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Educação para as Relações Étnico-raciais: suportes teóricos e práticas pedagógicas
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Educação para as Relações Étnico-raciais: suportes teóricos e práticas pedagógicas

17 nov - 2020 • 15:00 > 26 nov - 2020 • 18:00

Evento Online via Google Meet

Descrição

Carga Horária: 20h, sendo 12h à distância e 8h presenciais

 Objetivos:

  • Apresentar, discutir e aprofundar o conhecimento a respeito das categorias conceituais explicativas relativas às questões indígena, migrante e raciais, a fim de dar subsídios para a construção de práticas educacionais antirracistas, anti-xenofóbicas e não discriminatórias.
  • Refletir sobre os estereótipos racistas, xenofóbicos e preconceituosos utilizados em nosso cotidiano, de forma a criar um olhar atento aos acontecimentos discriminatórios dentro das escolas e promover o combate às desigualdades e à violência;
  • Incentivar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuam para a construção de uma educação inclusiva, equitativa e integral

Cronograma:

17/11/2020 – 15h às 18h
Relações raciais no Brasil: Fundamentos Conceituais e Práticas Pedagógicas Antirracistas
Regentes: Jussara Santos, Winnie Nascimento dos Santos; Vanda Aparecida de Araújo.

19/11/2020 – 15h às 18h 
Migrações internacionais na Rede Municipal de Ensino: do acesso às práticas pedagógicas inclusivas
Regentes: Camila Breitenvieser; Cristiane Teixeira Magen e Jennifer Pacheco Anyuli Alvarez.

24/11/2020 – 15h às 18h
Populações indígenas e educação: relações históricas e contemporâneas e a potencialização dos saberes
Regentes: Diana Pellegrini; Soraia Alexandra Zanzine.

26/11/2020 – 15h às 18h
Educação para as Relações Étnico-Raciais: a construção de práticas inclusivas e a promoção de direitos humanos
Regentes: Alexsandro Santos; Tatiana Waldman

Os encontros ocorrerão via plataforma StreamYard e os cursistas acompanharão e participarão propondo questões e reflexões por meio do Facebook da Escola do Parlamento.

Público-alvo: Agente Escolar, Assist. de Diretor de Escola, Aux. Técnico de Educação, Coord. Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Ed. Inf., Prof. E.F. II e Médio, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I

Critérios para avaliação e certificação:
Conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência
Realização de atividade obrigatória

Atividades Obrigatórias:

  1. Avaliação com dez perguntas objetivas de múltipla escolha, elaboradas a partir dos conteúdos desenvolvidos no curso, com aproveitamento satisfatório (maior que 70%)
  2. Elaboração de uma Proposta de Intervenção Pedagógica, contendo proposta de atividade a ser realizada na Unidade Educacional tendo como objetivo a construção de práticas educacionais antirracistas, anti-xenofóbicas e não discriminatórias. Essa proposta deverá ser entregue por email à Coordenação geral ao término do curso.

mais informações em: bit.ly/educacaoeticoracial

Termos e políticas

Evento online

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Sobre o organizador

Educação para as Relações Étnico-raciais: suportes teóricos e práticas pedagógicas

Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/

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