Fale com o organizador: Elipse Software
Powered by: Sympla

Elipse Tech 2014


Segunda, 03 de novembro de 2014, 10h - 18h
São Paulo, SP
Compartilhe: Por e-mail Pelo Facebook

Ingressos

Tipo de ingressoInscrições terminamPreçoQuantidade
Ingresso normal [+]02/11/2014R$ 150,00Encerrado

Descrição do evento

No dia 3 de novembro, a Elipse Software promoverá um evento técnico com foco em tecnologia e inovação, visando aproximar seus usuários e clientes das suas mais recentes novidades. O Elipse Tech 2014 abrangerá uma série de palestras e seminários referentes às três grandes linhas de atuação da empresa: automação, informação e energia. O encontro será realizado no Centro de Convenções do Hotel Meliá Paulista, em São Paulo.

Utilize a hashtag oficial do evento: #elipsetech2014

Confira a programação:




AUTOMAÇÃO

13:30
Como as tecnologias móveis estão revolucionando a automação

O futuro da automação ultrapassou o conceito convencional das IHMs de chão de fábrica passando para o conceito da mobilidade onde os processos podem ser monitorados e controlados de qualquer lugar, em qualquer momento e em qualquer dispositivo.

PalestranteGustavo Salomão
Gerente Filial SP
Elipse Software 

Mais de 15 anos de experiência na área de automação e gerenciamento de sistemas, formado em Administração de empresas pela PUC-SP e MBA em Business Intelligence pelo SENAC.

14:30
Atualização do SCADA na planta de Germano/MG - Samarco Mineração

Relata o processo de especificação, planejamento e posta em marcha da atualização tecnológica do sistema SCADA da planta de Germano da Samarco, bem como as necessidades particulares, dificuldades e ganhos obtidos.

PalestranteVinícius Wiermann
Gerência de Engenharia de Processo e Automação
Samarco Mineração 

PalestranteEduardo Montenegro
Gerente de Projetos
IHM Engenharia 

16:00
Benefícios da Gestão do ciclo de vida dos alarmes em sistemas SCADA

O aumento exponencial do número de informações monitoradas em sistemas de controle tem levado à uma sobrecarga de trabalho dos operadores, com potenciais riscos ambientais, financeiros e de segurança. Neste estudo apresentamos os benefícios da adoção de uma política para gestão do ciclo de vida dos alarmes e os resultados obtidos em empresas de diferentes segmentos.

PalestranteSamir Pereira Lima
Consultor de Aplicações
Elipse Software 

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Sumaré, e MBA em Business Intelligence pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada – IBTA. Possui mais de 10 anos de experiência com sistemas de automação e informação.

17:00
Desenvolvendo interfaces homem-máquina de alto desempenho visual

Serão abordadas técnicas para elaboração de interfaces com foco no usuário, visando melhorias operacionais aliadas à redução de incidência de erros operativos. Trata-se de um novo padrão de design de interfaces, apoiado em pesquisas sobre percepção visual, formas de organização de dados e uso de cores.

PalestranteHelcker Goetz
Analista de Design
Elipse Software 

Atua há 20 anos como desenvolvedor, designer gráfico e designer de interfaces, tendo dedicado 13 anos ao desenvolvimento de interfaces para o mercado de automação industrial. Hoje é Analista de Design da Elipse Software, onde desenvolve um trabalho de aprimoramento da experiência do usuário e pesquisa de novos recursos.


ENERGIA

13:30
Self-Healing - Recomposição automática de redes

Panorama geral da implementação das diferentes tecnologias aplicadas à recomposição automatica de redes de distribuição, e benefícios da adoção de sistemas Smart Grid.

PalestranteJoão de Souza
Diretor
JSMC Gestão de Negócios (Automação, Medição, Proteção) 

Possui 35 anos de experiência no setor elétrico, tendo trabalhado no desenvolvimento e implantação de novas tecnologias em sistemas de automação de redes de distribuição e Subestações SMART GRID, além de diversas atividades como analista sênior de distribuição e medição.

14:30
Benefícios e ganhos na automação da rede de distribuição da CEMAR

Resultados e experiência na implantação de redes inteligentes e sistema de supervisão e controle  na Companhia Energética do Maranhão (CEMAR).

PalestranteCharles Fonseca
Gerência de Automação e Controle
CEMAR 

Graduado em Ciências da Computação, atua na área de redes de comunicação em fibra óptica, radiofrequência e GPRS para sistemas de automação de subestações.

16:00
Metodologia e infraestrutura de simuladores para treinamento de operadores – OTS

Utilização de Simuladores de Treinamento de Operadores (OTS) nas estratégias de capacitação em empresas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica ou industrias eletro-intensivas.

PalestranteMarcelo Ferreira
Sócio/Diretor
Automalógica 

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Itajubá, sócio fundador e diretor da Automalógica.

17:00
Smart Substation - Automatismos e recomposição integradas em ambiente único

Arquitetura e conceitos para integração de múltiplas funções inteligentes em subestações de energia, como self-healing, automatismos, conversores de protocolos e interface de contingência em ambiente IEC 61850.

PalestranteMarcelo Salvador
Diretor de Novos Negócios
Elipse Software 

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com pós-graduação em administração industrial pela USP. Atuou no início da carreira como Trainee na Ford do Brasil, Aracruz Celulose e Elipse Software. Ocupa desde 2001 os cargos de Diretor de Novos Negócios e Gerente de Produtos na Elipse, acumulando 20 anos de experiência em sistemas de supervisão e controle. 


INFORMAÇÃO

13:30
Integração da Automação (TA) e da Informação (TI) para a Excelência do Desempenho da Indústria

Será abordado um panorama geral sobre as características e necessidades do gerenciamento de sistemas de automação em comparação com as metodologias utilizadas pelo departamento de tecnologia de informação das empresas, e como a integração de informações dessas duas áreas podem trazer benefícios para a otimização de processos nas empresas.

PalestranteMauricio Kurcgant
Gerente da ARC Advisory Group Brasil

Atua nas áreas de medição e controle da indústria de processos, sistemas de segurança instrumentados, controle avançado, simuladores para treinamento de operadores, incluindo as indústrias de papel e celulose, petroquímica, química e mineração. Trabalhou na Foxboro/Invensys por 38 anos como Gerente de Vendas e tem grande experiência no mercado Brasileiro. Graduado em Engenharia Eletrônica, tem vários cursos em vendas e marketing.

14:30
O poder da informação de tempo real

A grande quantidade de dados gerados por diversos sistemas de controle e gerenciamento de processos representa um grande desafio, traduzindo-se ora em dificuldades diárias para compreensão e extração de informações, ora em uma fonte desperdiçada de identificação de oportunidades e ações mais rápidas para correção de problemas. Transformar estes dados em informação imediatamente acionável permite modificar o ambiente corporativo, permitindo tomar decisões no menor tempo e de forma mais assertiva.

PalestranteLuana Pinheiro Nasu
Engenheira de Vendas
Elipse Software 

Engenheira Ambiental, com mais de 10 anos de experiência em projetos de automação e controle e gestão de processos (SCADA e PIMS).

16:00
Gestão de indicadores de performance operacional na Elektro

Como a Elektro utiliza dados coletados do sistema SCADA para geração de indicadores para gestão da manutenção e planejamento da operação de sistemas elétricos.

PalestranteKaryna Silveira Cardoso
Gerência da Tecnologia de Informação
Elektro S.A. 

Engenheira de Telecomunicações e mestranda em Gestão de redes de Telecomunicação pela PUC-Campinas. Responsável pelo supervisório Scada e EPM da Elektro.

PalestranteDaniel Antelo
Gerência da Tecnologia de Informação
Elektro S.A. 

Analista de Infra-Estrutura de TI, responsável por todos os Sistemas de Segurança da Informação (Antispam, Proxy, Antivírus, Firewall, etc.) desde julho 2009.

17:00
Apoio à manutenção de ativos baseada em indicadores de tempo real

Estudo de caso sobre auditoria de malhas de controle, desde a identificação de oportunidades de melhoria, passando pela priorização, proposição e implementação de ações, verificando-se sua efetivadade com análise de resultados. Será efetuada uma comparação dos ganhos obtidos comparados com os custos de aquisição de uma ferramenta para implementação destes ciclos de melhoria contínua.

PalestranteMaurício Simões Posser
Analista de Produto
Elipse Software 

Engenheiro Químico com mestrado pela UFRGS. Possui experiência de 15 anos nas áreas de P&D de controle e automação de processos, em empresas como Petrobrás, Braskem e Trisolutions. Ocupa desde 2010 o cargo de analista de produtos na Elipse Software.

Local

Meliá Paulista

Avenida Paulista 2181
Bela Vista
São Paulo, SP

Organizador

Elipse Software

Elipse Software offers robust yet flexible real-time software solutions that can be applied in a variety of applications across diverse industries and processes, from a simple HMI to complex SCADA, EMS/DMS, and PIMS distributed systems. Powerful software tools for the manufacturing, process, energy, water, and infrastructure industries; these tools are able to transform data into strategic information, thus helping reduce energy and operating costs, and therefore generating profits for your business.
Present in the automation market for 25 years, Elipse delivers speed, efficiency and flexibility through an integrated software platform designed to ensure fast and precise communication with hundreds of devices, enabling robust critical systems operation.