Fale com o produtor

O evento já encerrou...

EM BUSCA DE SENTIDO - Palestras baseadas na Obra de Viktor Emil Frankl

Carregando recomendações...
Evento encerrado

EM BUSCA DE SENTIDO - Palestras baseadas na Obra de Viktor Emil Frankl

20 nov - 2019 • 18:30 > 26 nov - 2019 • 21:30

 

Descrição do evento

Alguma vez na vida, você já deve ter efetuado as seguintes perguntas:

Qual é o propósito da vida?

Por que estamos aqui?

Temos alguma missão a cumprir?


Este Evento trata-se de uma série de 6 palestras, inspiradas na obra do psiquiatra austríaco Viktor Emil Frankl: Em busca de Sentido - Um psicólogo no Campo de Concentração.

Não teremos a intenção de descrever as atrocidades e crueldades daquele tempo, Nosso propósito é dialogarmos e refletirmos juntos acerca de varias questões atuais, como depressão, ansiedade, automutilação, sentido da vida, vazio existencial, felicidade, perdão, compaixão, entre outros. 

As palestras são independentes, apesar de baseadas na obra, logo, poderão escolher sem preocupação de perder algo. 

Frankl, em sua obra trata de importante questão: 

Onde podemos encontrar fontes de força para sobreviver situações difíceis?

É necessário saber reconhecer os momentos estratégicos para saber como direcionar o foco no futuro, nos significados que podem ser alcançados e preenchidos no futuro. Assim, acabamos com a formação de ciclos viciosos de pensamento negativo.

Devemos nos confrontar com escolhas que orientam o significado da nossa vida.

Ao nos tornarmos conscientes deste significado, fortalecemos a nossa habilidade de superar dificuldades e desafios.

O significado é único e específico. E somente pode ser preenchido pelo próprio indivíduo. É assim que ele vai alcançar o significado da sua existência.

 

 

Resumo:

O Livro Divide-se em três partes:

 

Na Primeira parte

Ele mesmo sobrevivente de Auschwitz, explica como os prisioneiros do regime nazista se esforçaram. Essas experiências também forneceram a Frankl evidências de sua teoria psicológica, logoterapia, o que explica como, para prosperar – e, em circunstâncias mais terríveis, sobreviver – precisamos descobrir nosso significado pessoal da vida.

A narrativa dramática e comovente da situação limite no campo de concentração nos traz a visão do autor sobre si mesmo e os demais, durante a Segunda Guerra Mundial, onde descreve o que sentiu com uma realidade impressionante.

Com a alimentação escassa por uma sopa rala e tendo que dormir amontoados, aumentava ainda mais a irritabilidade, a solidão e o pensamento no suicídio.

O que amenizava essa dor? Era o sonho de liberdade, de poder rever seus entes queridos, por imaginar em que situação os mesmos estavam passando neste momento e por uns raros momentos de humor, poemas e teatros improvisados no campo de concentração que alimentavam suas almas. 

 

Frankl diz que não se dedicou a descrever os horrores dos campos de concentração, pois outros autores já o fizeram melhor, mas nos traz como o ser humano foi levado a situações extremas, sub-humanas, e o que se passou na cabeça do prisioneiro. Mesmo tendo vivido nas piores circunstâncias possíveis e inimagináveis, Frankl mantém a firme crença de que o espírito do homem pode se elevar acima das piores circunstâncias.

A Logoterapia

Na segunda parte do livro, o autor usa suas experiências para introduzir o método de Logoterapia, cujo aprimoramento deve bastante à experiência em Auschwitz. Esse sistema busca o tratamento do paciente num processo que lhe traga uma plenitude existencial.

Viktor Frankl concentra o tratamento em projeções para o futuro, tenta compreender as necessidades do ser humano identificando junto ao paciente um sentido para sua vida.

Sua concepção é que o sentido nos faz humanos e compreendê-lo em cada situação da vida é um estímulo a viver e vencer todo sofrimento, independente de qual é o estágio de seu sofrimento. Para tanto, compreende as necessidades básicas do ser humano, que vão muito além daquilo que lhes atinge imediatamente.

Otimismo trágico

Na terceira parte do livro, Frankl descreve sobre a tese de otimismo trágico. De acordo com essa tese, a superação individual reside numa escolha, num posicionamento interior que, a despeito da tríade trágica (dor, culpa, morte), explicando a possibilidade de o indivíduo optar pela vida, mesmo diante dessa tríade trágica.

 

Embora, a obra traga uma carga histórica dramática, Em Busca de Sentido nos permite enxergar a vida e a nossa relação com os momentos de sofrimento sem julgamento e sem medo, nos promove ampliar nossa visão de mundo. 

 

Vamos compartilhar experiências, o café é por nossa conta.

PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO...

 

 

 

 

 

Local

Prama Produções Artísticas

Rua Álvaro Alvim, 37, Salas 1006/1007, Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Cristiana Martins - Psicóloga CRP 05/57681

Pós Graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental Baseada em Evidências pela UNIREDENTOR/FOCO, Graduada em Psicologia pelo IBMR, Realiza atendimento com Criança, adolescente, adulto e Idoso. Atua com Psicologia Positiva, Terapia Focada nas Emoções, Espiritualidade e Saúde, Inteligência emocional; promove treinamento de Habilidades socioemocionais, orientação para pais. É Facilitadora do Programa Educação Emocional Positiva.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora