O evento já encerrou...
Emily e o Pacto Mortífero
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Emily e o Pacto Mortífero

13 abr - 2022 • 19:30 > 21:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Ponto de vista
Emily e o Pacto Mortífero 
Com 

Paulo Ferraz

Coordenadora da mesa  Raquel Dickel. Debatedora  Maria Aparecida Brígido

13 de abril  | quarta-feira | 19h30 às 21h30

Atividade gratuita  | Com certificado

On-line Plataforma Sympla/Zoom

Check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*

Organização: Núcleo São Leopoldo


Inscrições exclusivamente pelo Sympla

(encerradas 30 minutos antes do horário do evento ou quando esgotarem-se as vagas)

Carga horária: 2 horas.

Eixo Temático: psicanálise e literatura.


Informações pelo atendimento on-line da secretaria: [email protected] ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)


A escrita do cotidiano clínico promove ao leitor e aos ouvintes possibilidades de vestir, mesmo que com intensidades diferentes, a pele do analista e a do analisando. Isso pode contribuir para que as dimensões da escuta se ampliem e capturem os infrassons da transferência, por exemplo. 

Objetivo: transmitir e debater as experiências clínicas por intermédio da escrita.

Resumo: como os demais conceitos, o de pulsão de morte nunca será apresentado em estado puro. Estará sempre entremeado à pluralidade das manifestações presentes no campo analítico. O masoquismo erógeno, o sentimento de culpa, a necessidade punição, o supereu melancólico ou cruel, o narcisismo de morte são os seus corolários ou estandartes. Só os conhecemos a partir dos derivados do inconsciente.

Infusas em lutos jamais elaborados, em angústias catastróficas e irrepresentáveis, as estruturas narcisistas e fronteiriças, as neuroses graves e as de caráter são emblemas do terror sem nome e da morte psíquica. A todo tempo, em diferentes dinâmicas, a psicopatologia nos apresenta as facetas de Eros e de Thanatos.

As negociações entre as instâncias psíquicas com a pulsão de morte desviam, na melhor das hipóteses, a agressividade e a inveja para o objeto que, pelas identificações projetivas, passa a ser mau ou até mesmo bizarro.

É claro que, em meio a tudo isso, a pulsão de morte contém o elemento disruptivo que pode ou não, dependendo das intensidades, promover transformações. Em diálogo com diferentes autores, compartilharei o meu manejo das descargas e das dores de Emily.


Paulo Ferraz

Psicanalista (CEPdePA). Psicólogo. Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (ESIPP). Professor. Coordenador da Oficina de produção psicanalítica e literária (SPRGS). Membro e fundador da Academia de Psicólogos e Escritores da América Latina (APEAL). Membro efetivo da Academia de Letras do Brasil (ALB). Membro efetivo da academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves. Membro da Academia de Letras dos municípios do Rio Grande do Sul (ALMURS). Membro honorário da AJEB.

Maria Aparecido da Silveira Brígido

Psicanalista. Mestre em Psicologia Cínica (Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal). Mestre em Psicologia Clínica (USP). Coordenadora do Bacharelado em Psicologia na Faculdade Dom Bosco. Sócia da Sociedade de Psicologia RS. Docente e supervisora do Espaço Criar Formação em Psicanálise. Membro do Círculo Fenomenológico da Vida e da Clínica (USP). Pesquisadora de Grupo de Pesquisa das Faculdades EST.







*Check-in na sala 15 minutos antes do início do curso, através da página do ingresso no Sympla.

Faça login através do email de confirmação que recebeu

OU na sua conta Sympla com O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO, clicar em “Meus Ingressos”, ir até o ingresso do evento e clicar em “Acessar transmissão”.

Se você não tem 'conta' no Sympla, é rápido e fácil fazer: entre em sympla.com.br, clique em 'Criar conta' (no alto, à direita), e preencha os campos USANDO O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO no evento (além disso, são apenas mais 3 campos). O Sympla enviará um email para você, para fazer a 'Ativação de conta'. Basta abrir este email, e clicar no botão.

Você também pode usar o aplicativo Sympla, disponível nas versões iOS e Android.

Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado, ou faça a instalação através do link disponível no Sympla ou na sua loja de aplicativos.




Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Emily e o Pacto Mortífero

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) há 60 anos representa psicólogos e estudantes de Psicologia e promove o intercâmbio com a comunidade, profissionais e instituições, com oportunidades de estudos e aperfeiçoamento em comitês, cursos, palestras, jornadas, mostras científicas, prêmios e atividades culturais. Uma entidade civil, de utilidade pública, sem fins lucrativos, trabalhando para o desenvolvimento da psicologia e da coletividade.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.