App Sympla
Baixe agora

Documentário: teoria e prática

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Documentário: teoria e prática

Nex Coworking Rio - Rio de Janeiro, RJ
02 de setembro de 2019, 19h - 09 de outubro de 2019, 22h

Inscrição

Curso
R$ 1.350,00
em até 12x R$ 135,54
Inscrições até 11/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

“O cinema, na sua versão documentária, traz de volta o real como aquilo que, filmado, não é totalmente filmável, excesso ou falta, transbordamento ou limite - lacunas ou contornos que logo nos são dados para que os sintamos, os experimentemos, os pensemos. (...) Filmar os homens reais no mundo real significa estar às voltas com a desordem das vidas, com o indecidível dos acontecimentos do mundo, com aquilo que do real se obstina em enganar as previsões. Impossibilidade do roteiro. Necessidade do documentário.” Sob o risco do real, Jean-Louis Comolli

No curso vamos estudar as diversas formas de se fazer documentários, observando os aspectos teóricos e práticos em dois módulos complementares. No módulo teórico, serão apresentadas as principais escolas e as novas tendências da produção documental, a partir da análise de trechos de filmes e da leitura de textos. No módulo prático, os alunos conhecerão em detalhes todas as etapas do processo de realização de um documentário, da primeira ideia até a forma final do filme.

PROGRAMA
Módulo Teórico (7 aulas)
- Problemas da representação;
- Questões éticas e formais;
- Recursos narrativos;
- Escolas tradicionais;
- Novas tendências;

Módulo Prático (5 aulas)
- Desenvolvimento de projeto: da ideia inicial ao conceito do filme;
- Roteiro e estratégias de filmagem;
- Produção: configuração de equipe, orçamento e cronograma
- Técnicas de entrevista e pesquisa;
- Roteiro pós-filmagem e montagem;

PERÍODO / CARGA HORÁRIA
02/09 a 09/10/19
Segundas e Quartas - 19h às 22h
12 aulas - 36 horas

ORIENTAÇÃO
CRISTIANA GRUMBACH
Diretora, roteirista, editora e professora. Astróloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da UFRJ.

Dirigiu os documentários de longa-metragem Morro da Conceição (2005), As cartas psicografadas por Chico Xavier (2010) e Filmes de Gordinho (2015), e os curtas-metragens O joelho de Ives (2011), Mestre Adorcino e o estuque ornamental (2013), Bandeira de Mello e a arte do afresco (2017), Sagrada Família (2018), Celebração (2018) e Um microondas foi pro ferro velho (2019), produzidos pela sua produtora, a Crisis Produtivas. Ao longo de 25 anos de profissão, Cristiana dirigiu, roteirizou e editou documentários, institucionais e programas de TV para diversos clientes.
Colaborou com Eduardo Coutinho como assistente de direção e pesquisadora nos longas-metragens Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2001), Edifício Master (2002), Peões (2003), O Fim e o Princípio (2005) e, como diretora-assistente e pesquisadora em Jogo de Cena (2007). Em 2006 e 2008, orientou as Oficinas de Desenvolvimento de Projetos do programa DOCTV, da TV Brasil. Em 2010, orientou a Oficina de Produção em Documentário para o programa Revelando os Brasis, do Ministério da Cultura. Em 2013, orientou a Oficina de Criação e Produção de Documentário na AICTV. Entre 2015 e 2019, ministrou a cadeira de Técnicas de Entrevista no curso de documentário na AIC. Em 2016 criou a Escola Doc, onde coordena e ministra cursos sobre filmes documentários.

MATRÍCULA
É necessário enviar os documentos digitalizados (RG, CPF e comprovante de residência) e o comprovante de pagamento (integral ou da primeira parcela) para o email abaixo. O curso se realizará com, no mínimo, 12 alunos. Em caso de cancelamento da turma, o aluno será notificado com antecedência e o pagamento devolvido integralmente.

CERTIFICADO
O curso garante o Certificado de sua realização para todos os alunos que cumprirem presença em 75% das aulas.

LOCAL
Nex Coworking
Ladeira da Glória, 26 - acesso pela Villa Aymoré - Glória - Rio de Janeiro/RJ

INFORMAÇÕES
contato@escoladoc.com

Sobre o produtor

ESCOLA DOC

Primeira escola de audiovisual do país dedicada especialmente ao estudo da produção de filmes documentais, a proposta da Escola Doc é propiciar reflexões sobre as diversas formas de se fazer documentários, a partir da realização de cursos, oficinas, realização de cineclube e laboratórios de desenvolvimento de projetos.

Local

Nex Coworking Rio
Ladeira da Glória, 26, Glória
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.