Pela quinta vez no Nex, o workshop de Escrita Criativa & Produção de Conteúdo para Redes sociais é divido em três partes: 1) Fundamentos gerais da escrita; 2) Redação para a internet; 3) Redação publicitária, e é conduzido a partir de percepções iniciais a respeito da importância do leitor na hora da produção textual, e sobre a necessidade de se utilizar artifícios de linguagem quando a intenção do autor é construir um texto que pretende ser lido.
Passando por questões iniciais de sociolingüística e análise do discurso, o aluno é conduzido a perceber que o processo criativo da escrita também pode ser organizado mentalmente, a fim de facilitar as novas tentativas de escrita que o aluno venha a ter.
Além disso, com exemplos práticos e presentes no cotidiano do aluno, o docente consegue apresentar soluções de redação para garantir a aplicabilidade do texto em diferentes canais de leitura como, por exemplo, as redes sociais. Para finalizar, conceitos referentes à redação publicitária são ensinados e também é apresentado para a turma uma sugestão de processo para a criação de slogans, assinaturas de campanhas e chamadas publicitárias.
O workshop já está em sua 17a edição, tendo sido realizado em espaços colaborativos/coworkings: Nex Coworking Curitiba/ Ateliê SOMA Galeria; associações comerciais e também na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
- Diagrama de Venn em busca das palavras perfeitas (sim, aquele da matemática, mas aplicado à escrita);
- Criatividade sem mistério: onde eu encontro o "elemento surpresa para o meu texto?";
- Sociolinguística como aproximação entre texto e leitor.
- O que evitar na hora de escrever;
- Figuras de Linguagem e outros recursos que colaboram à escrita
- Redação SEO e outros aspectos da redação web;
- Redes sociais: como fazer as pessoas se interessarem pelo conteúdo que você produz.
-----------------------------------------------------------------------------
Igor Francisco é redator há sete anos, coordenador de conteúdo web há três e já passou por uma residência artística em escrita criativa no Atelier SOMA. Atuou também em assessorias de imprensa, trabalhou como professor de Educomunicação, e foi responsável por redigir algumas publicações financiadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretária dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Graduado em Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), construiu sua trajetória profissional a partir de estudos com foco em análise do discurso, construção de imagem, sociolinguística e escrita criativa – ênfase em redação publicitária. Já foi docente da Secretaria de Estado da Educação em cursos de extensão para os professores da rede estadual de ensino do Paraná, docente convidado da Semana Acadêmica de Comunicação Organizacional da UTFPR – Edição 2016/2017, e realizou assessoria de imprensa e produção conteúdo para diferentes seminários realizados no Congresso Federal.
-----------------------------------------------------------------------------
Taxa de inscrição de R$ 80 + 1kg de alimento. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.