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Encontros Formativos: Conexões afro&originárias ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem

19 ago - 2021 • 19:30 > 16 set - 2021 • 21:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Encontros Formativos

Conexões afro e originárias ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem


Com intuito de construir coletivamente uma educação emancipadora, que respeite e possibilite as diversas formas de existir, elaboramos o I ENCONTRO FORMATIVO MAAT EDUCAÇÃO - Conexões afro e originárias ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, buscamos socializar práticas, referenciais teóricos formativos e documentação pedagógica a partir da ancestralidade africana, alinhadas ao que determina a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e leis 10.639/03 e 11.645/08.


Para quem é essa formação:

  • Professores das redes pública e privada

  • Professores em formação

  • Educadores Sociais

  • Estudantes e ativistas


Ementa:

Apresentaremos 5 módulos do ENCONTRO FORMATIVO MAAT EDUCAÇÃO - Conexões afro e originárias ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem.


1: Perspectiva africana em MAAT;

2: Perspectiva antirracista na Educação;

3: Territorialidade e comunidade;

4: Brinquedo e brincar;

5: Ferramentas e Práticas.


Encontros Semanais

Toda Quinta-feira - Das 19h30 as 21h30


1º Encontro: 19 de agosto - 19h30 a 21h30

Percepção Africana em Maat

Maat ou Ma’at (M3ˁt). Na mitologia egípcia, Maat é a Deusa da justiça e do equilíbrio. É representada por uma jovem mulher negra que exibe uma pena em sua cabeça. Ela é filha de Rá, o Deus Sol, e esposa de Toth. Esta simbologia representa o poder feminino na gestão de potencialidades a partir de valores coletivos e da vida com afetos. No primeiro módulo iremos compartilhar nossa percepção pedagógica afro-originária e seus contornos

teóricos - metodológicos.


2º Encontro: 26 de agosto - 19h30 a 21h30

Perspectiva antirracista na Educação

A presença afro e originária é constitutiva do Brasil, mas permanece limitada à uma hierarquia racial. Um dos processos é o epistemicídio - ou seja, a invisibilização e ocultação das contribuições culturais e sociais não assimiladas pelo 'saber' ocidental. Esse epistemicídio reverbera-se no ambiente escolar que integrou os processos de dominação à custa da negação de culturas, línguas e narrativas. Nesse módulo vamos dialogar sobre a

importância de resgatar nossa historicidade tendo como base a escola que queremos.


3º Encontro: 02 de setembro - 19h30 a 21h30

Brinquedo e Brincar

O olhar antropológico por dentro da infância no leva a perceber as múltiplas ações e linguagens que às crianças utilizam no brinquedo e na brincadeira. Enquanto educadores mediadores somos convidados a nos colocar nesse processo de liberdade pedagógica. Brinquedos e brincadeiras carregam memória, história, ancestralidade - Nesse módulo vamos nos aprofundar na perspectiva afro originária. É tempo de descolonizar a brincadeira.


4º Encontro: 09 de setembro - 19h30 a 21h30

Territorialidade e Comunidade

Olhar para fora, olhar para dentro. A comunidade está em nós, no que Maat preconiza. Pois, o objetivo da comunidade, como nos mostra a perspectiva afro e originária é assegurar que cada membro seja ouvido e consiga contribuir com as suas habilidades, desejos de forma apropriada e conduzida. Com ela garantimos que pessoas se reunam para realizar um objetivo específico, ajudar os outros a realizarem seu propósito e para cuidar umas das outras. No módulo quatro apontaremos como a comunidade educacional pode ser constituída por elementos de fortalecimento de todos que a compõem.


5º Encontro: 16 de setembro - 19h30 a 21h30

Ferramentas e Práticas

No quinto e último módulo - iremos compartilhar vivências e experiências daquilo que nos compõe enquanto educadores e educadoras em constante formação - preocupados e vigilantes na relação na relação dialógico-pedagógica - Quais ferramentas podemos utilizar para potencializar nosso plano de ensino? Quais proposições são diversas e inclusivas - no que diz respeito à percepção afro e originária? Quais documentações podem nos auxiliar nesse processo?




Mediadoras:

Alda Helena é mãe de duas meninas e de um menino. É idealizadora da Maat Educação Afro-originária. Pedagoga, administradora de empresas, é também atriz - atuante do Núcleo Teatral Mulheres de Utopias.

Pitta Viana é mãe, pedagoga, atua na educação infantil, integrante da Coletive Maat.


Termos e políticas

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Sobre o organizador

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