Login
O evento já encerrou...
Do plano A ao plano B em 5 lições: Oficina de Montagem Cinematográfica
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Do plano A ao plano B em 5 lições: Oficina de Montagem Cinematográfica

1 jun - 2021 • 19:30 > 10 jun - 2021 • 22:30

Evento Online via Zoom

Descrição

Workshop Do plano A ao plano B em 5 lições - Oficina de montagem cinematográfica 

Quando: 01, 03, 08 e 10 de junho (terças e quintas)
Horário: das 19h30 às 22h30
Onde: plataforma Zoom
Ministrante: Alfredo Barros
Inscrições exclusivamente pelo Sympla

O workshop Do plano A ao plano B em 5 lições - Oficina de montagem cinematográfica acontece nos dias 01, 03, 08 e 10 de junho (terças e quintas), das 19h30 às 22h30. O encontro será online, realizado através da plataforma Zoom, com 15 vagas disponíveis. As inscrições serão feitas pelo Sympla a partir do dia 15 de maio, sábado, com investimento de R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia (idosos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda de 15 a 29 anos). Haverá certificado de participação para os participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de presença no workshop.

O workshop será ministrado pelo montador profissional Alfredo Barros. Alfredo é jornalista e especialista em Marketing e Comunicação. Trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre  como assistente de montagem de Giba Assis Brasil. Dentre os trabalhos mais recentes, foi montador da série de TV "Notas de Amor", "Mulher de Fases" e "Doce de Mãe" (Emmy Internacional 2015). Também montou os longas “Legalidade”, “Yonlu” e “O Método”, além da séries de TV “De Carona com os Ovnis” (Prêmio de Melhor série Documentário pela Rio2C e indicada na categoria Melhor Série Documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019). É professor nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design  e Jornalismo da ESPM, onde atua desde 2007.

O conteúdo programado será dividido em quatro aulas de 3h, totalizando 12h. Nelas serão abordados os seguintes assuntos:

LIÇÃO 1 – HISTÓRIA DA MONTAGEM  
1.1. Os primórdios do cinema e as primeiras experiências com o corte, as  contribuições de Edwin Porter, Griffith e Méliès para o surgimento do cinema  narrativo.  
1.2. As vanguardas do cinema dos anos 20, teorias e experimentações estéticas  na montagem: Griffith, Eisenstein, Vertov, Kuleshov.  
1.3. A influência das artes populares – Vaudeville, o musical, o teatro e o rádio  
1.4. A tecnologia do corte desde a tesoura e cola até os softwares de edição, a  transformação da mecânica da montagem e seu impacto no ofício do  montador.  
1.5. O que faz o montador de um filme?  

LIÇÃO 2 – A MONTAGEM E O MONTADOR/EDITOR  
2.1. Os conceitos de montagem - mecânica, técnica e arte.  
2.2. A problemática da montagem.  
2.3. A fragmentação em busca de uma unidade, a arte da associação de  imagens.  
2.4. Quem edita o filme? Cutting vs. Editting.  
2.5. O editor roteirista.  
2.6. Os 4 problemas do material filmado.  
2.7. Ordenação, ênfase, ritmo e fluência. 
2.8. As técnicas de raccord.  
2.9. O eixo e a regra dos 180º  

LIÇÃO 3 – A MECÂNICA DA MONTAGEM  
3.1. As etapas do processo.  
3.2. A equipe do filme e o montador.  
3.3. A relação com o diretor/roteirista.  
3.4. As planilhas e o roteiro.  
3.5. O pós-roteiro do diretor.  
3.6. O pós-roteiro do continuísta.  
3.7. O gerenciamento de mídia - proxys.  
3.8. Organização do projeto de edição.  
3.9. Sincronização.  
3.10. Tagueamento ou Bins.  
3.11. Pré-seleção e marcas de localização.  
3.12. Versões de montagem e aprovação com diretor.  
3.13. Montagem à distância.  
3.14. Uso de trilha de referência ou pré-composições originais. 
3.15. Efeitos sonoros de referência.  
3.16. Exportação de movies de referência com Start, Bip de fim e TC aparente. 
3.17. Exportação de AAF e XMLs  
3.18. Listas de efeitos para a pós-produção de imagem e som. 
3.19. Archive, backups e segurança de dados.  
3.20. Processos de pós em áudio e imagem  

LIÇÃO 4 – A MONTAGEM E A LÓGICA DAS IMAGENS  
4.1. A evolução do plano.  
4.2. O plano para a montagem.  
4.3. A dramaticidade do plano.  
4.4. O plano como espaço plástico.  
4.5. Unidade dramática da montagem.  
4.6. O espaço criado pela montagem.  
4.7. Objetividade e subjetividade.  
4.8. Os tipos de cortes.  
4.9. O tempo criado pela montagem. 
4.10. Dinâmica, ritmo e gênero cinematográfico. 
 
LIÇÃO 5 – A MONTAGEM E OS GÊNEROS  
8.1. A montagem e a cena de ação.  
8.2. A montagem e a comédia.  
8.3. A montagem e o drama.  
8.4. A montagem e o suspense.  
8.5. A montagem de diálogos.  
8.6. A montagem-roteiro no documentário. 

O workshop faz parte do Projeto Narrativas em Movimento 2021, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria - LIC/SM.
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

TV OVO

Somos uma associação sem fins lucrativos criada em 1996 em Santa Maria - RS. Ocupamos espaço importante na formação audiovisual de jovens, na produção de vídeos comunitários e de curtas-metragens e no registro da memória santa-mariense.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.