design pela UEMG. Especialista em jeanswear,  coordenou por 15 anos projetos e coleções em indústrias de confecção como a Vide Bula, e desenvolvimento de produtos e direção de arte de estamparia para indústrias têxteis. É pesquisadora de indumentária de caráter antropológico feita in loco sobre a indumentária tradicional milenar asiática e da América Latina. Atualmente, atua na gestão de projetos culturais no Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), como o  Slow Week e a  Aula Aberta no Mumo. È professora da Escola de Design da UEMG.                     

GABRIELA MARCONDES SCHOTT Consultora em Gestão socioambiental dos resíduos têxteis e idealizadora, curadora e produtora executiva do projeto Eco-Materioteca. Autora do Manual para Implementação da Gestão Socioambiental dos Resíduos Sólidos Têxteis nas indústrias de confecção do vestuário. Mestra em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e professora  no curso de pós-graduação MBA em Direção Criativa de Moda da Una.                                    

 

MÔNICA HORTA  Formada em estilismo pelo Senac, é pioneira no Brasil em cobertura de moda sustentável, colunista de moda do Mídia Ninja e do FFW, tem experiência de mais de duas décadas em cobertura de semanas de moda no Brasil e no exterior. Produtora de moda e figurinista, fez peças inspiradas na obra de Manoel de Barros para cinema e televisão. Como jornalista, produtora e colunista, sempre tratou moda como comportamento, enfatizando o respeito ao estilo individual. Criadora do Movimento Ecostyle, projeto de divulgação e fomento da moda autoral e cultura popular do Brasil e Economia Criativa. Também é idealizadora da Oficina Ecochic, projeto de responsabilidade socioambiental, no qual são repassadas mais de 20 técnicas de reaproveitamento de tecidos, para a construção ou restauração de peças de roupas, e também realiza conversas criativas, em que dá dicas de desenvolvimento de produtos com processos sustentáveis. Como artista têxtil, faz exposição inédita na Galeria de Artes do Plug Minas, “Experimente-se”, uma série de obras feitas de papelão, com tinta orgânica de carvão, de rostos de grandes nomes da moda brasileira, que ganharam interferências bordadas e têm seus olhos e bocas apresentados como ferramentas de resistência e transformação.

                              

RONALDO SILVESTRE     Designer, consultor em desenvolvimento de coleção, tendências de mercado, de materiais e aviamentos, planejamento e gestão de produção. Estilista revelação do Minas Trend 2017, ganhou o primeiro lugar no concurso Ready to Go.                         

 

DIVERSIDADE & INCLUSÃO NA MODA

03 DEZ, DOMINGO, 9 às 12 horas

 

GIL SOTERO  Jornalista ativista do movimento moda e diversidade que incentiva o uso de saia no dresscode masculino, tendo realizado alguns atos contra a LGBTfobia e membro do Jornalistas pela Diversidade, grupo que discute as narrativas jornalísticas e representações da comunidade LGBTIQ nos meios de comunicação mineiros. É praticante da slow life  e promove eventos relacionados ao tema na capital mineira, como o Tweed Ride BH e o Ciclobazar de Rua. Na moda, mantém o BH Cycle Chic, blog que divulga o estilo dos ciclistas que usam as magrelas na cidade, além de seu blog pessoal, o Camisa de Chita, no qual versa sobre consumo e estilo slow.                         

 

JOSÉ BARBOSA JR. Teólogo, pastor batista, articulador regional da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito LGBTQI +, escritor e autor do livro Muito pouco ou quase nada, da Fonte Editorial. Fundador do Movimento “Jesus Cura a Homofobia”.                      

LÁZARO RAMOS  Produtora de Moda, performer e trans ativista, defensora da causa LGBTQI +, ilustradora e performer, com duas marcas próprias em desenvolvimento.

LUCIANA DULCI Doutora em Sociologia pela UFMG, professora na UFOP e presidente do Comitê de Pesquisas em Ciências Humanas, Letras e Artes da PROPP/UFOP. Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM), do Comitê Científico do Colóquio de Moda (congresso internacional) e parecerista de periódicos científicos das áreas de Ciências Humanas, Artes e Moda. Tem a moda plural e a diversidade de estilos como objetos de estudo de suas pesquisas.                  

MAKOTA KIZANDEMBUDiretora de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de Belo Horizonte (DPIR). Cofundadora e Presidenta da ANAMAB (Associação Nacional da Moda Afro Brasileira). Também é cofundadora do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA), da Casa Dandara e do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros (CEABRA-MG/Coletivo). Coordenou o Projeto Brasil Afroempreendedor em Minas Gerais. Diretora de Planejamento Estratégico da Rede Brasil Afroempreendedor (REAFRO).                   

MODA & TECNOLOGIA

03 de DEZEMBRO, 13 às 15 horas

 

CARLOS TEIXEIRA Jornalista, com especializações em comunicação integrada, gestão da  informação e inteligência de mercado. Produtor do site Radar do Futuro, publicação digital especializada em produção de conteúdos destinados a conscientizar pessoas sobre os impactos das transformações sociais, culturais, econômicas, politicas e tecnológicas que afetam a sociedade, com destaque para o futuro da Moda.                            

 

DÊNIS GERALDO  FRAGA  Doutorando em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Ribeirão Preto –  UNAERP, professor no Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET no Curso Técnico em Produção de Moda. Desenvolve projetos nas seguintes áreas: sistema flexível para desenvolvimento de produtos, metodologia para etiquetas de vestuário e métodos de modelagem planificada do corpo humano para vestuário. É autor do livro O pulo do gato – Modelagem Industrial Feminina - Método de Planificação do Corpo – Desenvolvimento de Bases (Editora Casa Oito, 2012).                  

 

EDUARDO PAIXÃO         Formado em Química Têxtil, pelo Senai Cetiqt, Rio de Janeiro e graduando em Design de Moda pela UNA. Há 11 anos é estilista da  Cedro Têxtil, sendo responsável pela criação do setor na empresa. Foi supervisor de acabamento têxtil da Horizonte Têxtil e responsável pelo desenvolvimento de produtos na empresa (tinturaria, estamparia e tecelagem.                    

PAOLA  MENEZES Formada em Design Gráfico pela UFMG, criadora  do Árvore  de Design, com vários premiações regionais e nacional. Também é a idealizadora do Designlândia que, por mais de uma década, desenvolveu trabalhos de reconhecido valor e impacto para clientes de diversos setores de mercado: editoração, projetos culturais e moda.

PARA CONHECER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MCM CLIQUE AQUI. 

Sobre o produtor

Agência Fashion House

Pense em uma agência criativa que reúne profissionais com experiência de mercado e conhecimento acadêmico e atua nas duas pontas do mercado de moda:

Em uma, formando profissionais qualificados em áreas emergentes e estratégicas; em outra, oferecendo suporte para negócios de moda, envolvendo as áreas de planejamento, comunicação e divulgação de marcas, projetos, ideias, produtos e novos talentos. Esta é a FHouse.

A filosofia da agência é promover e expandir a cultura de moda no Brasil.

Local

Plug Minas
R. Santo Agostinho, 1441, Santa Efigênia
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.