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Escola para Educação Integral em tempos de pandemia e pós-pandemia

21 jun - 2021 • 18:00 > 22 jun - 2021 • 21:00

Evento Online via Zoom

Descrição


Escola para Educação Integral em tempos de pandemia e pós-pandemia

 

Curso na área da Educação inserido no Programa de Capacitação de Agentes Políticos e Comunitários e de Formação para Cidadania da Escola do Parlamento da CMSP em parceria com o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora (FEICE) e a Faculdade de Educação da USP (FEUSP)

 

DIRETOR RESPONSÁVEL: Rubem Davi Romancini

COORDENAÇÃO:
João Kleber Santana – FEICE
Alexsandro Santos  - Escola do Parlamento
Elie Ghanem – Faculdade de Educação da USP

 
JUSTIFICATIVA/CONTEXTO:

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia mundial, em março de 2020, os estados nacionais adotaram várias medidas para desacelerar as taxas de transmissão, no intuito de preservar os sistemas de saúde e as vidas da população; dentre tais medidas, a suspensão de aulas presenciais teve impactos profundos sobre a vida de estudantes e famílias, e da equipe escolar, obrigando a criar estratégias e modos por meio dos quais a escola poderia se fazer presente, ainda que à distância.

Passado quase um ano desde o início da crise, e a despeito das muitas dificuldades e persistentes desafios (ligados também ao modo pelo qual a gestão da epidemia tem sido feita no Brasil), é preciso reconhecer que foram produzidos conhecimentos sobre a instituição escolar, o fazer pedagógico, o lugar da escola nas redes de proteção, entre outros.

Entendemos que tais conhecimentos são centrais para o desenvolvimento do próprio conceito de educação integral, na medida em que evidenciam princípios, valores e nexos aos quais ele se vincula. Por essas razões, entendemos que a constituição de um espaço coletivo de reflexão é fundamental para sistematizar e colocar em circulação algumas das aprendizagens realizadas ao longo dessa crise, tornando possível, desde já, identificar desafios e possibilidades para o horizonte do pós-pandemia.

OBJETIVOS:

Este curso tem como objetivo central constituir um espaço de diálogo e reflexão sobre como garantir o direito à educação integral aos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade de São Paulo, num momento de crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 e suas consequências em termos sociais e econômicos.

PÚBLICO ALVO:

Professoras e professores das redes públicas, gestoras e gestores de serviços públicos, integrantes de movimentos e associações da sociedade civil, estudantes dos cursos de licenciatura e interessados em geral.

ESTRUTURA DA ATIVIDADE:

Serão realizados oito encontros formativos, sempre às terças-feiras, das 18h às 21h, conforme cronograma disponível nesta programação. Os alunos acompanham a transmissão  das aulas pelo canal da Escola do Parlamento no YouTube https://www.youtube.com/c/EscoladoParlamentoCMSP e respondem, ao final de cada encontro, um questionário para aferição de presença.
Ao final do Curso o aluno responde a um Questionário de Avaliação de Conteúdo composto de 10 questões e que será disponibilizado após a última aula.

Além dos encontros formativos síncronos, o curso indicará leituras de estudo e todos os participantes deverão realizar atividade final de avaliação, em formato eletrônico, para fazer jus à certificação relativa ao curso.

CARGA HORÁRIA TOTAL:  30 horas, sendo 24 horas de encontros síncronos e 6 horas para leitura de estudo e atividade de avaliação.

PROGRAMAÇÃO:

4/5 - 18h às 21h
Escola em tempos de crise: desafios e estratégias para agir na incerteza

Ítalo Dutra (Chefe de Educação – Unicef Brasil)

Priscila Kodama (Diretora da EMEF Emiliano Di Cavalcanti)

Fernando Padula (Secretário Municipal de Educação de São Paulo)

Alexsandro Santos (Diretor-Presidente da Escola do Parlamento)

Mediador: Carlos Eduardo Fernandes Junior (Coord. Pedagógico EMEF Infante Dom Henrique/Espaço de Bitita)

11/5 - 18h às 21h
Vigilância epidemiológica nas escolas em pandemia e pós-pandemia

Anaclaudia Fassa  (Direção da Abrasco)

Maria Tereza Marcilio – (Diretora da Avante/BA)

Monica Laratta Vasconcelos (Coord. Pedagógica EMEF Infante Dom Henrique/Espaço de Bitita)
Mediadora: Márcia Cordeiro (Supervisora Escolar DRE Pirituba)

18/5 - 18h às 21h
Currículo no território: como pensar os processos de ensino aprendizagem neste contexto (parte 1)

Natacha Costa (Diretora do Aprendiz)

Dilma Ângela da Silva (Coord. Pedagógica EMEI Monteiro Lobato)
Mediador: Cláudio Marques Neto (Diretor EMEF Infante Dom Henrique/Espaço de Bitita)

25/5 - 18h às 21h
Currículo no território: como pensar os processos de ensino aprendizagem neste contexto (parte 2)

Kazuo Nakano (Professor da Unifesp)

Renata Pereira Pardim (Supervisora Escolar DRE Itaquera)

Fatima Antonio (Ex-Secretária Adjunta de Educação de São Paulo)
Mediador: Marcos Manoel dos Santos (Diretor EMEI Cruz e Sousa e Membro do Ocupa Cidade


01/6- 18h às 21h
Metodologias: novos agrupamentos, práticas integradoras e recursos pedagógicos

Julia Andrade (Fundadora Ativa Educação e profa. Instituto Vera Cruz)

Márcia Calçada (Diretora da UME Leonor Mendes de Barros/Santos)
Mediadora: Ana Paula Pietri (Formadora pela Associação Cidade Escola Aprendiz)


08/6- 18h às 21h
Articulação intersetorial:como constituir condições para a proteção integral de todos os estudantes (parte 1)

Valdiosmar Vieira Santos (Secretário de Assistência Social de Lagarto/SE, e Vice-presidente do CONGEMAS)

Jorge Kayano (Médico sanitarista, Instituto Pólis)
Mediador: João Kleber Santana (Diretor da EMEI Gabriel Prestes)


15/6- 18h às 21h
Articulação intersetorial:como constituir condições para a proteção integral de todos os estudantes (parte 2)

Naomar Almeida Filho (IEA-USP)

Jaqueline Moll (Profa. Titular FACED e do PPG em Educação da URI/RS, Membro Fundadora do Observatório Nacional de Educação Integral)
Mediadora: Miriam Tronnolone (Assistente Social e integrante das Redes Intersetoriais de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente do Centro e de Pinheiros/SP


22/6- 18h às 21h
Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação e a Educação Integral em São Paulo

Eliseu Gabriel (Vereador SP. Presidente da Comissão de Educação e Cultura e Esportes da Câmara Municipal de SP)

Maciel Nascimento (Coordenador do Fórum Municipal de Educação SP)

Rose Neubauer (Presidente Conselheira do Conselho Municipal de Educação de SP)

Minéia Fratelli (Secretária Adjunta de Educação de SP)
Elie Ghanem (Professor de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP)
Mediador: Alexsandro Santos (Diretor-Presidente da Escola do Parlamento)

Termos e políticas

Evento online

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Sobre o organizador

Escola para Educação Integral em tempos de pandemia e pós-pandemia

Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/

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